Resenha: Um casamento americano, de Tayari Jones
Indicações de livros

Resenha: Um casamento americano, de Tayari Jones

Share this post

Um romance perspicaz, repleto de momentos impactantes e questionamentos necessários, não é à toa que esse foi um dos títulos escolhidos pela Oprah Winfrey para compor seu clube do livro de celebridades.

Ganhador dos prêmios Aspen Words e NAACP Image Award, fez parte da leitura de verão do então presidente norte-americano, Barack Obama em 2018. Conheça Um casamento americano, de Tayari Jones — com uma resenha sem spoilers!

Um casamento americano, de Tayari Jones

O livro que foi publicado pela TAG em janeiro de 2019, Um casamento americano, é um daqueles que precisa fazer parte da sua estante. O quarto romance da autora best-seller, Tayari Jones, ganhou o coração do público após ser indicado por grandes celebridades, como o Obama e a Oprah.

Diferentes edições do livro Um casamento americano em cima de uma mesa de madeira e na frente de uma parede de tijolos

A premissa da obra, em um primeiro momento, é bastante básica: um casal apaixonado que enfrenta uma grande injustiça e tenta lutar para manter o relacionamento intacto. No entanto, o ponto principal, ou seja, aquilo que chama atenção — e é trabalhado de uma forma muito sensível —, é o racismo. Esse tema bordeia a narrativa e está presente em diversos momentos.

Veja também: Quais são os caminhos da Trilha Vozes Negras?

Quanto mais mergulhamos na trama, melhor entendemos sua complexidade. É um deleite para a sociedade, já que aborda assuntos relacionados aos comportamentos e relações humanas.

Esse é um livro sobre racismo, desigualdade de classe e machismo estão enraizadas na coletividade. Além disso, traz discussões importantes sobre o sistema carcerário dos Estados Unidos e como uma prisão feita injustamente pode transformar a vida de uma pessoa.

A escrita da autora é envolvente e os capítulos curtos — que mesclam os pontos de vista dos personagens principais — dinamizam a obra. Isso faz com que a leitura flua e abrace o leitor que não vê o tempo passar. Prepare-se para odiar os protagonistas, a Tayari Jones cria figuras tão reais e cheias de defeitos que é impossível não se pegar detestando suas personalidades.

No entanto, também espere terminar a leitura sendo uma pessoa totalmente diferente. É difícil não sentir o impacto do romance e repensar algumas questões existenciais. Essa é uma história triste, mas necessária, um drama de qualidade que traz à tona, uma realidade de muitos. 

Veja o que a Duda da TAG contou sobre o livro nesse vídeo!

Sobre o que é o livro Um casamento americano?

O livro Um casamento americano conta a história de Celestial, Roy e Andre, personagens que carregam enormes bagagens emocionais. Os traumas antigos, ainda muito presentes no âmago de cada um, irão impactar diretamente a forma com que eles se relacionam.

Marcador de páginas verde com citação do livro

A história dos protagonistas gira em torno de temas que são grandes clássicos da literatura: amor, amizade, traição e incerteza. No entanto, o que destaca a escrita de Tayari Jones é a forma como ela explora as questões psicológicas, sem medo de expor as fragilidades dos personagens.

O livro é narrado em primeira pessoa, estratégia necessária para garantir o forte clima emocional que a autora busca.

Enredo do romance de Tayari Jones

A ordem cronológica do romance se inicia com a prisão de Roy — mas existem capítulos dedicados aos flashbacks dos personagens: Roy, Celestial e Andre. Essas voltas ao passado são essenciais para o leitor ter uma boa ideia da construção das personalidades de cada um.

O Roy é o injustiçado da trama, no entanto, está longe de ser o herói perfeito. O protagonista é machista e muito possessivo com a sua esposa. Já Celestial, casada com ele, é uma mulher que quer crescer nos negócios, sem depender do homem. Ambos são negros, diferente de Andre, que tem a pele mais clara. Ele é um amigo do casal, com a função de trazer outro ponto de vista para a história.

A narrativa se desenvolve quando, em uma viagem de férias em Louisiana, Roy é acusado e preso injustamente por estuprar uma mulher — mesmo que Celestial tenha testemunhado afirmando que estava com ele no momento do crime.

Você também pode se interessar: Uma geração de escritoras influenciadas pela Rainha do Crime.

Após isso, o casal precisa lidar com uma situação que nunca tinham esperado enfrentar e como a prisão é refletida na vida de cada um deles.

Ficha catalográfica

Quer conhecer mais sobre o romance norte-americano? Confira a ficha catalográfica da obra.

Livro: Um casamento americano

Autora: Tayari Jones

Editora: Arqueiro

Número de páginas: 288

Ano de publicação: 2019

Gênero: Romance, ficcção e drama.

Conheça Tayari Jones, autora de Um casamento americano!

Tayari Jones é autora de Um casamento americano e mais outros três romances. A escritora já recebeu diversos prêmios literários, como Women’s Prize for Fiction 2019 e selo de qualidade da Quetzal.

Detalhe do livro

Nascida em Atlanta, a estadunidense, atualmente, é professora no Departamento de Artes da Rutgers em Newark, EUA. Além disso, atua como pesquisadora visitante na Universidade de Nevada, no mesmo país.

Uma curiosidade de Tayari Jones é que um dos seus livros, Silver Sparrow, faz parte da lista de obras indicadas pela Associação Nacional de Educação dos Estados Unidos.

Veja também: Os 7 escritores preferidos de Tayari Jones.

Vale a pena ler Um casamento americano?

Um casamento americano é um livro sensível, perspicaz e necessário, por isso, vale a leitura. A autora traz como foco principal as consequências da prisão, portanto não é uma narrativa sobre crime, mas, sim, todo o enraizamento de uma sociedade injusta.

A mensagem que Jones passa é clara: a condenação de uma pessoa não afeta só ela, mas todas as pessoas à sua volta. E isso é bem mais comum nas comunidades negras que brancas.

“Um dos muitos dons de Tayari é o de tocar a nossa alma com suas palavras – e de fazer com que essas palavras sejam magníficas” – Oprah Winfrey

“Um livro brilhante e de partir o coração. Inesquecível.” – USA Today

Os romances sempre fizeram parte das obras mais emblemáticas, são eles que nos fazem suspirar e sofrer. Inspirado no título de Jones, vamos falar de amor? Confira os casais icônicos da literatura!

Avalie esse post

1 comment

  • Adorei o livro. Apesar de toda a injustiça vivida pelo o casal, o livro trata de uma realidade
    excludente que existe no país. Gostei da finalização da autora que mesmo com todo o sofrimento que o trio viveu, não se deixaram contaminar.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados