Você sabia que J. R. R. Tolkien já enfrentou Adolf Hitler?
Curiosidades literárias

Você sabia que J. R. R. Tolkien já enfrentou Adolf Hitler?

J. R. R. Tolkien tolkien-ja-enfrentou-hitler Share this post

J. R. R. Tolkien, escritor, professor universitário e filólogo britânico, alcançou a fama mundial com seus livros, em especial com a trilogia O Senhor dos Anéis. Em 2017, O Hobbit, antecessor da saga, completou 80 anos desde seu lançamento. Acontece que Tolkien já enfrentou, duas vezes (sendo uma delas por causa do livro), uma figura histórica muito conhecida: Adolf Hitler.

Após ser lançado, em 1937, O Hobbit colecionou críticas positivas e foi um sucesso de vendas. No ano seguinte, então, quando uma editora alemã se propôs a lançar a primeira tradução da obra no país, impuseram a Tolkien que ele deveria comprovar que não possuía ascendência judia. Revoltado com o pedido e inclinado a desistir da edição alemã de O Hobbit, Tolkien escreveu duas cartas-resposta ao seu editor, que deveria decidir qual delas enviar à editora da Alemanha. Na primeira, ele discorda da imposição feita de forma sutil. Na segunda carta, contendo uma crítica muito mais afiada a Hitler e ao nazismo, Tolkien escreveu o seguinte:

“Obrigado por sua carta. Temo não compreender o que você quer dizer com ‘ariano’. Não sou de ascendência ariana: isso é indo-iraniano; e, tanto quanto eu sei, nenhum dos meus antepassados falava hindustani, persa, gitana ou qualquer dialeto relacionado. Mas, se eu entendi bem, você está perguntando se sou de origem judaica. A isso, só posso responder que lamento o fato de que aparentemente não possuo antepassados deste povo talentoso. Meu tataravô chegou na Inglaterra no século XVIII vindo da Alemanha: a maior parte da minha ascendência, portanto, é puramente inglesa, e eu sou um indivíduo inglês — o que deveria ser suficiente. Fui acostumado, no entanto, a estimular meu nome alemão com orgulho, e continuei a fazê-lo no decorrer do período da lamentável última guerra, na qual servi no exército inglês. Não posso, entretanto, abster-me de comentar que, se indagações impertinentes e irrelevantes desse tipo tornar-se-ão a regra em matéria de literatura, então não está longe o tempo em que um nome alemão não mais será um motivo de orgulho”.

(Fonte: Jornal O Globo)

Não se sabe, até hoje, qual das duas cartas foi enviada pelo editor de Tolkien à editora alemã. Fato é que essa não foi a primeira vez que os dois se enfrentaram: em 1916, Tolkien e Hitler estiveram em lados opostos na Batalha do Somme. Enquanto Tolkien servia o exército britânico, o futuro ditador havia se alistado voluntariamente no exército alemão. Ao longo de 141 dias, as tropas britânicas e francesas enfrentaram as alemãs ao longo do rio Somme, na França. A batalha, uma das maiores e mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial, deixou mais de 1 milhão de mortos. Tolkien e Hitler sobreviveriam, entretanto, para o embate ideológico 22 anos depois.

5/5 - (1 avaliações)

1 comment

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados