6 livros para viajar no tempo - Blog da TAG
Indicações de livros / Listas

6 livros para viajar no tempo

Share this post

Quem nunca imaginou como seria voltar ao passado para rever alguém, encontrar seu eu mais jovem, mudar algumas decisões furadas, visitar outras épocas da nossa história coletiva ou dar só uma espiadinha no futuro? O tempo é um mistério para sempre em aberto, um convite perene à curiosidade pelo que ele faz com a gente e à criatividade para inventar o que fazer com ele. E, como sempre, os livros são grandes parceiros para pensar, sentir e brincar com esse mistério.

Nessa seleção com títulos de vários estilos, os personagens viajam no tempo movidos pelo acaso ou por desejos e pretensões de todo tipo. Confira abaixo seis livros que vão da literatura de cura à ficção científica, trazendo reflexões preciosas sobre sexualidade, racismo e angústias fundamentalmente humanas.

Antes que o café esfrie, Toshikazu Kawaguchi

No subsolo de uma ruazinha de Tóquio, conheça um estabelecimento famoso por seu delicioso café e pela singela possibilidade de viajar no tempo. Mas com algumas regras – por exemplo, só é possível encontrar pessoas que já estiveram no café, e é necessário voltar enquanto a bebida ainda estiver quente. Um sucesso internacional que costura histórias comoventes sobre temas universalmente humanos.

A vida invisível de Addie LaRue, V.E. Schwab

Na França do século 18, uma jovem faz um pacto que dá a ela a vida eterna – sob pena de ser esquecida por todos aqueles que a conhecem. Então, ela embarca em uma aventura vibrante atravessando diferentes épocas, países e momentos históricos, mas reencontra a necessidade implacável de deixar sua marca no mundo. Esta é uma narrativa poética, surpreendente e emblemática sobre a importância e o custo da liberdade.

Última parada, Casey McQuiston

August acaba de se mudar para Nova York quando conhece a divertida e descolada Jane, que passa a encontrar o tempo todo no metrô. A química é instantânea, mas tem um detalhe: Jane está perdida no tempo e, na verdade, pertence aos anos 1970. Uma história encantadora sobre encontros que nos ajudam a confrontar o passado, abraçar o presente e acreditar no impossível.

Kindred: laços de sangue, Octavia Butler

Nesta narrativa arrebatadora que combina ficção científica e história, uma jovem negra é inexplicavelmente transportada do presente, em 1976, ao período escravista pré-Guerra Civil em 1815. Mergulhe em uma história imersiva, profunda e assustadoramente atual sobre a brutalidade da escravidão e os dilemas raciais que persistem ao longo do tempo.

Novembro de 63, Stephen King

Em meio a uma rotina previsível em uma cidade pequena, um professor de inglês descobre a possibilidade de acessar um portal na despensa da lanchonete de um amigo e viajar ao final dos anos 50. Assim, o protagonista se vê diante de uma inusitada missão dupla: ajudar um aluno a resolver um trauma do passado e, de quebra, evitar a morte de John F. Kennedy. 

É assim que se perde a guerra do tempo, Amal El-Mohtar

Neste avassalador romance epistolar, as protagonistas Red e Blue são viajantes no tempo e integram facções rivais em uma guerra. Em correspondências trocadas em segredo, as duas arriscam tudo para viver esse amor em meio a um mundo em ruínas.

Novembro na TAG Inéditos

Uma trama de viagem no tempo cheia de romance, reviravoltas surpreendentes e uma profunda reflexão sobre o impacto de nossas escolhas e aquilo que permanece, para o bem ou para o mal, na história das mulheres. Assine a TAG Inéditos!

5/5 - (2 avaliações)

1 comment

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *