Matérias / TAG Inéditos

Você sabe o que é uma novela?

Share this post

Março foi um mês inusitado na TAG Inéditos: pela primeira vez, os associados receberam um livro italiano. Além de trazer elementos culturais do país, A retornada, de Donatella di Pietrantonio, também proporciona a leitura de uma novela, gênero literário ainda pouco conhecido e comentado entre os leitores.

A novela surgiu no final da Idade Média, na Itália, quando o Renascimento começava a se afirmar como movimento. O precursor foi Giovanni Boccaccio (1313-1375), autor de O decamerão, sua obra-prima, escrita entre 1348 e 1353. O livro é uma coleção de cem novelas narradas por dez personagens que se abrigam em Florença para escapar da peste negra. Esse estilo de prosa ficcional com um toque de realismo foi muito importante para o desenvolvimento e difusão do conto e do romance na Europa.

Giovanni Boccaccio
Giovanni Boccaccio

Com 175 páginas, A retornada é a obra mais curta já enviada pelo clube – mas uma das mais subjetivas e densas emocionalmente. Uma das características que diferenciam a novela das outras formas narrativas é, justamente, o tamanho, que varia, geralmente, de 50 a 100 páginas. Se comparada ao romance, portanto, a novela é um pouco menor; em relação ao conto, a história tende a ser mais extensa.

Mas não é apenas a quantidade de páginas que define o gênero. A linguagem da escrita, por exemplo, pode ser mais clara e objetiva. O enredo, por sua vez, precisa ser construído em uma narrativa breve para caber no formato, o que acaba influenciando, também, no ritmo mais acelerado dos acontecimentos. Esse é um dos motivos que tornam a novela tão propícia à adaptação televisiva.

Você provavelmente já leu alguma novela, como O alienista, de Machado de Assis; A metamorfose, de Franz Kafka; A hora da estrela, de Clarice Lispector; O fantasma da ópera, de Gaston Leroux; Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez; ou até mesmo Morte em Veneza, de Thomas Mann.

Quais outras novelas você conhece? Deixe suas indicações de leitura nos comentários!

10 comments

ALBERT VINICIUS ICASATTI 4 de abril de 2019 Responder

Ainda o estou lendo. Que livro simples e espetacular. De fato emocionante. Parabenizo a equipe TAG pela bela escolha.

MARCOS FERRAZ SOUZA 7 de abril de 2019 Responder

Em inglês, o romance é chamado de “novel”. Como então se referir a uma novela em inglês?

    TAG - Experiências Literárias 8 de abril de 2019 Responder

    Oi, Marcos! Enquanto “novel” se refere a romance, a palavra em inglês para novela é “novella”.

Kelly Shimohiro 9 de maio de 2019 Responder

Adorei as informações e amei o livro de março. Como disseram em outra respostas: simples e espetacular!

Caroline Castro 9 de maio de 2019 Responder

Eu adorei esse livro. Foi uma delicia ler… fiquei até querendo mais no final.

DENISE ANDREA DE ARAUJO 9 de maio de 2019 Responder

Livro muito envolvente. Uma leitura prazerosa. Adorei a surpresa. Já passei o livro para uma colega.

Fernanda Lourenço 9 de maio de 2019 Responder

Eu achei o melhor livro da assinatura até agora.

Claudia 14 de maio de 2019 Responder

Primeiro livro italiano? Hummmmm estou voltando hoje e já vim tretar. Kkkkkkkkkk talvez seja o segundo porque livro italiano a TAG já enviou o Leopardo………..

    TAG - Experiências Literárias 20 de maio de 2019 Responder

    Oi, Claudia! “A retornada” foi o primeiro livro italiano que os associados da TAG Inéditos receberam 🙂 “O leopardo” foi enviado pela modalidade TAG Curadoria, em maio de 2017.

Maria Aparecida 10 de junho de 2019 Responder

Gostei muito do livro A Retornada. Leitura rápida e de fácil entendimento. Consegui ler 2 vezes no mês. Com a TAG venho recuperando o prazer da leitura. Todo mês uma agradável surpresa. Hoje chegou o exemplar de junho, mas terá de aguardar um pouco, pois ainda não terminei A Rede de Alice. Obrigada TAG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados