Listas

5 livros escritos por músicos de sucesso

Share this post

Quem nunca escutou uma canção e se emocionou com a sua força poética? Alguns músicos, além de escreverem belas letras de música, conseguem transpor esse talento para a escrita de seus livros, como provam as 5 obras a seguir.

Só garotos (2010), de Patti Smith

Em Só garotos, a musicista norte-americana traz relatos autobiográficos de sua juventude após a chegada à Nova York do final dos anos 60, aos 20 anos. O livro tem como pano de fundo a contracultura americana dos anos 1970 e a paixão de Patti Smith pelo fotógrafo Robert Mapplethorpe, retratando a formação dos dois grandes artistas que ambos viriam a ser.

Budapeste (2003), de Chico Buarque

Chico Buarque já havia recebido o prêmio Jabuti de Ficção em 1992 por Estorvo (1991). Em 2004, foi a vez de Budapeste receber a mesma honraria. No livro, um talentoso ghost-writer carioca busca refúgio na capital húngara após concluir a escrita de uma autobiografia e ver-se em meio a impasses existenciais.

A brincadeira favorita (1963), de Leonard Cohen

O romance de estreia do cantor e compositor canadense, único traduzido no Brasil, carrega a mesma poética presente em suas músicas. Lançado 4 anos antes do primeiro disco de Cohen, o livro narra em quatro partes a trajetória da vida de Lawrence Breavman que, ao longo de sua jornada, perde o pai, dá início à vida sexual e questiona sua existência.

Verdade tropical (1997), de Caetano Veloso

Permeado por questões que vieram à tona nos anos 60 e 70, como as drogas e a ditadura, Verdade tropical descreve tanto o desenvolvimento de Caetano Veloso como cantor e compositor quanto períodos de sua vida pessoal. O livro também aborda a música popular, em especial o tropicalismo, e sua relação com outras manifestações musicais.

Nas entrelinhas do horizonte (2012), de Humberto Gessinger

Humberto Gessinger ficou conhecido como líder da banda Engenheiros do Hawaii e já lançou 5 livros desde 2008. Nas entrelinhas do horizonte, o penúltimo deles, é uma coletânea de crônicas que mistura memórias e reflexões sobre temas contemporâneos que surgiu a partir de alguns textos publicados por ele no BloGuessinger, seu blog pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados