Como foi a Casa TAG - Experiências Literárias na Flip 2019 - Blog da TAG
Curiosidades literárias

Como foi a Casa TAG – Experiências Literárias na Flip 2019

Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho

Casa cheia e leitores reunidos: assim foi a nossa Flip 2019. A partir do tema “A leitura conecta”, a primeira casa da TAG na Festa Literária Internacional de Paraty transbordou amor e literatura entre os dias 10 e 14 de julho. Muitas das nossas mesas pararam a Rua da Matriz, enquanto tantas outras emocionaram e arracaram sorrisos dos visitantes. Levamos um pouco da experiência literária que oferecemos aos associados todos os meses a uma casa aconchegante, na qual não faltou café quentinho e nem cerveja pra nos lembrar que literatura pode ser, sim, papo de bar.

“Literatura e psicanálise”, com Contardo Calligaris. Mediação: André Araujo
Bate-papo com os booktubers Pedro Pacífico, Yuri Al’Hanati, Mell Ferraz e Isa Vichi. Mediação: Luise Spieweck Fialho
João Doederlein
Tobias Carvalho e Juliana Leite

Abrindo a programação da casa na quinta-feira, dia 11, Contardo Calligaris falou sobre literatura e psicanálise. Na sequência, houve bate-papo com os booktubers Mell Ferraz, Yuri Al’Hanati, Isa Vichi e Pedro Pacífico, “Literatura e redes sociais” com João Doederlein (@akapoeta) e mesa com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018 Tobias Carvalho e Juliana Leite.

Sarau com as slammers Mel Duarte, Leticia Brito, Luiza Romão, Mariana Felix, Negafya e Roberta Estrela D’Alva

Pra fechar a noite de quinta-feira, o sarau com as slammers Mel Duarte, Leticia Brito, Luiza Romão, Mariana Felix, Negafya e Roberta Estrela D’Alva animou o público no Happy Hour Colorado.

Conceição Evaristo e Jarid Arraes

Sessão de autógrafos com Conceição Evaristo

Na sexta-feira, dia 12, Conceição Evaristo parou a rua para ver sua mesa com Jarid Arraes sobre a obra de Grada Kilomba, seguida de sessão de autógrafos com as duas escritoras.

Socorro Acioli e Noemi Jaffe
Sessão de autógrafos com Kalaf Epalanga
Kristen Roupenian

Noemi Jaffe e Socorro Acioli fizeram todos sorrir com as histórias compartilhadas na mesa “Literatura e criação” e, como se o dia já não houvesse sido incrível o bastante, tivemos as presenças generosas e inesquecíveis do angolano Kalaf Epalanga, autor de Também os brancos sabem dançar, e da norte-americana Kristen Roupenian, autora de Cat person e outros contos.

Raphael Montes lê um trecho de seu livro “Uma mulher no escuro”
Ayelet Gundar-Goshen
Renata Sorrah estava na plateia da mesa com Ayelet Gundar-Goshen

Sábado foi mais um dia de casa cheia do início ao fim. Demos início à programação com Rapahel Montes falando sobre a literatura de suspense. Na sequência, Ayelet Gundar-Goshen foi a protagonista da mesa “Literatura e fábula”.

Pilar del Río e José Luís Peixoto
Sessão de autógrafos com José Luís Peixoto

José Luís Peixoto e Pilar del Río mobilizaram a Rua da Matriz para o lançamento de Autobiografia, livro escrito pelo português para o aniversário de 5 anos da TAG Curadoria.

Ayòbámi Adébáyò, Djamila Ribeiro e Fernanda Bastos
Lançamento da coleção “Feminismos plurais” com Juliana Borges, Joice Berth, Carla Akotirene, Djamila Ribeiro e Rodney William

Por fim, Djamila Ribeiro participou de mesa com Ayòbámi Adébáyò e lançou a coleção Feminismos Plurais.

Os dias que vivemos em Paraty foram memoráveis e ficarão pra sempre na história da TAG. Já estamos com saudades!

Avalie esse post

2 comments

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados