Os 10 melhores livros de Agatha Christie segundo seus fãs - Blog da TAG
Indicações de livros

Os 10 melhores livros de Agatha Christie segundo seus fãs

Os 10 melhores livros de Agatha Christie segundo seus fãs Agatha Christie Share this post
Luise Spieweck Fialho | Redatora
Luise Fialho

Nascida em 15 de setembro de 1890, no Reino Unido, Agatha Christie escreveu mais de 60 romances de mistério e mais de uma dezena de coletâneas de contos, além de alguns outros livros não policiais (entre eles, sua autobiografia, publicada postumamente em 1977). Em 2015, o site oficial da Rainha do Crime se propôs a descobrir quais são os melhores livros de Agatha Christie. Para isso, realizou uma pesquisa mundial com os fãs da autora, que poderiam escolher seus livros favoritos dentre todos os trabalhos produzidos por ela.

Após receber mais de 15 mil votos de leitores de mais de 100 países, os 10 livros mais votados foram os seguintes:

#10 – Cai o pano – O último caso de Poirot (1975)

O décimo lugar da lista ficou para Cai o pano, um dos últimos livros publicados por Agatha Christie e também o último caso de Hercule Poirot, seu detetive mais famoso. No livro, Poirot, já com idade avançada, retorna em busca de um assassino à mansão Styles, o mesmo local do primeiro caso que resolvido por ele. Esse caso está descrito em O misterioso caso de Styles (1920), o primeiro romance de Agatha Christie.

Livro "Os cinco porquinhos", de Agatha Christie
Livro “Os cinco porquinhos”

#9 – Os cinco porquinhos (1942)

O crime de Os cinco porquinhos, a morte do famoso pintor Amyas Crale,aconteceu 16 anos antes da investigação feita por Poirot e narrada no livro. No centro da trama estão o triângulo amoroso vivido pelo pintor e as tensões geradas por ele. Essa obra dá destaque especial ao aspecto psicológico dos personagens se comparada às outras da autora, sendo a segundo parte do livro composta de capítulos contados em primeira pessoa por diferentes narradores.

#8 – Morte na praia (1941)

Em Morte na praia, Hercule Poirot é obrigado a interromper suas férias de verão quando um assassinato acontece. Para descobrir quem é o assassino, o leitor é guiado junto a Poirot por uma análise dos álibis e motivos que cada um dos personagens da trama teria para matar.

#7 – Testemunha ocular do crime (1957)

Viajando na primeira classe de um trem que parte de Londres, Elspeth McGillicuddy observa tranquilamente a paisagem até o momento em que testemunha um crime: ela vislumbra um estrangulamento pela janela do trem que cruza com o seu seguindo na direção contrária. Após o ocorrido, nenhum cadáver é encontrado e ninguém acredita na história a não ser Miss Marple, a simpática e célebre senhora que se propõe a investigar o caso.

#6 – Convite para um homicídio (1950)

A história começa quando um anúncio no jornal convida os habitantes de um pequeno vilarejo inglês para presenciarem um homicídio na casa de Letty Blacklock. Pensando tratar-se apenas de um brincadeira, os vizinhos comparecem ao local sem imaginar que o anúncio acabaria se concretizando. Esse é mais um caso investigado por Miss Marple que, para ajudar a polícia a resolver o crime, precisará desconfiar de todos os presentes.

Leia também: Os 10 melhores livros de Stephen King segundo seus fãs

Livro "Os crimes ABC", de Agatha Christie
Livro “Os crimes ABC”

#5 – Os crimes ABC (1936)

Nessa trama, um assassino misterioso que se identifica apenas como “ABC” desafia Poirot ao enviar cartas que informam o detetive sobre os próximos assassinatos que ele irá cometer. Aparentemente aleatórios, os crimes seguem apenas uma regra: são executados seguindo a ordem alfabética dos nomes das vítimas e das cidades onde acontecem.

#4 – Morte no Nilo (1937)

Em Morte no Nilo, Poirot precisa desvendar, durante uma viagem de férias, o assassinato da jovem herdeira Linnet Ridgeway, que viajava em lua de mel a bordo de um cruzeiro pelo rio Nilo. Conforme a trama se desenrola, os interesses de terceiros na fortuna e na infelicidade de Linnet ficam mais evidentes, e o quebra-cabeças, cada vez mais complexo.

Livro "O assassinato de Roger Ackroyd", de Agatha Christie
Livro “O assassinato de Roger Ackroyd”

#3 – O assassinato de Roger Ackroyd (1926)

Com 8% dos votos totais registrados na pesquisa, O assassinato de Roger Ackroyd entrou no pódio de melhores romances da Rainha do Crime, conquistando a terceira posição. Quando o personagem que dá título ao livro é encontrado morto em sua própria casa, o já aposentado detetive Hercule Poirot entra em cena para buscar uma possível ligação entre esse e outros dois crimes. Narrado em primeira pessoa pelo Dr. Sheppard, o médico da cidade, o livro é um dos mais engenhosos já escritos por Agatha Christie.

#2 – Assassinato no Expresso do Oriente (1934)

Com 16% dos votos, Assassinato no Expresso do Oriente ficou com o segundo lugar entre os livros de Agatha Christie mais amados pelos leitores. A história é ambientada em um luxuoso trem que é forçado a parar no meio do trajeto por conta de uma forte nevasca. No meio da madrugada, um homem é assassinado e o detetive Poirot precisa descobrir qual dos passageiros é responsável pelo ato. O livro ganhará uma adaptação para os cinemas que estreia ainda em 2017.

Livro "E não sobrou nenhum", de Agatha Christie
Livro “E não sobrou nenhum”

#1 – E não sobrou nenhum (1939)

Com 21% dos votos, E não sobrou nenhum foi eleito pelos fãs de Agatha Christie o melhor de seus livros. E não é para menos: se trata do romance policial mais vendido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias comercializadas no mundo inteiro. Na trama, dez suspeitos encontram-se isolados em uma ilha onde assassinatos são cometidos em sequência e seguindo os versos de uma canção infantil. A história não apresenta nenhum detetive para solucionar o caso. O livro, um enorme sucesso, já ganhou adaptações para a TV, o cinema e o teatro.

O que você achou das escolhas? Comente qual é o seu preferido entre os livros de Agatha Christie!

4.4/5 - (101 avaliações)

89 comments

  • Adorei a lista dos melhores livros.
    Achei uma falta de respeito os herdeiros autorizarem uma outra escritora ressuscitar Poirot contra a vontade de Agatha que eliminou seus detetives para isso não acontecer.

    • Li o livro de Agatha Christie por Sophie Hannah, intitulado “ os crimes do monograma” , tenho certeza que já li o enredo principal, o teor da estória, mas aí foi colocado um pouco de enrolação junto a leitura.

    • Particularmente, gosto muito dos seguintes títulos :

      Depois do Funeral,

      Assassinato na Casa do Pastor,

      O Caso do Hotel Bertram,

      A terceira Moça,

      Poirot Perde uma Cliente,

      A Mão Misteriosa

      • Oi…
        Sei do que falam, embora não saiba do contexto… mas… li muito a Dama do Crime… no período da rebeldia adolescente… embora sua leitura ultrapasse essa fase com excelência… Mas a tua resposta O QUE O DINHEIRO NÃO FAZ, me lembrou uma série da Netflix, que assisti a pouco (nunca consigo ver uma por completo!), chama-se ALBA. Alba exclama para Mercedes: “O dinheiro não compra tudo, Mercedes!” Ao que Mercedes responde: “É o que dizem, os que não o tem!”. um dos diálogos mais contundentes sobre o dinheiro e poder que ja ouvi. Acho o conjunto absolutamente preciso!

  • Olá, Adorei a lista e a resenha de cada livro. Só uma observação:
    No Assassinato de Roger Ackroyd quem solicita a ajuda de Hercule Poirot é a personagem Flora, sobrinra de Roger Ackroyd e não Caroline.

  • Excelente relação. Creio que “A Hora Zero” (Towards Zero) e “Assassinato no Campo de Golfe” (The Murder on the Links) deveriam estar entre os melhores…

    • Não entendi o “E não sobrou nenhum”, li “O caso dos 10 negrinhos” esse acredito ser o nome original no Brasil do livro. Suspense espetacular, li quase sem conseguir soltar o livro. Já o filme, como é normal, decepção total.

  • Particularmente adoro “A Mansão Hollow”. Acrescentaria “Um brinde de cianureto”, “Depois do funeral” e o “O homem do terno marrom”.

  • Caro Júlio, apesar da Agatha ter matado Poirot e haver uma certa resistência sobre outros autores usarem seus personagens, li os dois de Sophie Hannah (Os crimes do monograma e Caixão fechado) e gostei muito. Compraria outros, se publicassem. Vale a pena ler e tirar as conclusões.

  • Um Corpo na Biblioteca e Um Gato Entre os Pombos são meus favoritos da Agatha Christie! Tenho apenas 14 anos, e com dezenas de livros que já li, todos da Agatha superam. A amo demais.

  • Como “A Mansão Hollow” e “Depois do Funeral” não estão nesta lista? Esses livros são surpreendentes, mas é questão de gosto, já ouvi muitos leitores dizerem que A Mansão Hollow não é tão bom comparado aos outros livros da exímia Agatha Christie, porém eu adoro.

  • Se fossem levar em conta a opinião de tds vcs ….não seriam 10 melhores livros seriam os 50 melhores. Mas Agatha é sempre maravilhosa!!

  • O primeiro livro de Ágatha Christie que li foi Um gato entre os pombos , apaixonei – me tanto que já li todos , umas quatro vezes cada um . Não há como dizer qual o meu preferido .

  • Gostei da lista, mas tomei spoiler do terceiro livro mais amado pelos leitores há uns dois dias, então estou bem chateada.
    Eu acrescentaria A casa torta, que é meu segundo livro favorito depois de “E não sobrou nenhum”.
    Gosto muito também de ” E no final a morte…”

  • O primeiro livro que li da Agatha foi “A testemunha ocular do crime” quando tinha 12 anos. Hoje aos 34, afirmo que no ramo policial ninguém conseguiu ser tão brilhante que nem ela. Se alguém tiver sugestões que me levam a estar errado, eu agradeço.

  • Gostei muito da lista, só acho que “Encontro com a morte” deveria estar na lista e que “Convite para um homicídio” é melhor que “Morte no Nilo”…

  • Impossível escolher dez melhores! Sou fã demais! Cada um melhor que o outro…Os livros de Poirot e Hastings são excelentes. Cai o pano, até chorei…

  • Não passo muito tempo sem ler ou reler algum livro da Agatha. Seus escritos me trazem conforto, abrem temporariamente uma janela para uma outra era e ao mesmo tempo, para o tempo presente com a psicologia humana sempre igual e sempre interessante no que é capaz de fazer. De fato ninguém a supera e arrisco dizer que não a superará pois seu lugar é insubstituível através dos tempos. Li a “A Mansão Hollow” aos 12 anos e nenhum livro surpreendeu-me mais do esse, mas claro que ainda restam alguns dela para eu ler, felizmente.
    s2

  • O melhor pra mim foi o primeiro: “O Misterioso caso dos Styles” Mas também senti falta de “o homem do terno marrom”.
    É claro que ainda não li todos. Leio pela ordem cronológica (segundo a Wikipédia) e estou ainda em “um passe de mágica”, portanto falta bastante coisa ainda.

  • Lendo todos os comentários, deu ainda mais vontade de ler muitos outros!!!
    Em que pese poder discordar de alguns do top 10, não esqueçamos que é apenas uma ‘votação’ dentre tantas outras… Convenhamos que a agatha é brilhante e toca em cada um de uma maneira diferente!!
    Li 6 dos que estão nesse top 10. Outros 4 que adicionaria seriam: Cavalo Amarelo, Um passe de mágica, Os elefantes não esquecem, sei lá… são tantos bons.. kkkkkk

  • Se tratando de resolver crimes antigos, me esqueci do Os elefantes não Esquecem, foi ótimo. E Poirot trabalha junto com a escritora fictícia de Agatha Christie, a Sra. Ariadne Oliver, que nos foi apresentada no livro Cartas na Mesa.

  • Encontro com a Morte , A Casa Torta , Punição para a Inocência e Noite sem Fim, qualquer um desses livros deveriam estar na lista!

  • Todos os livros são maravilhosos … o Caso dos Dez Negrinhos , para mim, foi o melhor,.,. E também acho que foi uma grande tolice a mudança do título no Brasil… por isso só falo no título original. Cai o Pano me fez chorar.

  • Adendo ao meu último comentário … o título original do O Caso dos Dez Negrinhos … Ten Little Niggers – título utilizado na Grã Bretanha e Then There Were None nos. Estados Unidos, portanto a tolice de mudar o nome no Brasil seguiu o exemplo de USA.

  • Tava passando o final de ano na casa duma tia minha lá em Guarú/SP, como de costume. Aí me deparei com uma edição de “O Assassinato de Roger Ackroid” da “Dama do Crime”. Tinha lido há tempos este livro. O primeiro que li dela foi uma compilação que tinha um dos primeiros casos do Detetive Poirot!! – marcio “osbourne” silva de almeida – jlle/sc

  • Tenho 56 livros de Agtha, é difícil dizer qual o melhor , Assinato no Campo de Golfe , Testemunha de acusação, gostei muito. O menos legal que achei foi Os quatro grande.

  • bem, o meu favori to e os trabalhos de hércules, é engenhoso e conta varias historia mais curtas e intrigantes, enfim , so opniao aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, desculpe, isso foi so pr NAO DAR comentario repetido outra vez

  • Eu gosto bastante de Morte na Mesopotâmia e Por que não pediram a Evans. Creio que deveriam estar nesta lista. Mas, com a infinidade de livros incríveis de Agatha Christie fica difícil escolher os melhores. Acho Agatha Christie extraordinária e o detetive Hercule Poirot é o meu preferido.

  • Eu gosto bastante de Morte na Mesopotâmia e Por que não pediram a Evans. Creio que deveriam estar nesta lista. Mas, com a infinidade de livros incríveis de Agatha Christie, fica difícil escolher os melhores. Acho Agatha Christie extraordinária e o detetive Hercule Poirot é o meu preferido.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados