Wislawa Szymborska: leia, conheça, descubra. - Blog da TAG
Literatura estrangeira / Livros / Matérias

Wislawa Szymborska: leia, conheça, descubra.

Share this post

A literatura polonesa ainda é pouco conhecida entre os leitores brasileiros, seja pela escassez de publicações, seja pela limitada circulação das obras traduzidas. Um dos nomes que merece destaque é o de Wisława Szymborska, dona de uma escrita sensível, profundamente marcada pela instabilidade política e social de sua época. Conheça a trajetória e uma seleção especial de obras para conhecer essa escritora incrível!

Em fevereiro, os associados da TAG Curadoria receberam o livro Nadando no escuro, do também polonês Tomasz Jedrowski. A obra relata de forma poética, envolvente e cheia de sutilezas as recordações de um relacionamento entre dois homens na Polônia de 1980, em pleno declínio do regime comunista. Nessa trama, a crise pessoal do protagonista se mistura com a crise política do país, que atravessa seu próprio período de opressiva escuridão.

LEIA, CONHEÇA, DESCUBRA: WISLAWA SZYMBORSKA

Poeta, ensaísta, tradutora e intelectual polonesa, conhecida por escrever com delicadeza e profundidade sobre temas essenciais à condição humana, como filosofia e ética. Sua abordagem única, muitas vezes dotada de ironia, resultou no seu reconhecimento pela academia sueca em 1996, quando entrou para a curta lista de mulheres laureadas com o Prêmio Nobel.

Nasceu em julho de 1923 em Bnin, uma pequena cidade na República da Polônia, como era denominado o território polonês no período entreguerras. Durante a infância, a escritora se mudou para Cracóvia, cidade onde viveria de maneira discreta até o fim de seus dias.

Durante a Segunda Guerra Mundial, prosseguiu seus estudos de forma clandestina, já que a educação formal na Polônia foi proibida pelos invasores alemães. Com o fim da guerra, em 1945, ingressou na universidade para estudar literatura polonesa, posteriormente trocando para sociologia. No mesmo ano, publicou seu primeiro poema no jornal Dziennik Polski.

Seu primeiro livro foi publicado em 1949, mas censurado sob o regime comunista da então República Popular da Polônia por não se alinhar às diretrizes do Realismo Socialista. Szymborska era então integrante do Partido Operário Unificado Polonês, e suas primeiras obras refletiam a influência da ideologia socialista, embora a condição humana continuasse sendo seu tema central. Em 1966, desligou-se oficialmente do partido, mas antes disso ela e outros intelectuais já haviam se distanciado do stalinismo, um afastamento que se refletiu em suas obras.

Em 1953, ingressou na revista literária Życie Literackie (em tradução livre, Vida literária), onde trabalharia por quase 30 anos. Nesse período, Wisława se consagraria no meio literário como poeta, crítica e tradutora.

Quando entregou a ela o Prêmio Nobel em 1996, a academia destacou sua habilidade de explorar “questões da condição humana e os mistérios do universo” com “ironia, imaginação e uma ética rigorosa”. Szymborska publicou cerca de 20 livros até falecer, em 2012.

“Somos filhos da época
e a época é política.
Todas as tuas, nossas, vossas coisas
diurnas e noturnas,
são coisas políticas.
Querendo ou não querendo,
teus genes têm um passado político,
tua pele, um matiz político,
teus olhos, um aspecto político.
[…]”

PARA COMEÇAR

Riminhas para crianças grandes

Uma verdadeira brincadeira poética, que revela o domínio singular das palavras e as boas doses de ironia presentes na obra de Wisława Szymborska. Uma coletânea inventiva e surpreendente, que irá roubar alguns sorrisos durante a leitura.

OBRA-PRIMA

Poemas

Nesta antologia somos convidados a conhecer a diversidade da escrita de Wislawa Szymborska.  A coletânea de 44 poemas é a primeira obra da autora publicada no Brasil, uma bela forma de conhecer mais a voz dessa importante poeta contemporânea.

PARA SE APAIXONAR DE VEZ

Correio literário — ou como se tornar (ou não) um escritor

Uma reunião de textos publicados no periódico Życie Literackie, em que respondia às cartas dos leitores que queriam tornar-se escritores. Repletas de humor, as dicas de Wislawa Szymborska são um deleite para os apaixonados por literatura e arte.

Conheça a TAG e faça parte da maior comunidade de leitores do Brasil!

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados