Listas

11 histórias que ficaram mais famosas no cinema que na literatura

Share this post

Para a maioria dos leitores, uma adaptação dos seus livros favoritos jamais superará a obra original. Alguns filmes, entretanto, se tornam tão conhecidos pelo grande público que acabam por eclipsar a fama dos livros nos quais se basearam. Veja abaixo 11 histórias que ganharam a fama mundial graças às suas versões cinematográficas.

1. 007

O famoso agente secreto James Bond, criação do britânico Ian Fleming, apareceu ao todo em 12 romances e 2 coletâneas de contos escritas pelo autor original. A franquia cinematográfica 007, iniciada em 1962, 9 anos após o lançamento do primeiro romance de Fleming, já soma mais de 20 filmes. As adaptações, apesar de se distanciarem das histórias originais, deram ao agente 007 sua fama mundial.

2. À espera de um milagre

O filme, de 1999, foi adaptado da série homônima de romances de Stephen King originalmente lançada em 6 volumes, em 1996. Enquanto o filme colecionou indicações a diversos prêmios, incluindo 4 ao Oscar, Stephen King se tornou um fenômeno literário. À espera de um milagre, entretanto, não é tão conhecida quanto outras obras do autor também adaptadas para as telonas, como O iluminado (1977) e Carrie (1974).

3. A lista de Schindler

A lista de Schindler (1993), dirigido por Steven Spielberg, foi adaptado do romance de 1982 de mesmo nome, escrito por Thomas Keneally. O livro rendeu a Keneally seu primeiro Man Booker Prize após 3 indicações anteriores. Já a adaptação cinematográfica angariou mais de 30 prêmios pelo mundo, incluindo, entre seus 7 Oscars, o de Melhor Roteiro Adaptado.

4. Blade Runner

O filme de 1982 é uma vaga adaptação do livro Andróides sonham com ovelhas elétricas? (1968), de Phillip K. Dick. Blade Runner se popularizou internacionalmente e foi elevado ao status de cult e clássicoinfluenciando vários filmes do gênero de ficção científica, video games e produtos midiáticos que surgiram na sequência.

5. Forrest Gump

Apesar de diferir em certos aspectos do livro homônimo de 1986 no qual se baseou, de autoria do norte-americano Winston Groom, foi o filme Forrest Gump (1994) que popularizou a história do protagonista que dá nome à história. Em 1995, a obra cinematográfica foi vencedora de 6 Oscars: entre eles, está o cobiçado prêmio de Melhor Filme.

6. Laranja mecânica

Dirigido e adaptado para o cinema por Stanley Kubrick a partir da distopia de mesmo nome de Anthony Burgess, lançada em 1962, o filme de 1971 foi um sucesso de público e crítica e é considerado um clássico da sétima arte. Boa parte das pessoas que assistiram à obra do diretor norte-americano nunca teve contato com o livro que a originou, tido como sendo de difícil leitura em função da abundância de gírias criadas por Burgess.

 7. Onde os fracos não têm vez

Dois anos após o lançamento do livro Onde os velhos não têm vez (2005)de Cormac McCarthy, estreou sua adaptação para os cinemas sob o título de Onde os fracos não têm vez (2007)O filme ficou mais conhecido que a obra na qual foi baseado, levando, entre outros prêmios, os Oscars de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

8. O Poderoso Chefão

Tido como um dos maiores ícones do cinema de todos os tempos, O poderoso chefão, dirigido por Francis Coppola, foi o filme de maior bilheteria no ano de seu lançamento, em 1972. O livro de 1969 de Mario Puzo no qual é baseado foi originalmente lançado no Brasil como O chefão, tendo seu título alterado para O poderoso chefão por causa do sucesso absoluto da versão cinematográfica.

9. Psicose

Um dos trabalhos mais icônicos do célebre diretor Alfred Hitchcock, Psicose (1960) teve seu roteiro adaptado do romance de suspense homônimo escrito por Robert Bloch e lançado em 1959.  Muito mais conhecido do que o livro no qual foi baseado, o filme é aclamado pelas inovações estéticas e de roteiro empregadas.

10. Trainspotting

Romance de estreia do escocês Irvine Welsh, Trainspotting (1993) ganhou uma versão para as telonas em 1996. O filme teve grande impacto na cultura popular e foi listado na 10ª posição do ranking de melhores filmes britânicos de todos os tempos, segundo o British Film Institute, em 1999.

11. Tubarão

Esse suspense dirigido por Steven Spielberg, que estreou em 1975, foi baseado no livro de mesmo nome de Peter Benchley, lançado em 1974. O clima de suspense construído ao longo da narrativa cinematográfica, bem como sua trilha sonora, merecem destaque. Esta última rendeu ao filme um de seus três Oscars.

Lembrou de outros filmes que ficaram mais famosos que os livros dos quais foram adaptados? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados