Matérias / TAG Curadoria / TAG Inéditos

Literatura brasileira de ontem, hoje e amanhã

Share this post

Você já reparou que temos na ponta da língua os escritores e escritoras internacionais que marcaram a história da literatura e que precisamos ler, mas que essa resposta não nos vem com a mesma facilidade quando se trata da literatura brasileira? Pensando nisso, gostaríamos de celebrar com você a literatura brasileira de ontem, hoje e amanhã – de todas as regiões do Brasil.

TAG APRESENTA: a literatura brasileira edição Nordeste. 

Ontem: primeira romancista, Maria Firmina dos Reis

Arte Maria Firmino dos Reis realizada pela Revista CULT

Natural do Maranhão, além de ser considerada a primeira romancista mulher e negra – e ter dado as diretrizes para os romances abolicionistas que apareceriam apenas décadas depois -, Firmina foi também a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão para o cargo de professora do primário. Com o respeito alcançado como professora, Firmina lançou Ursúla, o primeiro livro brasileiro a se posicionar contra a escravidão a partir do ponto de vista dos escravizados.

Hoje: o contemporâneo, Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior

Escritor baiano, Itamar recebeu o prêmio Jabuti de melhor romance literário do ano de 2020 com a obra “Torto Arado”. O livro é a única ficção nacional entre os 20 mais vendidos do ano na lista geral da Publishnews. O último autor brasileiro a atingir esse marco foi ninguém menos do que Chico Buarque, com “Essa gente” em 2019.

 

Os próximos capítulos da literatura brasileira ainda estão sendo construídos e estamos determinados em contribuir e fazer parte dessa história! A próxima experiência do clube: mês temático brasileiro. Pela primeira vez na TAG teremos uma imersão completa na literatura brasileira.

Na TAG Inéditos será enviado o seu primeiro autor brasileiro,  o livro levará os nossos leitores diretamente para o vibrante e melancólico Rio de Janeiro da década de 1980, no qual a trajetória de cinco pessoas se cruzam e se transformam.  Já na TAG Curadoria o livro é de uma escritora paraibana contemporânea, vencedora da 5ª edição do Prêmio Kindle. Nessa narrativa poética, acompanhamos a trajetória de uma complexa e perturbada adolescente.  

E não para por aí! Além das obras selecionadas para as nossas caixinhas, iremos celebrar a literatura brasileira em um festival online e gratuito. Confira a nossa programação: https://clube.taglivros.com/palavras-em-brasa/

Venha fazer parte desta experiência! Assine até o dia 09 de maio e receba o kit temático do clube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados