Listas

5 seriados inspirados em livros

Imagem: Netflix/Divulgação Share this post

Se você gosta de assistir a séries de TV e ler livros, chegou ao lugar certo. Para entrar na vibe do thriller O bom filho, enviado em fevereiro pela TAG Inéditos, selecionamos cinco seriados com temática criminal baseados em obras literárias. Prepare sua pipoca, escolha o título e aproveite:

Alias Grace (2017)

Em 1843, a empregada doméstica Grace Marks é condenada pelo assassinato do patrão e da governanta da casa onde trabalhava. Narrada em primeira pessoa, a história é conduzida por deslocamentos temporais que mostram diversas faces da protagonista – as conversas com Simon Jordan, espécie de psiquiatra na época, que entrevista a acusada 15 anos após os crimes, também auxiliam na construção psicológica da personagem. Disponível na Netflix, a série é inspirada no romance homônimo de 1996 escrito por Margaret Atwoot, autora de O conto da aia (1985).

Inocente: uma história real de crime e injustiça (2018)

John Grisham escreveu um único livro de não ficção, O homem inocente: assassinato e injustiça em uma cidade pequena (2006), que serviu como inspiração para esta criação da Netflix. Documental, a série aborda questões mal resolvidas sobre os assassinatos de Debbie Carter e Denice Haraway, ocorridos em uma pacata cidadezinha de Oklahoma na década de 1980. O crime, que acarretou na prisão perpétua de três pessoas e na pena de morte de outra, envolve uma trama de provas científicas pouco confiáveis e evidências de inocência não reportadas na época.

Bates motel (2013)

Após a morte do marido, Norma Bates adquire um motel abandonado e uma casa em uma pequena cidade costeira para recomeçar a vida ao lado do filho Norman. Quase incestuosa, os dois compartilham uma relação complicada e intensa, que viria a motivar – entre outras determinantes – o adolescente a se tornar um serial killer na idade adulta. Uma espécie de prólogo contemporâneo do livro Psicose (1959), escrito por Robert Bloch, e do filme homônimo que consagrou Alfred Hitchcock em 1960, a série retrata os mistérios, crimes e trágicos acontecimentos que contribuíram para a formação da personalidade de Norman.

 

Objetos cortantes (2018)

Jornalista, Camille Preaker tem um histórico de passagens recentes por um hospital psiquiátrico – a protagonista lida com seus traumas através da autolesão. Forçada por seu editor, ela retorna à sua cidade natal para cobrir um assassinato e o desaparecimento de duas jovens. Durante a investigação, a protagonista precisa se aprofundar nos mistérios de uma comunidade aparentemente calma e encarar a realidade da própria família. Com um clima noir, a série adapta o livro homônimo escrito por Gillian Flynn, célebre autora de Garota exemplar (2012).

Hannibal (2014)

Will Graham é um professor e agente do FBI que consegue criar perfis criminais de uma forma inusitada: ele se coloca no lugar de serial killers para entender como eles pensam e agem.  Encarregado de um caso que o coloca em contato com o psiquiatra forense – e, nas horas vagas, predador canibal – Dr. Hannibal Lecter, a trama explora a relação psicológica que se desenvolve entre os dois. A história e os protagonistas são uma adaptação do livro Dragão vermelho (1981), de Thomas Harris, que deu início a produções de sucesso sobre o anti-herói, como o filme O silêncio dos inocentes (1991).

2 comments

Aline Montenegro 9 de março de 2019 Responder

Excelente lista para maratonar.

Denise 24 de março de 2019 Responder

Eu vi esse documentário me faz comprar outro livro de John Grisham . Estou lendo A Delação agora .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados