Listas / Southernmost – Rumo ao sul, de Silas House

5 livros com temática LGBT

Share this post

Southernmost Rumo ao sul segue uma história sobre o amor e suas consequências, mas também sobre liberdade e discriminação. Silas House, o autor do livro do mês, é casado com um homem e luta ativamente pelos direitos das pessoas LGBT.

Separamos cinco livros que também abordam o tema:

O terceiro travesseiro (Ed. GLS, 2017), de Nelson Luiz de Carvalho

Marcus é um jovem comum da classe média paulistana que descobre o amor com seu melhor amigo, Renato. Juntos, eles precisam encontrar um equilíbrio entre o que sentem e o que a sociedade espera dos dois, o que se torna mais difícil quando uma terceira personagem surge. Baseado em fatos reais, o romance desafia rótulos e preconceitos sociais, sendo um best-seller entre a comunidade LGBT brasileira.

Carol (Ed. L&PM, 2015), de Patricia Highsmith

Therese Belivet trabalha como vendedora em uma loja de departamentos de Nova York, onde vê Carol Aird pela primeira vez. Ao observar do balcão, ela não imagina que viverá uma história de amor, libertação sexual e obsessão com a misteriosa mulher. Publicado em 1952 sob o pseudônimo de Claire Morgan, o romance é um marco da literatura LGBT, contando com uma adaptação homônima estrelando Cate Blanchett e ‎Rooney Mara.

Me chame pelo seu nome (Ed. Intrínseca, 2018), de André Aciman

A cada verão, em troca de hospedagem na casa da família, um novo escritor auxilia o pai de Elio nas correspondências e papeladas. Mas nenhum deles é como o atraente e espontâneo Oliver, um norte-americano de 24 anos. Em algum lugar da costa italiana, nos anos 1980, Oliver e Elio superam a antipatia inicial e mergulham em uma paixão avassaladora e inesquecível. O romance inspirou o aclamado filme dirigido por Luca Guadagnino.  

Orlando (Ed. Penguin, 2014), de Virginia Woolf

Nascido na Inglaterra elisabetana, Orlando simplesmente acorda como mulher durante uma viagem à Turquia. Dotado de imortalidade, sua trajetória atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino. Baseado na vida de uma amiga íntima de Virginia e publicado originalmente em 1928, o romance permanece como uma importante discussão sobre a sexualidade humana.

O segredo de Brokeback Mountain (Ed. Intrínseca, 2006), de Annie Proulx

Ennis del Mar e Jack Twist se conheceram nos anos 1960 ao pastorear ovelhas. Mas a cumplicidade dos dois homens se transforma em uma perigosa e intensa relação, que obriga os herdeiros da tradição caubói a viver vidas separadas e convencionais. Unidos pela desesperança e solidão, eles atravessam décadas de uma hesitante conexão que continua perpassando o destino dos dois. Dirigido por Ang Lee, o filme homônimo foi indicado para oito Oscar em 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados