Listas / Livros / TAG Curadoria / The underground railroad, de Colson Whitehead

Apenas 8 livros receberam os dois maiores prêmios literários dos EUA

Share this post

O Pulitzer de Ficção e o National Book Award são dois dos principais prêmios literários concedidos a livros de ficção nos Estados Unidos. Enquanto o primeiro foi criado em 1917 e começou a premiar na categoria em 1948, o segundo foi criado e premia desde 1950. Ao longo dos 68 anos em que os dois prêmios coexistem, porém, apenas oito obras receberam as duas láureas. São elas:

1 – A fable (1954), de William Faulkner

Pulitzer: 1955 | National Book Award: 1955

Uma alegoria da Primeira Guerra Mundial, o livro se passa durante uma semana nas trincheiras francesas e retrata um motim ocorrido em suas tropas. O próprio Faulkner, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1949, lutou na guerra, o que enriquece as descrições contidas na obra – uma das últimas publicadas por ele.

2 – The collected stories of Katherine Anne Porter (1965), de Katherine Anne Porter

Pulitzer: 1966 | National Book Award: 1966

Apesar de ter vivido uma vida longa (a escritora nasceu em 1890 e faleceu em 1980), Katherine Anne Porter publicou esparsamente ao longo dos anos uma obra que consiste majoritariamente de contos. Abordando temas como traição e morte, The collected stories of Katherine Anne Porter reúne as 27 histórias curtas publicadas por ela até 1965.

3 – O faz-tudo (1966), de Bernard Malamud

Pulitzer: 1967 | National Book Award: 1967

Em O faz-tudo, Bernard Malamud recria um episódio real ocorrido no início do século XX. Quando um menino cristão é encontrado morto nos arredores de Kiev, o crime é atribuído ao oleiro judeu Mendel Beilis, considerado culpado, torturado diversas vezes e retratado no livro como o personagem Iákov Bok.

4 – The stories of John Cheever (1978), de John Cheever

Pulitzer: 1979 | National Book Award: 1981

A edição reúne 61 contos de John Cheever, um dos contistas norte-americanos que obteve maior sucesso: esse livro vendeu mais de 100 mil exemplares e figurou na lista de mais vendidos do The New York Times durante seis meses. O autor explora retratos da vida em Nova York em meados do século XX, abordando temas como o vazio de seus personagens e a pobreza espiritual dos moradores de subúrbios ricos.

5 – O coelho está rico (1981), de John Updike

Pulitzer: 1982 | National Book Award: 1982

Esse é o terceiro livro da tetralogia que narra a vida de Harry “Rabbit” Angstrom, um típico homem norte-americano da classe média, da vida adulta até a morte. Nesse volume, o protagonista vive uma vida próspera e agradável até os retornos de seu filho rebelde Nelson e de um amor do passado.

6 – A cor púrpura (1982), de Alice Walker

Pulitzer: 1983 | National Book Award: 1983

Este romance epistolar retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra que vive no sul dos Estados Unidos durante a primeira metade do século XX. Celie, abusada física e psicologicamente por seu padrasto e depois pelo marido, retrata em suas cartas uma sociedade profundamente marcada pelas desigualdades sociais, de gênero e de etnia.

7 – Chegadas e partidas (1993), de Annie Proulx

Pulitzer: 1994 | National Book Award: 1993

A vida do jornalista Quoyle muda completamente quando ele perde a esposa e passa a viver com as duas filhas na cidade natal de seus antepassados. Lá ele se vê em meio ao novo emprego em um jornal local, a um amor inesperado e às diferentes gerações de sua família tentando levar a vida, cada uma a seu modo.

8 – The underground railroad: Os caminhos para a liberdade (2016), de Colson Whitehead

Pulitzer: 2017 | National Book Award: 2016

No livro, que remonta a crueldade do período escravocrata dos Estados Unidos, Cora sonha, como todos os outros escravos, com a liberdade. Em meio a uma rotina de violências e punições, se encontra com um escravo recém-chegado, que apresenta a ela um plano para fugir. The underground railroad: os caminhos para a liberdade foi o livro enviado no kit de abril da TAG Curadoria. Veja a caixinha e a edição exclusiva do livro.

1 comment

Patricia L. Gonzales 31 de agosto de 2018 Responder

bem…. esperando ansiosamente pelos outros 05 livros nas caixinhas TAG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*