Listas

5 séries investigativas inspiradas em livros

Share this post

A literatura sempre foi uma grande inspiração para o cinema e para a televisão. O quarto em chamas, enviado em agosto pela TAG Inéditos, faz parte de uma série literária sobre o policial e detetive Harry Bosch, criada por Michael Connelly. Lançada em 2014 e inspirada nos livros do autor, a série televisiva Bosch já conta com quatro temporadas e produção da Amazon Studios.

Assista cinco séries investigativas de TV baseadas em livros.

1 – Rizzoli & Isles (2010 – 2016)

Jane Rizzoli (Angie Harmon), detetive de polícia, e Maura Isles (Sasha Alexander), médica legista, combinam suas habilidades para desmascarar os criminosos de Boston e solucionar crimes. O programa teve sete temporadas e foi baseado nos personagens criados pela autora de best-sellers médicos e de suspense Tess Gerritsen. O thriller policial O cirurgião (Ed. Record, 2005) deu início à história sobre Jane Rizzoli, que passa a trabalhar com Maura Isles em O dominador (Ed. Record, 2005). Tess, que já foi médica antes de se tornar escritora, vendeu mais de 20 milhões de cópias em mais de 30 idiomas.

2 – Mindhunter (2017 –)

Os agentes do FBI Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany) entrevistam serial killers presos para entender como esses criminosos pensam. Através da psicologia e do perfil criminal, os dois revolucionam as investigações policiais no final dos anos 1970. Lançada em abril de 2017 pela Netflix, a série produzida por David Fincher (Clube da luta, 1999) é baseada no thriller Mindhunter – O primeiro caçador de serial killers americano (Ed. Intrínseca, 2017). O livro relata alguns dos casos mais desafiadores do FBI vividos pelo agente John Douglas, que confrontou e estudou assassinos como Charles Manson e Ted Bundy.

3 – Hannibal (2013 – 2015)

Will Graham (Hugh Dancy) é um professor e agente do FBI que consegue se colocar no lugar no serial killers e pensar como eles pensam para criar perfis criminais. Ele é encarregado de um caso que o coloca cara a cara com o brilhante psiquiatra forense Dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen). Desenvolvida por Bryan Fuller para a NBC, a série foi cancelada em 2015 após três temporadas, que estão disponíveis na Netflix. A trama é baseada nos personagens e no enredo dos livros Dragão vermelho (Ed. Best Bolso, 2012) e Hannibal (Ed. Best Seller, 2012), de Thomas Harris.

4 – Sherlock (2010 –)

O Dr. John Watson (Martin Freeman) está procurando por um lugar para morar em Londres quando conhece o detetive Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch). Os dois desenvolvem uma intrigante parceria e auxiliam a polícia a solucionar assassinatos e outros crimes. A série britânica é produzida pela BBC e faz referência aos clássicos do escritor Sir Arthur Conan Doyle (1859 1930) sobre o icônico detetive. O roteiro de cada episódio é baseado em casos dos livros, apesar de haver modificações para adequar a história aos dias de hoje.

5 – Dexter (2006 – 2013)

Dexter Morgan é um analista forense da Polícia de Miami especializado em sangue. Ele também é um meticuloso e complexo serial killer no tempo livre, direcionando sua sede de matar para aqueles que ficaram impunes à lei, como estupradores e assassinos. A primeira temporada da série baseada e lançada dois anos após o lançamento do sucesso Dexter, a mão esquerda de Deus (Ed. Planeta, 2008), do escritor Jeff Lindsay. O roteiro das demais sete temporadas segue um rumo diferente dos livros, apesar de fazer referência aos outros sete volumes sobre o incomum assassino.

3 comments

Ricardo Boa. Tavares 29 de agosto de 2018 Responder

Bones, teve 12 temporadas e merecia um lugar nesta lista, apesar de seus livros não serem atualizados no Brasil, a série teve ótimo s momentos. Longmire, a 6ª temporada estreia em setembro, não teve nenhum livro publicado em português, no Brasil. Que tal a TAG publicar algum livro dessa s séries?

Francielle 29 de agosto de 2018 Responder

Investigadora mesmo sou eu quando quero saber dos crushes. Descubro tudo! Só falta escreverem o meu livro/fazerem a minha série. Detetive Frantástica, seria o nome hahahaha

Ana Luiza Medeiros 30 de agosto de 2018 Responder

Olá

Séries e livros, duas das melhores coisas da vida… Juntos então? Mara!

Sempre arrasando Blog da Tag!

Bjux! Ana Luiza Medeiros – analuizamedeiros.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados