Detox de telas: 3 ideias para viver mais offline - Blog da TAG
Matérias / Comunidade

Detox de telas: 3 ideias para viver mais offline

Share this post

A exaustão de estar online é um dos assuntos mais frequentes do nosso tempo. E estamos discutindo isso… sim, na internet! Se pode parecer contraditório criticar o uso de telas em um post que você está lendo justamente pelo celular ou pelo computador, também não há espaço mais potente para propor provocações que nos ajudem a construir uma relação mais autêntica e equilibrada com esse espaço. Por isso, este post é um convite para despertar seu desejo de se envolver em atividades bem longe daqui. Leia abaixo três ideias para fazer um detox de telas!

O que você busca quando abre as redes sociais?

Talvez seja informação, validação social, conexão com quem você ama? Acompanhar artistas, marcas e projetos que você admira? Contar e ouvir histórias? Em um mundo tão acelerado, em que parece sempre faltar tempo, todo mundo tem sede de conexão, calma e espaço para respirar, contemplar, gargalhar, sentir. Mas isso só é possível com intenção, concentração a aprofundamento, coisas que, vamos combinar, a dinâmica das redes sociais não favorece. Afinal, os hábitos que cultivamos todos os dias interferem diretamente na nossa relação com o tempo. Como você tem cultivado seu tempo? E se é difícil dar atenção genuína aos nossos desejos na velocidade de processamento mental e afetivo que as telas nos colocam, vale pensar: em que outros lugares você pode encontrar isso?

Mais do que oferecer uma fórmula única para um detox de telas, trazemos essas questões para você meditar sobre o assunto e conversar consigo mesmo de maneira íntima e honesta. Mas algumas dicas práticas podem ajudar nessa missão de sair do automático e viver mais offline!

1- Instale aplicativos de controle de tempo de tela

Quem nunca desinstalou uma rede social e se flagrou deslizando o dedo automaticamente até o lugar onde aquele ícone costumava ficar na tela do celular? E quem nunca abriu uma rede social com um objetivo em mente e, quando percebeu, estava há meia hora rolando o feed sem nem lembrar mais como tinha ido parar lá? Essa desconexão da intencionalidade de uso é uma cilada perigosa, e usar recursos que tornem o uso da tela uma escolha consciente é um passo fundamental para sair do piloto automático. Você pode configurar algumas restrições de uso diretamente no seu celular, mas para um controle mais eficiente pode ser legal usar Apps específicos. Na Newsletter Appetrecho da última semana, o jornalista Sérgio Spagnuolo deu duas ótimas dicas: os aplicativos ScreenZen (iPhone e Android) e Roots (iPhone) são ótimas ferramentas para facilitar seu detox de telas.

2- Viver primeiro, postar depois (ou nem postar, já imaginou?)

A leitura da vez, a viagem com os amigos, o almoço de família, a corrida do final de semana e até momentos mais introspectivos como o pôr do sol ou aquela sessão de meditação matinal viram conteúdos em tempo real. O efeito disso, mesmo que involuntário, é que a gente nem sabe mais se está postando algo que fez ou fazendo algo com o objetivo premeditado de colher likes.

Lembra quando a gente precisava revelar um filme fotográfico pra só então ver as imagens, colocá-las num álbum e mostrar pras pessoas? Ou, num passado mais recente, quando precisávamos carregar as fotos da câmera digital no computador? Sim, dava mais trabalho, mas esse processo nos fazia fruir de cada etapa com mais entrega: o tempo da experiência e o tempo da partilha. Não precisa jogar o seu celular de lado e comprar uma câmera analógica, mas que tal fazer o exercício de deixar os registros e as sensações da experiência marinando antes de compartilhar?

3- Cultivar um hobby

Ler, desenhar, cantar, tocar um instrumento musical, aprender um idioma ou uma atividade manual, fazer uma oficina de escrita, se aprofundar em um assunto aleatório que você adora, testar receitas, praticar um esporte, cultivar plantas, fazer parte de um clube de leitura. As opções são infinitas e a escolha é totalmente pessoal. O que realmente importa é escapar de qualquer imposição externa e ocupar uma parte do seu tempo com algo que te dê prazer, que não tenha necessariamente qualquer finalidade e que te faça sentir presente no único momento que de fato existe: este instante.

Talvez cultivar um hobby seja o mais perto do brincar que podemos chegar na vida adulta. E o psicanalista Donald Winnicott dizia que “é no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”. Para inspirar, pega nossas dicas de atividades simples e incríveis que você pode fazer hoje mesmo para começar seu detox de telas:

ler um livro,
ir ao cinema,
brincar com seu pet,
rever fotografias de infância,
compartilhar uma refeição,
fazer um passeio ou atividade física ao ar livre,
escrever uma carta para alguém querido,
escutar um álbum do seu artista favorito,
ler uma reportagem aprofundada sobre um assunto que te interesse,
escrever algumas linhas sobre algo que você leu, viu ou ouviu e que te tocou de verdade,

ou o que mais você desejar. O importante é fazer uma coisa de cada vez!

Assine a TAG e leve os livros para a vida em 2025!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados