O surgimento do clube - Blog da TAG
Curiosidades literárias

O surgimento do clube

Share this post

E se… um clube de assinatura de livros?

Clubes do livro sempre existiram, embora não muito frequentes nos últimos tempos. A renovada onda dos clubes de assinatura – vinhos, cervejas, etc. – reacendeu um sonho: trabalhar com literatura. E se… um clube de assinatura de livros? Bastou segundos para nos lembrarmos do antigo Círculo do Livro, sucesso literário das décadas de setenta e oitenta que vendia, em um modelo de assinatura, obras disponibilizadas em catálogo e cujas edições ainda possuímos em nossas bibliotecas pessoais.

Estávamos em 2013, porém, e o antigo modelo já não se sustentaria. Como seria um clube de assinatura de livros hoje em dia? Inspirados pelas páginas amareladas das edições do Círculo, fomos montando o quebra-cabeças, peça a peça. Se for o livro pelo livro, podemos ir a uma livraria. Qual o tom da experiência que queremos proporcionar? Da nossa curiosidade, surgiram os curadores: o que leem os autores que lemos? Das nossas pesquisas sobre autores e livros, surgiu o conteúdo da revista que acompanha a obra. Da ansiedade pelo recebimento dos livros que comprávamos, a definição de que tudo seria surpresa. E assim foi indo, indo, e, em julho de 2014, abrimos as inscrições para este “novo clube de assinatura de livros” chamado TAG – Experiências Literárias.

Os primeiros meses

Mas brasileiro lê? Mas e se eu não gostar do livro? Mas por que me associar, se posso comprar o livro posteriormente em uma livraria? Mas vale a pena? Mas, mas, mas. Os primeiros meses foram um jogo de poréns, vindos do público, e de tentativas nossas de mostrar o que havia por trás daquela ideia inovadora – os porquês de tudo que havíamos pensado enquanto concebíamos a ideia. Aquele início foi bastante duro.

Nossa primeira remessa de kits foi enviada em agosto de 2014 para aproximadamente 65 associados, com o livro recomendado pelo filósofo Mario Sergio Cortella: O físico, de Noah Gordon. Avançamos lentamente, e ao final do ano ainda não havíamos alcançado uma centena de associados. Dúvidas começaram a surgir, e abriram espaço para insegurança: talvez brasileiro não leia, talvez nossa ideia não faça sentido, talvez… desistir?

Foi triste olhar para as evidências de que não íamos a lugar algum, e nos apegamos aos poucos associados que, depois de ingressarem no clube, gostavam. Depositamos o resto de esperança no coitado do tempo, e nele confiamos. Preparamo-nos para o último fôlego.

O ponto da virada

Em julho de 2016, em seu aniversário de dois anos, o clube alcançou a marca de dez mil leitores, e dali para frente é história que continua a ser escrita. Hoje somos mais de 70 mil leitores apaixonados, compartilhando experiências e formando uma comunidade que gira em torno dos livros. Desde a época em que a ideia surgiu, na biblioteca da universidade, ao clube que vocês conhecem, muita coisa aconteceu. Quem quiser conhecer alguns casos da nossa trajetória, ficaremos felizes em compartilhar.

Venha fazer parte dessa história e viver grandes experiências literárias!

Clique aqui e faça parte do clube.

Avalie esse post

20.011 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados