Indicação do mês

abril 2017

O curador:

Daniel Galera

Daniel Galera nasceu em São Paulo no ano de 1979. Filho de gaúchos, cresceu e viveu por muitos anos em Porto Alegre, - onde reside atualmente -, além de ter morado em Garopaba e na própria capital paulista. Ainda jovem, descobriu na escrita a própria maneira de comunicar-se com o mundo. Já escreveu um livro de contos, cinco romances, uma graphic novel e traduziu vinte obras de autores de língua inglesa. A obra de Galera costuma centrar-se na representação do universo do jovem contemporâneo; temas como sexo, violência e amizade são muito presentes em suas narrativas ficcionais. São utilizadas, também, diversas referências à cultura pop, não apenas como escolha estética, mas por fazerem parte da realidade diária e serem indissociáveis da vida dos personagens.

O livro indicado:

O livro indicado por Daniel Galera nos transporta para o faroeste americano na metade do século XIX. Dois homens são contratados para assassinar um garimpeiro em plena corrida do ouro: um deles, o narrador da história, é ingênuo e cheio de compaixão, enquanto o outro é um executor pragmático e brutal.

Em meio ao humor negro e à violência, brotam emoções intensas e reflexões profundas sobre honra, amizade, amor, misericórdia, família. Repleto de personagens marcantes e diálogos espirituosos, a obra venceu dois dos mais importantes prêmios do Canadá (país de publicação), além de ter concorrido ao Booker Prize.

 

É um ótimo romance de qualquer ângulo que se olhe. Toma um gênero conhecido, o faroeste, e faz dele algo novo e surpreendente. A boa ficção nos leva para outro mundo para que vejamos com mais clareza a nossa própria experiência e a condição humana. O livro triunfa nesse sentido.

Daniel Galera

Receba
nossa

Newsletter