Chimamanda Adichie: tudo sobre a escritora nigeriana - Blog da TAG
Curiosidades literárias

Chimamanda Adichie: tudo sobre a escritora nigeriana

Foto: Chris Floyd Share this post

Ela está de volta! Chimamanda Ngozi Adichie acaba de lançar A contagem dos sonhos, seu primeiro romance desde Americanah (2013), livro que a alçou ao sucesso internacional. O lançamento mundial chega ao Brasil pela TAG Inéditos em uma super parceria com a Companhia das Letras. A autora nos presenteia com uma narrativa de fôlego que explora de forma brilhante, atual e profunda as vivências múltiplas de mulheres africanas.

Mesmo que você não tenha lido nenhuma obra da escritora, é muito provável que esse nome não seja novo para você. Afinal, ela se tornou um ícone pop, fenômeno raro e impressionante da literatura internacional, por sua habilidade em articular ideias fundamentais sobre a contemporaneidade e dialogar com uma audiência ampla e diversa. Seja através dos livros, de palestras, entrevistas e até mesmo da moda. Leia abaixo 9 curiosidades sobre Chimamanda Adichie que explicam todo esse sucesso!

ASSINE A TAG INÉDITOS E RECEBA NA SUA CASA O LANÇAMENTO MUNDIAL DE CHIMAMANDA!

9 CURIOSIDADES SOBRE CHIMAMANDA

1. Laureada e traduzida para mais de 50 idiomas

Ao longo da carreira, Chimamanda recebeu títulos de Doutora Honoris Causa em mais de 15 universidades e teve seu trabalho traduzido para mais de 50 idiomas ao redor do mundo. Não à toa, pois seus livros exploram temas universais da nossa relação com a contemporaneidade, ressoando com diferentes culturas.

Com delicadeza, profundidade afetiva e personagens tão complexas, humanas e reais quanto eu e você, a autora movimenta reflexões sobre contrastes socioeconômicos, culturais, sexuais, raciais e religiosos, choques entre tradição e contemporaneidade que atravessam as relações entre pais e filhos, profundas feridas coloniais e desigualdade de poder. 

2. 45 milhões de visualizações em TED Talks

Além dos romances, a escritora proferiu duas conferências inesquecíveis no TED Talks que acumulam dezenas de milhões de visualizações. As falas foram transformadas em dois de seus livros mais conhecidos: Sejamos todos feministas (2014) e O perigo de uma história única (2019).

3. Ela morou na casa do escritor nigeriano Chinua Achebe

Nascida em 15 de setembro de 1977, em Enugu, Chimamanda cresceu em Nsukka, cidade universitária localizada a cerca de 600 quilômetros da capital nigeriana de Lagos. Sua mãe foi a primeira mulher a trabalhar na secretaria da Universidade da Nigéria e seu pai, o primeiro professor de estatística do país. Por acaso ou por destino – interprete como quiser -, a residência da família Adichie, localizada no campus universitário, havia sido, anos antes, a casa de Chinua Achebe, um dos mais importantes escritores nigerianos da história.

4. Sampleada por Beyoncé

Em 2013, ninguém mais, ninguém menos que Beyoncé utilizou um sample da palestra de Chimamanda, Sejamos todos feministas, em sua música Flawless, disseminando as ideias da escritora sobre questões de igualdade de gênero.

5. Migração e diversidade cultural

Os livros de Chimamanda refletem muito de sua experiência pessoal como mulher nigeriana e imigrante. Pertencente à etnia Igbo, ela cresceu falando igbo e inglês em casa, com uma intensa conexão com o mundo e, ao mesmo tempo, fortes raízes em suas origens culturais. Aos 19 anos, Chimamanda partiu para os Estados Unidos para estudar Comunicação e Ciências Políticas e formou-se com distinção na Universidade Estadual de Connecticut. Depois, concluiu um mestrado em Escrita Criativa na Universidade Johns Hopkins e outro em Estudos Africanos na Universidade Yale. Foi lá que ela construiu sua carreira literária. Hoje, a escritora vive entre os Estados Unidos e a Nigéria.

“Eu me tornei uma pessoa intensamente orgulhosa de ser uma mulher Igbo, orgulhosa da minha cultura, da minha história, e muito interessada nas conexões entre os povos da minha região. Eu me interesso pelas histórias dos africanos antes que o colonialismo chegasse.”

– Chimamanda em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em junho de 2021.

6. Campanha com a Dior

Chimamanda é uma apaixonada por moda, e em 2017, teve o título de sua conferência no TED Talks, We should all be feminists (Sejamos todos feministas) estampando uma camiseta da grife Dior. As t-shirts beneficiaram a Clara Lionel Foundation, organização não governamental da cantora Rihanna. 

“Uma camiseta não vai mudar o mundo, certo? Mas acho que a mudança acontece quando espalhamos ideias. De repente você tem uma camiseta que diz ‘feminismo’, que dá uma entrada [a jovens mulheres] para uma linguagem para falar de experiências que elas já tiveram.”

– Chimamanda em entrevista à Marie Claire.

7. Dois dos seus livros favoritos são A flecha de Deus (1964), de Chinua Achebe, e As alegrias da maternidade (1979), de Buchi Emecheta. 

Oito anos antes de estar na caixinha da TAG como autora, Chimamanda foi nossa curadora, indicando aos associados o livro As alegrias da maternidade, da nigeriana Buchi Emecheta, que na época não tinha nenhuma obra publicada no Brasil. Na ocasião, Chimamanda revelou ainda outros títulos favoritos: A flecha de Deus, de Chinua Achebe, Mar profundo (2006), do cingalês Romesh Gunesekera e Um dia vou escrever sobre este lugar (2011), do queniano Binyavanga Wainaina. Ela citou ainda outro livro ainda não publicado no Brasil: No sweetness here and other stories (1969), de Ama Ata Aidoo.

8. Moda nigeriana

Em 2017, Chimamanda lançou a campanha Wear Nigerian, em que se comprometeu a vestir roupas assinadas por estilistas de sua terra natal, a Nigéria, em todos os eventos de sua agenda, dando visibilidade à criação de seus conterrâneos. Os créditos de cada look são informados em sua conta de Instagram.

9. Literatura infantil

Em 2024, Chimamanda publicou seu primeiro livro infantil, O lenço de cetim da mamãe, uma parceria com a ilustradora Joelle Avelino. A obra é uma narrativa terna e delicada sobre as alegrias cotidianas da vida em família.

LEIA TAMBÉM: FLORA NWAPA, A ESCRITORA QUE INFLUENCIOU CHIMAMANDA

PROJETO GRÁFICO EXCLUSIVO

Para uma experiência visual à altura desse lançamento, a capa da nossa edição do livro traz um bordado da artista visual piauiense Luna Bastos, simbolizando a força e a profundidade da narrativa que ela carrega. A obra dá contorno simbólico ao transbordamento afetivo da história – que se ramifica em quatro perspectivas, desvela camadas de sentido e entrelaça com força e delicadeza múltiplas esferas de ancestralidade. Nos bordados da artista, tramas de sofisticada beleza revelam essa conexão com a tradição e o lançar de um olhar atento para o futuro.

ASSINE A TAG INÉDITOS E RECEBA NA SUA CASA O LANÇAMENTO MUNDIAL DE CHIMAMANDA!

5/5 - (3 avaliações)

3 comments

  • Fantástico a vida e experiência dessa linda escritora nigeriana. Seus livros são magníficos, tanto no conteúdo quanto na diagramação. Capas belíssimas

    • Oi Jacqueline! Você quer o novo romance da escritora Chimamanda Adichie? Ainda dá tempo de assinar e receber a edição exclusiva da TAG! É só clicar aqui e escolher o plano Mensal que você recebe só este livro.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados