Listas

Canais no YouTube para quem ama ler

Isa Vichi Share this post

Assim que terminamos um livro, nossa maior vontade é a de conversar com alguém sobre ele, certo? Seja para elogiar ou criticar, discutir diferentes opiniões sobre uma obra sempre enriquece a experiência de leitura. Foi a falta de ter com quem conversar sobre literatura que levou boa parte dos booktubers, termo usado para se referir aos youtubers que falam sobre livros, a criarem seus canais. Com resenhas, dicas de livros e outros conteúdos relacionados, esses canais são um ponto de encontro de leitores na internet e mostram que a leitura, embora individual, não precisa ser solitária.

Book Addict, por Duda Menezes

Apesar de ter um gosto literário bastante diversificado, a Duda não esconde que é fã de romances policiais, em especial da rainha do crime Agatha Christie. A booktuber está fazendo um projeto de leitura de todos os livros da escritora inglesa. O canal também se dedica a vídeos sobre leituras do mês, metas de leitura e book haul, como são chamados os vídeos mostrando livros novos na estante.

Ler Antes de Morrer, por Isabella Lubrano

No Ler Antes de Morrer, a Isabella dá dicas para ler mais, resenha clássicos da literatura e traz diversas informações relacionadas às obras lidas. O canal ainda tem playlists divididas conforme os países de origem dos livros.

LidoLendo, por Isa Vichi

O canal LidoLendo já tem 5 anos de existência e, nele, a Isa conversa sobre os livros que leu com muita franqueza e entusiasmo. Ela lê de tudo, além de realizar alguns sorteios de livros e participar do Clube de Leitura do Serrado, projeto que reúne periodicamente quatro booktubers e discute obras relacionadas ao tema escolhido para o encontro.

Literature-se, por Mell Ferraz

A Mell Ferraz, que apresenta o Literature-se, é estudante de Estudos Literários e em 2017 está fazendo um projeto de leitura dos livros para os vestibulares da FUVEST e COMVEST. O canal tem resenhas e também vídeos que propõem discussões sobre literatura, com tópicos como “o que é um livro clássico?”.

Livrada!, por Yuri Al’Hanati

O Livrada!, no ar desde 2014, lança todos os anos o Desafio Livrada!, com categorias escolhidas pelo Yuri. Ele é fã declarado dos escritores russos e o canal traz conteúdos como entrevistas, book haul e resenhas variadas.

Tiny Little Things, por Tatiana Feltrin

O Tiny Little Things foi o primeiro canal do YouTube dedicado aos livros, fará 10 anos em 2017 e conta com mais de 230 mil inscritos. Além de romances, contos e livros de não ficção, a Tati também adora quadrinhos e mangás. Ela já fez projetos de leitura de obras como Guerra e paz e O tempo e o vento e o Mês do Horror, em outubro, é dedicado exclusivamente a livros do gênero.

Vevsvaladares, por Verônica Valadares

O canal Vevsvaladares tem playlists temáticas sobre Harry PotterAs crônicas de gelo e fogo e 2ª Guerra Mundial, além de vídeos sobre teoria literária. A Vevs é formada em Letras e com frequência traz nos vídeos as referências que podem ser encontradas nas obras que lê.

A Isa Vichi, a Mell Ferraz e o Yuri Al’Hanati também fazem vídeos para o canal da TAG no YouTube. Lá, você encontra conteúdos sobre o clube e sobre literatura, as resenhas dos livros enviados mensalmente e o quadro “Elementar, meu caro associado”, com dicas sobre a obra que será enviada no mês seguinte.

O universo do BookTube cresceu bastante nos últimos anos e, hoje, é muito vasto. Além dos canais citados, existem muitos outros voltados para estilos literários e públicos diversos. Você conhece outros canais que merecem ser listados? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados