Matérias

Ensaio sobre a cegueira: a primeira edição especial da loja

Share this post

Acabamos de lançar nossa primeira edição especial, com venda exclusiva na loja da TAG. Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, ganhou capa dura, marcador de página personalizado e projeto gráfico novo, assinado por Luciana Facchini.

Há tempos que queríamos desenvolver uma edição de luxo para a loja virtual da TAG. O projeto foi lançado no primeiro semestre de 2019, depois de meses de trabalho.

O processo se deu em três partes: escolha e validação do título, negociação com os parceiros, briefing e projeto gráfico. Na primeira etapa, fizemos uma curadoria de cinco títulos alinhados com o que buscávamos: uma obra de importância universal. Após a definição dessa lista, lançamos para votação dos nossos associados em nosso aplicativo. Lá, eles elencaram sua obra preferida e os componentes essenciais para uma edição especial: capa dura, projeto gráfico exclusivo e marcador de página. Após termos conversado longamente com a Companhia das Letras sobre o projeto, entramos no que há de mais divertido: a concepção do novo projeto, quando reunimos inúmeras referências do que gostaríamos de expressar. O projeto foi assinado pela designer Luciana Facchini, e representa a brutalidade e o mundo partido apresentados na história. Nesta edição, buscamos representar a perda de humanidade por que passam os personagens de Saramago, quando o “mal branco” acomete a humanidade. A sobreposição de cores e texturas na capa evoca o aguçamento dos outros sentidos que não a visão – neste caso, o tato.

Na história de Ensaio sobre a cegueira, um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego: é o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.

– José Saramago

Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. O primeiro e único escritor de língua portuguesa a vencer o Nobel de Literatura nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio.

Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

Ficamos muito felizes com o resultado e esperamos que vocês também gostem. A edição exclusiva de Ensaio sobre a cegueira está disponível loja: acesse e compre a edição especial

4 comments

Khemerson Macedo 8 de agosto de 2019 Responder

Outras edições especiais serão lançadas futuramente? Se sim, com que frequência? Abraços.

    TAG - Experiências Literárias 12 de agosto de 2019 Responder

    Oi, Khemerson! Sim 🙂 Assim que tivermos novidades, divulgaremos nas nossas redes sociais e outros canais de comunicação. Fique de olho!

Enelice G. Miconi 8 de agosto de 2019 Responder

O livro do Saramago será mandado pra os assinantes ou ele não está na assinatura?

    TAG - Experiências Literárias 12 de agosto de 2019 Responder

    Oi, Enelice! Esse livro é uma edição especial da loja e você pode adquiri-lo em loja.taglivros.com. Não esqueça de fazer login para ganhar o desconto de assinante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados