Listas

8 maneiras de organizar a sua estante de livros

8 maneiras de organizar a sua estante de livros Share this post

Como andam as suas leituras? A compra de novos títulos costuma ser um hábito prazeroso para nós, leitores, mas o acúmulo faz com que você precise pensar em como organizar a sua estante de livros.

Quem gosta de comprar livros sabe o quanto é difícil resistir a detalhes como uma linda capa, ao cheiro de livro novo e até mesmo ao virar de cada página. E livros assim devem ser expostos, ajudando na decoração do ambiente.

Há quem invista na compra de estantes, que são o local ideal para acomodar as coleções. Até mesmo um quarto planejado pode receber um espaço especial para os livros, que além de acomodar os preferidos vai ajudar na montagem de um cenário perfeito. 

Se você sempre gostou de livros impressos, em vez de recorrer aos e-books e versões digitais dos seus autores mais admirados, certamente já acumulou uma variedade imensa na sua casa, não é mesmo?

Mas uma dúvida comum é: como organizar a sua estante de livros, facilitando o acesso aos volumes ao mesmo tempo em que se cria uma aparência bonita na sua residência? Há diferentes modos de se fazer isso.

Por isso, siga na leitura deste conteúdo e conheça algumas sugestões práticas para ordenar todos os seus volumes e coleções!

Os primeiros passos para começar a organização de livros

Se para evitar a bagunça na sua casa você apenas empilhava livros em um canto, saiba que é possível organizar toda a sua pequena biblioteca de modo interessante e funcional! Por isso, se você ainda não tinha um espaço para acomodar bem os seus volumes, comece procurando por uma estante que combine com o design dos seus móveis e outros objetos de decoração, como uma luminária led grande.

Além disso, é importante preparar os livros que você já tem, garantindo que eles estejam em ordem para serem acomodados no novo móvel. Para isso, invista em ações como:

  • Retire o pó dos volumes;
  • Reforme livros mais antigos;
  • Separe os que você pode doar;
  • Retire da embalagem os que você ainda não abriu.

Depois de preparar todos os volumes, eles estarão prontos para serem colocados na sua estante, e a partir disso você pode escolher entre as 8 maneiras de organização veremos a seguir. 

1. Livros lidos x livros não lidos

Para quem tem o hábito de leitura, uma ótima sugestão de organização de livros é acomodá-los na prateleira dividindo-os em duas partes práticas: livros lidos de um lado e livros não lidos de outro.

Além de facilitar no momento de pegar o próximo volume, você ainda consegue visualizar se as suas metas de leitura estão sendo cumpridas.

2. Livros por cores

Se você sempre gostou de cores, comprando até mesmo um balão de luz led para decorar a sua casa, uma possibilidade é a de separar os volumes da sua biblioteca de acordo com os tons das capas dos seus livros. 

Nesse caso, a organização vai mais pelo lado estético do que pelo funcional, mas é uma das maneiras de contribuir para a harmonia de cores dentro da sua casa, o que vai deixar qualquer convidado fascinado com a sua organização. 

Para deixar o espaço mais colorido, é possível aplicar um papel de parede nas superfícies do cômodo em que a estante estará posicionada, o que vai dar ainda mais personalidade para o ambiente de acordo com a sua cor preferida.

3. Livros por autores

Quem já possui autores preferidos e costuma ter todos os volumes já publicados por eles pode utilizar esse critério para dispor os diferentes livros na estante. 

Além de ser uma dica interessante, pode ser um modo de facilitar a busca por um determinado título, já que você saberá exatamente onde se encontra cada pequena coleção dos seus autores mais amados. 

4. Livros por tamanho

Já para quem tem apreço por formatos e por uma organização simétrica, a ideia de decoração é posicionar os livros na estante de acordo com o tamanho deles. 

No entanto, é preciso atenção: os livros maiores tendem a ser mais pesados, e podem exigir um reforço da prateleira para que a quantidade de volumes não prejudique a estrutura do móvel. 

Sendo assim, se essa foi a sua escolha, não deixe de verificar se há um sobrepeso no armário pequeno para escritório ou na estante escolhida, e faça a adaptação necessária para garantir que os livros terão o suporte necessário. 

5. Livros por gênero

Se você tem o hábito de fazer leituras alternando entre os diferentes gêneros literários, essa pode ser uma opção interessante para que você escolha facilmente um novo livro após ter concluído o anterior.

Você pode separá-los por seções: livros de poesia, de ficção, de receitas, manuais de viagem, de dicas financeiras, de decoração, didáticos, dicionários, etc.

6. Livros por idioma

Para quem gosta de fazer leituras em outros idiomas, uma sugestão é separar os volumes conforme a língua em que foram escritos.

7. Livros por preferência

Alguns leitores são verdadeiros fãs de determinados volumes, o que faz com que eles queiram vê-los sempre, seja para relembrar uma passagem ou para reler um capítulo inteiro. 

Por isso, outra dica interessante de organização é a de deixar os livros que você mais gosta, ou que precisa pegar com maior frequência, nas áreas onde é possível acessá-los facilmente, deixando a estante funcional e prática no dia a dia. 

8. Livros por estética

Se você tem muitos livros, mas também preza pela beleza do cômodo no qual eles ficarão armazenados, não deixe de organizar a sua estante priorizando a estética do local.

Uma sugestão nesse caso é inserir alguns itens decorativos entre os volumes, sem que estes precisem estar necessariamente colados no outro, deixando a estante bonita e o cômodo ainda mais atrativo.

Para isso, você pode colocar alguns livros e inserir uma letra caixa iluminada, um pequeno vaso de plantas ou ainda bonecos e miniaturas que vão conferir maior leveza à estante. 

Bônus: não deixe de catalogar os seus livros

Quem possui muitos livros pode acabar se esquecendo de todos os volumes já adquiridos e até mesmo comprando títulos repetidos. Outra situação comum é fazer o empréstimo de livros que acabam não retornando para a sua estante. 

Sendo assim, uma dica valiosa para quem é catalogar os seus volumes, utilizando adesivo vinil personalizado para numerá-los e criar um pequeno acervo dentro de casa. É necessário criar um registro onde serão incluídas informações como: nome do livro, do autor, ano da edição, gênero e outros dados que sejam pertinentes. 

Se você já estava querendo organizar os seus livros, mas ainda não sabia como, esperamos que uma dessas dicas possa ser utilizada na sua casa! Assim, você deixa os títulos alinhados e a sua decoração muito mais bonita.

Qual das dicas foi a sua preferida?

Esse texto foi desenvolvido em parceria pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados