Matérias

O surgimento do clube

Share this post

E se… um clube de assinatura de livros?

Clubes do livro sempre existiram, embora não muito frequentes nos últimos tempos. A renovada onda dos clubes de assinatura – vinhos, cervejas, etc. – reacendeu um sonho: trabalhar com literatura. E se… um clube de assinatura de livros? Bastou segundos para nos lembrarmos do antigo Círculo do Livro, sucesso literário das décadas de setenta e oitenta que vendia, em um modelo de assinatura, obras disponibilizadas em catálogo e cujas edições ainda possuímos em nossas bibliotecas pessoais.

Estávamos em 2013, porém, e o antigo modelo já não se sustentaria. Como seria um clube de assinatura de livros hoje em dia? Inspirados pelas páginas amareladas das edições do Círculo, fomos montando o quebra-cabeças, peça a peça. Se for o livro pelo livro, podemos ir a uma livraria. Qual o tom da experiência que queremos proporcionar? Da nossa curiosidade, surgiram os curadores: o que leem os autores que lemos? Das nossas pesquisas sobre autores e livros, surgiu o conteúdo da revista que acompanha a obra. Da ansiedade pelo recebimento dos livros que comprávamos, a definição de que tudo seria surpresa. E assim foi indo, indo, e, em julho de 2014, abrimos as inscrições para este “novo clube de assinatura de livros” chamado TAG – Experiências Literárias.

Os primeiros meses

Mas brasileiro lê? Mas e se eu não gostar do livro? Mas por que me associar, se posso comprar o livro posteriormente em uma livraria? Mas vale a pena? Mas, mas, mas. Os primeiros meses foram um jogo de poréns, vindos do público, e de tentativas nossas de mostrar o que havia por trás daquela ideia inovadora – os porquês de tudo que havíamos pensado enquanto concebíamos a ideia. Aquele início foi bastante duro.

Nossa primeira remessa de kits foi enviada em agosto de 2014 para aproximadamente 65 associados, com o livro recomendado pelo filósofo Mario Sergio Cortella: O físico, de Noah Gordon. Avançamos lentamente, e ao final do ano ainda não havíamos alcançado uma centena de associados. Dúvidas começaram a surgir, e abriram espaço para insegurança: talvez brasileiro não leia, talvez nossa ideia não faça sentido, talvez… desistir?

Foi triste olhar para as evidências de que não íamos a lugar algum, e nos apegamos aos poucos associados que, depois de ingressarem no clube, gostavam. Depositamos o resto de esperança no coitado do tempo, e nele confiamos. Preparamo-nos para o último fôlego.

O ponto da virada

Em julho de 2016, em seu aniversário de dois anos, o clube alcançou a marca de dez mil leitores, e dali para frente é história que continua a ser escrita. Hoje somos 13 mil leitores apaixonados, compartilhando experiências e formando uma comunidade que gira em torno dos livros. Desde a época em que a ideia surgiu, na biblioteca da universidade, ao clube que vocês conhecem hoje, muita coisa aconteceu. Quem quiser conhecer alguns casos da nossa trajetória, ficaremos felizes em compartilhar.

17 comments

Bruna Aranha 5 de fevereiro de 2018 Responder

Nossa, até me emocionei com a história. Parabéns!

Marcela 11 de fevereiro de 2018 Responder

Já paquero a proposta da Tag desde o lançamento e sabe-se lá o porquê, nunca levei adiante. Nesse domingo de carnaval vim conhecer direito e descobrir que o primeiro livro foi “O Físico” foi a martelada que faltava para minha decisão. Assinando AGORA, já ansiosa 🙂
Qualquer iniciativa que propague a cultura e o exercício intelectual num mundo cada vez mais acelerado e de discussões superficiais merece ser comemorada e incentivada! Parabéns e sucesso

    TAG - Experiências Literárias 14 de fevereiro de 2018 Responder

    Que lindo, Marcela! Seja muito bem-vinda ao clube <3

Maria Stein 19 de fevereiro de 2018 Responder

História linda , de pessoas apaixonadas ! Obrigada por compartilhar o sonho de vcs !!!!
Amo a TAG ! Amo fazer parte desse clube .

Sandra 17 de junho de 2018 Responder

Gostaria de saber como participar . Tem algum valor p pagar ? Como sei que é seguro ?

    TAG - Experiências Literárias 18 de junho de 2018 Responder

    Oi, Sandra! Temos duas linhas de assinatura: TAG Inéditos, a partir de R$ 39,90 mensais, e TAG Curadoria, a partir de R$ 55,90 mensais. Você pode entender as diferenças e escolher qual caixinha mais combina com você aqui: https://taglivros.com/entenda-as-diferencas No nosso site, você também consegue fazer a assinatura! Hoje, nosso clube já conta com mais de 30 mil associados, então pode ficar tranquila em relação à segurança das suas informações! Caso queira ver algumas das avaliações de nossos assinantes, basta acessar nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pg/taglivros/reviews/?ref=page_internal Esperamos por você! Abraços, TAG.

Sônia Maria Rodrigues 14 de agosto de 2018 Responder

Não entendi porque na forma mensal não há o livro de anotações! Seja mensal ou anual todos são associados, leitores! Qualquer que seja a forma de pagamento trata-se de um público diferenciado! Eu não tenho condições de escolher o anual porque não há como eu pagar tudo de uma vez, não trabalho com cartão. Sou professora e justamente de literatura! Uma pena! Sendo mensal ou anual, de qualquer forma há um pagamento para o tal mês do tal mimo a mais! Aliás o mensal acaba sendo mais caro! Acho chato essa diferenciação, somos todos leitores e pagantes! Gostei da proposta, lembrei-me de um conto de Clarice Lispector, Felicidade Clandestina! Esse esperar pelo livro, vivo isso todos os meses comprando por outras lojas da internet! A chegada do livro, abrir a caixa que o acolhe, pegar no livro, passar as páginas, cheira-lo, faço isso todos os meses! Alguns dos livros da Taça eu já tenho, quase fiz a assinatura mensal porque está dentro de minhas possibilidades! Seria interessante a cada mês contar para os meus alunos do livro que chegou, mostrar a caixinha e tal, mas não gostei dessa diferenciação entre associados em um clube de leitores! Todos pagam, só que uns de uma vez pela garantia do cartão de crédito! Pelo que vi pode dividir pelo cartão! Então vou ficar no desejo mesmo, continuar a comprar meus livros como já faço todo mês!

    TAG - Experiências Literárias 20 de agosto de 2018 Responder

    Oi, Sônia! Tudo bem? Agradecemos o seu contato! Ficamos muito contentes em saber que você se identifica com o nosso clube, visto que através da sua profissão compartilhamos muitas coisas em comum e uma delas é o amor pela literatura <3 Queremos que você saiba que jamais queremos diferenciar qualquer tipo de leitor, afinal nosso objetivo é justamente desenvolver ou reencontrar o hábito da leitura em qualquer pessoa que tenha interesse em participar do clube. Aqui, temos a possibilidade de compartilhar de nossas experiências literárias em diversos espaços, que vão além de nossas caixinhas e produtos físicos, como o aplicativo para associados, o blog, as redes sociais e os eventos de discussão. O surgimento do Diário de Leituras no clube, na verdade, foi através de uma promoção muito pontual que realizamos em julho de 2018, mês em que estávamos comemorando o aniversário de 4 anos da TAG, onde enviamos a todos os associados do clube um exemplar deste produto. Nosso intuito era brindar a todos com uma celebração que, de fato, é de todos que compõem essa trajetória. Somente após isso é que o Diário de Leituras passou a ser um brinde para novas assinaturas de planos anuais. Como um clube de assinatura, pressupomos uma periodicidade de participação junto ao clube, logo, nesse plano em específico, por garantir-se o recebimento de 12 caixinhas, faria mais sentido enviarmos o Diário, pois assim o associado poderia registrar suas reflexões nos espaços destinados às leituras que enviamos em cada caixinha, bem como das leituras alternativas que poderia vir a realizar junto ao clube. Já no plano mensal, por não haver tempo mínimo para cancelamento ou suspensão do plano, acreditamos que o intuito perderia um pouco do sentido. Reforçamos, portanto, que não é uma questão de diferenciação de leitores, e sim uma promoção pensando no uso efetivo desse material, que não podemos comercializar de forma avulsa. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!

Marcela Machado 24 de agosto de 2018 Responder

Muito legal a história de vocês e a proposta do clube! Pensando seriamente em assinar!

    TAG - Experiências Literárias 27 de agosto de 2018 Responder

    Oi, Marcela! Esperamos por você no clube <3

Márcio Augusto Ferreira Moura Costa 25 de agosto de 2018 Responder

Entendo sua justificativa, TAG, para conceder apenas ao plano anual o Diário de leituras. Mas bem que todo aquele assinante do plano mensal que completasse ano de adesão, podesse ser também contemplado com esse que foi o mimo do mês de julho (que incluiu também os assinantes do Inéditos, vale frisar). Pensem com carinho nesta sugestão dada! Forte abraço e vida longa ao projeto desenvolvido por toda a equipe!

    TAG - Experiências Literárias 27 de agosto de 2018 Responder

    Oi, Márcio! O Diário foi um presente extra que enviamos para celebrar o nosso aniversário, portanto, os associados da TAG Curadoria receberam ainda o mimo que já vem normalmente na caixinha! Atualmente, enviamos moedas comemorativas estampadas por escritores que amamos a cada 12 caixinhas recebidas pelos associados <3 Agradecemos a sua sugestão e vamos pensar a respeito, de qualquer forma! Um abraço da equipe TAG.

Tiago da Silva Mello 8 de setembro de 2018 Responder

Parabéns à TAG. Só a história de vocês já é uma experiência literária.

Rita Stein 16 de setembro de 2018 Responder

Vocês poderiam dar descontos para professores né? Ainda é possivel trocar os livros caso já tenhamos lido algum enviado?

    TAG - Experiências Literárias 17 de setembro de 2018 Responder

    Oi, Rita! Caso você reconheça o livro do mês seguinte através das dicas na nossa revista e não deseje recebê-lo, você pode optar por receber um dos kits passados que já enviamos ou trocar a obra pelo livro alternativo do mês. Existe, ainda , a possibilidade de suspender a assinatura.

Allef Martins 17 de setembro de 2018 Responder

Pena que no momento não posso assinar o plano, mas desejo que a TAG continue com o seu trabalho. Abraços

    TAG - Experiências Literárias 20 de setembro de 2018 Responder

    Oi, Allef! Não tem problema, estaremos aqui esperando por você 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados