Quem ama uma boa história frequentemente divide seu tempo livre entre duas paixões: cinema e literatura. E o Oscar 2025 está cheio de narrativas que circulam entre as duas linguagens. Para qualquer brasileiro, a grande estrela da festa é o filme de Walter Salles, Ainda Estou Aqui, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva que a TAG enviou aos associados lá em 2016. O longa concorre em três das principais categorias da premiação, e nós, é claro, estamos na torcida! Conheça abaixo outros livros que inspiraram filmes do Oscar 2025.
1- Ainda Estou Aqui
O longa de Walter Salles foi inspirado no livro homônimo em que Marcelo Rubens Paiva conta a história de sua mãe, Eunice Paiva, na luta pela verdade após a prisão e o desaparecimento do pai do autor em 1971, durante a ditadura militar. O filme concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, e de Melhor Atriz para Fernanda Torres.
2- Duna
A série de livros Frank Herbert, lançada entre os anos 60 e 80, inspirou a sequência cinematográfica que chegou ao seu segundo filme, uma ficção científica ambientada em um futuro distópico. A produção recebeu indicações para Melhor Filme, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
3- Conclave
Adaptado do livro de Robert Harris, o filme de Edward Berger foi indicado a oito categorias do Oscar 2025. A trama narra o processo de eleição de um novo Papa sob a liderança do Cardeal Lawrence e explora os bastidores de poder e intrigas do evento mais emblemático da Igreja Católica.
4- O Reformatório Nickel
Indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, o longa de RaMell Ross foi inspirado no livro de Colson Whitehead que venceu o prêmio Pulitzer em 2020. O filme retrata o laço de amizade e resistência de dois jovens negros que se aproximam em um reformatório na Flórida, conhecido por suas práticas abusivas.
5- Drácula
O clássico de Bram Stoker, publicado em 1897, já inspirou algumas adaptações ao cinema. A mais recente é Nosferatu, de Robert Eggers. O longa foi indicado em categorias técnicas de Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.
6- Wicked
O livro de Gregory Maguire foi o ponto de partida para o clássico da Broadway que inspirou o filme de Jon M. Chu, estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo – e indicado a dez categorias da premiação. A obra literária traz uma abordagem mais sombria e filosófica da história de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste do Reino de Oz.
Conheça a TAG e faça parte da maior comunidade de leitores do Brasil!