Matérias

Como ter mais tempo para ler, segundo os nossos seguidores

Como ter mais tempo para ler, segundo os nossos seguidores como-ter-mais-tempo-para-ler Share this post

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2015, a principal razão dos entrevistados para não ler mais é a falta de tempo. Por isso, perguntamos aos nossos seguidores: que dicas vocês dariam para quem quer encontrar mais tempo para ler no dia a dia? Reunimos, abaixo, algumas das melhores respostas:

“Leio no ônibus na ida e na volta do trabalho e também durante o tempo em que fico no ponto esperando o ônibus passar. Também leio no horário de almoço. Coloco meus fones para bloquear a poluição sonora e viajo na minha leitura.” (Jacynta Sousa)

“Numa fila, no momento de esperar alguém, a gente faz a hora. Quase não assisto TV e quando livro está bom, me acompanha até do lado do fogão, quando a gente faz algo tipo ‘mexa todo o tempo de cozimento’!” (Liane Picada)

“Desconectar, porque não consigo ler nem literatura, nem qualquer tipo de livro na tela: preciso olhar o papel, folhear um livro…” (Juliana Rodrigues)

“Passei a acordar uma hora mais cedo que o normal, diariamente, só para ler. Nesse horário, não procuro nenhuma forma de acesso a internet, rádio, celular ou televisão!” (Chris Silva)

“Agendo ‘ler’ como uma das atividades do dia. Nem que seja 30 segundos em casa.” (Lourdes Pollon)

“Se associar à TAG e esperar ansiosamente a chegada do livro do mês, que tem que ser lido antes da chegada do próximo.” (Regina Schultz)

“Uso o aplicativo Forest. Ele silencia todas as notificações do celular por até duas horas.” (Marília Falsetti)

“De noite, por uma hora, desligar o computador, silenciar o celular e pegar um livro.” (Nayara Nascimento)

“Coloque na sua agenda: ler um número de páginas (pode começar com 5) por dia. Com o passar dos dias, você verá que até leu mais do que sua meta. Isso dá um incentivo enorme e uma grande satisfação.” (Carla Rodrigues)

“Achar um amigo de leitura do mesmo livro. Isso acaba motivando, pois tem outra pessoa acompanhando a mesma história que você.” (Sing Caroline)

“Participar de um grupo de leitura, presencial ou virtual! É um super incentivo!” (Mari Cazorla)

“Minha primeira dica é aproveitar todos os momentos livres! Muitas vezes as pessoas só param para ler quando tem um grande intervalo de tempo, mas nos nossos dias tão agitados isso é cada vez mais raro.” (Daniela Fernandes)

“Minha dica é a leitura virtual. Pra quem trabalha e não tem muito tempo, pode aproveitar para ler nos aplicativos em horas de descanso!” (ceh_ounaoser)

“O que funcionou pra mim foi criar um ritual de leitura, e não apenas um hábito. Faço um café, sento junto à janela, coloco uma música, acendo um incenso. Funciona!” (grooveana)

“Reservar um horário para a leitura antes de dormir. Compre uma boa luminária, travesseiros confortáveis e tenha um copo com água.” (Tita Viegas)

As transcrições acima sofreram pequenas correções e edições para fins de clareza e concisão.

Gostou das dicas? Nossos seguidores deixaram muitas outras nos comentários das nossas postagens no Facebook e no Instagram. Não deixe de conferir!

8 comments

Nilda passoni 15 de janeiro de 2018 Responder

fica dificil para mim, se não fizer uma leitura antes de dormir, é um santo remedio!

CATARINA 30 de janeiro de 2018 Responder

Adorei as dicas (:

LARISSE COLARES MEIRA 15 de junho de 2018 Responder

Ler é como vestir, comer e beber. Depois das oito da noite,todos os dias.

Marcela 20 de julho de 2018 Responder

Nossa dicas incríveis !!! Concordo com a Liana Picada, quem nunca mexeu uma polenta lendo um livro que atire a primeira pedra hahaha ! Eu trabalho o dia inteiro só pensando em chegar em casa, fazer uma café forte, pegar um livro sentar em silencio e ler, ler por horas afim … Nada melhor !

Sandra 9 de setembro de 2018 Responder

Nossa!!!
Adorei as dicas, preciso muito usá-las!
Só para iniciar vou agendar no meu celular um horário, acredito que já é um bom começo. Obrigada pelas dicas!!

Igara 28 de outubro de 2018 Responder

Já pratiquei ou pratico algumas das dicas. Funcionam mesmo! É só ver o que se adequa a cada leitor.

José Alfredo 30 de novembro de 2018 Responder

Procure um tempo… e leia, uma página, um capítulo, uma frase. O tempo! É, às vezes, nos falta! Mas quem ler sabe que o tempo é companheiro. E mesmo sem muito tempo durante o dia de trabalho ou de estudos, sempre arranjamos um instante, um minuto… uma vaga para a leitura. E quando começamos com um livro bom, que prende, que nos deixa sem vontade de largar… então, conseguimos esse tempo!

Elizabeth Maria de Melo Smanio 20 de setembro de 2019 Responder

Nossa , sempre gostei de ler ,devorava tudo que me caía nas mãos.Não sei o que houve , para que o gosto para leitura ficasse ,meio travado, mas gosto assim mesmo.Muito boas as dicas , além de se tomar uma conduta comportamental.Beth.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados