Matérias

Projeto Despertar tem sua segunda edição realizada em 2018

Share this post

Sempre acreditamos no poder da leitura compartilhada como um agente de transformação social. Foi pensando em levar nossas experiências literárias para fora do clube que surgiu, em 2017, o Projeto Despertar, pensado para incentivar a leitura em pessoas que têm pouco acesso aos livros e estimular a formação de novos leitores.

A primeira edição aconteceu no Instituto IDE Brasil, em Belo Horizonte/MG. Os assinantes do clube fizeram o papel de curadores e escolheram o livro A bolsa amarela, de Lygia Bojunga, para realização da leitura acompanhada com 40 crianças. No dia 9 de dezembro, para encerrar o evento, proporcionamos uma tarde de brincadeiras e discussão sobre a obra.

Este ano, 18 associadas nos auxiliaram a fazer o Projeto Despertar acontecer novamente. A ação ocorreu em parceria com o Projeto WimBelemDon, em Porto Alegre, e proporcionou a outras 40 crianças a leitura e discussão de A bolsa amarela.

Além da celebração e da discussão acerca das percepções sobre o livro, as crianças puderam assistir a uma peça de teatro sobre a obra e participar de várias brincadeiras – tudo regado a lanches e muita diversão. Cada um ganhou a sua própria bolsa amarela e os pequenos possuem, agora, uma estante com vários livros para continuar a alimentar seu gosto pela leitura. 

Em 2019, queremos levar o despertar literário a muitos outros lugares e pessoas, construindo um Brasil mais leitor ao lado de nossos parceiros e associados!

2 comments

Juliana Melo 16 de dezembro de 2018 Responder

Olá, sou de Londrina-PR e gostaria de entender mais sobre esse projeto.
Há possibilidade de realizá-lo na minha cidade??

    TAG - Experiências Literárias 17 de dezembro de 2018 Responder

    Oi, Juliana! Tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu interesse pelo projeto Despertar. Este ano realizamos uma edição piloto envolvendo os associados do clube para entender um pouco mais em como levar o projeto a outros lugares e regiões. Ainda estamos entendendo como isso vai funcionar, mas assim que soubermos pode ter certeza que você ficará sabendo. Fique de olho em nosso canais oficiais de comunicação. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados