Matérias / TAG Curadoria

Conheça José Luís Peixoto, autor do livro de 5 anos da TAG Curadoria

José Luís Peixoto Share this post

José Luís Peixoto é um dos escritores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. Romancista, novelista, poeta e dramaturgo, conta com uma obra traduzida para mais de vinte idiomas, amplamente adaptada para espetáculos teatrais e obras artísticas de variados gêneros. Não à toa, foi encarregado do maior projeto da história da TAG Curadoria: escrever um romance especialmente para o clube. Autobiografia será enviado aos associados em julho, em comemoração ao aniversário de 5 anos da TAG.

“Autobiografia”, de José Luís Peixoto, é o primeiro romance escrito para a TAG

Hoje com 44 anos, Peixoto publica desde seus 25 com grande aval da crítica internacional, mas não é exagero afirmar que um dos mais importantes elogios que recebeu veio de um conterrâneo, talvez o maior de seus ídolos literários.

“Uma das revelações mais surpreendentes da literatura portuguesa. É um homem que sabe escrever e que vai ser o continuador dos grande escritores.” – José Saramago

Peixoto é português do Alto Alentejo, mais especificamente da pequena aldeia de Galveias, onde nasceu em setembro de 1974. Desse espaço interiorano no qual viveu até os dezoito anos, o escritor carrega consigo uma infinidade de memórias e sentimentos – Galveias e a evocação de uma atmosfera rural são elementos constantes em sua obra. Quando finalmente partiu da terra natal, Peixoto procurava não apenas a experiência contrastante da vida urbana na capital, mas também a concretização do antigo desejo de trabalhar com o mundo das letras. Na Universidade Nova de Lisboa, concluiu sua licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, especializando-se em estudos ingleses e alemães, e iniciou-se profissionalmente como professor em escolas portuguesas e na Cidade da Praia, em Cabo Verde. Em seu tempo livre, pelo simples prazer de escrever, escrevia. Não se passou muito tempo até que viessem as primeiras publicações, seu talento fosse prontamente reconhecido Portugal e mundo afora, e logo ele estava se dedicando exclusivamente à escrita.

Principais obras

  • Morreste-me (2000)
  • Nenhum olhar (2000)
  • A mãe que chovia (2012)
  • Galveias (2014)

Principais prêmios

  • Prêmio José Saramago (2001), por Nenhum olhar (2000), fazendo de José Luís Peixoto o mais jovem vencedor da premiação
  • Prêmio Oceanos (2016), por Galveias (2014)

Os caminhos da TAG e de José Luís Peixoto começaram a se cruzar em meados de 2016. O português foi um dos dez escritores contatados e convidados pelo escritor Luiz Ruffato a revisitar contos clássicos da literatura sob um perspectiva contemporânea. Dessa proposta, nasceu o primeiro livro inédito do clube, Uns e outros – Contos espelhados, enviado em julho de 2017. Sua releitura homônima do conto machadiano “Um homem célebre” foi uma das narrativas mais elogiadas pelos associados. No mesmo ano, Peixoto conheceu pessoalmente funcionários da TAG na Flip, festival literário de Paraty, onde ainda teve a oportunidade de homenagear o encontro de associados do clube, evento com o qual afirmou ter se surpreendido, tamanho engajamento dos participantes. Foi de uma admiração mútua, portanto, que esse relacionamento foi se desenvolvendo até surgir a ideia de um romance inédito, minuciosamente pensado, analisado, escrito e reescrito durante meses em quartos de hotéis ao redor do mundo.

Assine a TAG Curadoria e receba a sua caixinha comemorativa dos 5 anos de TAG

8 comments

Alexandre Mano 23 de maio de 2019 Responder

Muito ansioso pelo livro e emocionado pelo escolha do Peixoto. Estava presente no encontro da FLIP, no espaço do Sesc Parati. Esse encontro foi surpreendente. Não o tinha visto sentado na roda dos.assosiados da TAG no encontro. E então o Gustavo da TAG o apresentou. Já conheci o escrito pela edição do romance Livro e foi emocionante encontra-lo e conhecê-lo . Vlw TAG! Adorei o presente de aniversário! Mande logo essa edição! E um grande abraço e obrigado ao José Luís Peixoto! ABS a todos!

    TAG - Experiências Literárias 27 de maio de 2019 Responder

    Oi, Alexandre! Ficamos felizes em saber que acertamos em cheio 🙂 Este ano, estaremos na Flip com nossa primeira casa exclusiva e, quem sabe, o José Luís Peixoto também não aparece por lá… 😉

Roberto Trottenberg 23 de maio de 2019 Responder

É c/1 mistura d surpresa e alegria q fiquei sabendo a respeito d autor d livro d curadora d julho. Já tinha há 1 tempo a idéia d conhecer 1 livro d J L Peixoto a TAG agora vai m possibilitar ler esse livrp.

Eliane Maria Pedroso de Mendonça. 23 de maio de 2019 Responder

Adorei saber que o livro de julho vai ser de José Luis Peixoto 👏👏😊

Deborah Orfali 30 de maio de 2019 Responder

Foi bem fácil! Aguardando minha caixa de junho!

Mariana Bricio 30 de maio de 2019 Responder

Que maravilha!! Vida longa a TAG que trata os associados com tanto carinho! Obrigada por esta escolha, com um autor tão especial!

Vladimir 1 de junho de 2019 Responder

Golaço da TAG a publicação do romance inédito do José Luiz Peixoto. Ansioso para receber a minha caixinha

NEUMAM PAIVA GONÇALVES ZUZA 7 de junho de 2019 Responder

Uhull!!! Agora mais ansiosa!!! Chega logo caixinha de julho!!!! Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados