Sem categoria

5 autorias latino-americanas para você conhecer

literatura latino-americana Share this post

Entender a história da América Latina é entender, também, a história do Brasil e do mundo como ele é hoje. Por isso é tão essencial ter acesso à literatura produzida nesses lugares considerados como a “periferia global”, onde a história acontece marcada, principalmente pela luta contra a exploração e o autoritarismo e a favor da autonomia e da democracia.

Através de estilos literários próprios, como o realismo mágico, criado pelo ganhador do prêmio Nobel de Literatura Gabriel Garcia Marquez, até livros unânimes sobre a luta política na região, como as obras de Eduardo Galeano, a literatura latino-americana ocupa a cada dia mais seu lugar no mundo.

Para expandir seu horizonte literário latino-americano, a TAG separou algumas autorias para você conhecer e se apaixonar ainda mais por essa literatura.

 

Lubi Prates

Lubi Prates é uma poeta, editora, tradutora, curadora e psicóloga brasileira. Nascida em São Paulo, em 1986, Lubi foi finalista do 61º Prêmio Jabuti com o livro um corpo negro (2018). Tem diversas participações em coletâneas e eventos tanto dentro quanto fora do Brasil. Em 2018, foi convidada do Festival Literário de Votuporanga, do Festival Internacional de Poesia do Uruguai e do La Juntada e Festival Internacional de Poesía Joven da Argentina.

 

Samantha Schweblin

Samanta Schweblin é uma escritora argentina nascida em 1978. Ganhou o Prêmio Casa de las Américas de 2008 com seu livro de contos Pájaros en la boca. Em 2010, foi eleita pela revista Granta uma das 22 melhores jovens escritoras de língua espanhola. Além disso, Samanta é apontada pela crítica como herdeira do realismo mágico de Júlio Cortázar e Adolfo Bioy Casares. A autora já teve seus livros publicados no Brasil por duas editoras.

 

Frank Báez

Frank Báez é um poeta, editor e escritor dominicano nascido em 1978. Sua coleção de contos, Págales tú a los psicoanalistas, ganhou o primeiro prêmio de contos da Feira do Livro de Santo Domingo em 2006. Além disso, seu livro de poesias Postales também ganhou o Prêmio Nacional de Poesia Salomé Ureña em 2009.

 

Diamela Eltit

Diamela Eltit nasceu em Santiago do Chile em 1948. É escritora e professora universitária chilena, além de ganhadora do Prêmio Nacional de Literatura. Autora de Por la Patria, El cuarto mundo, Vaca Sagrada, Los trabajadores de la muerte, entre outros romances, a autora ocupa um lugar central nas narrativas chilena e hispano-americana contemporâneas. Algumas das suas obras foram traduzidas para o francês, o inglês e o finlandês.

 

Teresa Cárdenas 

Teresa Cárdenas é uma escritora, roteirista, atriz e bailarina cubana.Se tornou escritora motivada por um grande incômodo: ainda na infância, começou a ler e ficou frustrada com a ausência de personagens negras nos livros infantis. Teresa ganhou o Prêmio Casa de las Américas, em 2005, com o romance Perro Viejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados