Matérias

Como criar o hábito da leitura em 21 dias

Share this post

Você já ouviu falar que, para adquirir um hábito, são necessários 21 dias de repetição até que a atividade se torne automática?

Em meados da década de 1960, o cirurgião plástico norte-americano Maxwell Maltz observou que seus pacientes levavam cerca de 21 dias para assimilar os benefícios e mudanças de um procedimento cirúrgico. Esse é período necessário para que o cérebro torne um novo hábito um padrão e realize a tarefa com menos esforço. De acordo com Maltz, isso se aplica a diferentes áreas da vida. Ao se comprometer com uma tarefa por 21 dias ao invés de encarar a mudança como definitiva, sua meta parecerá menos assustadora e você não se impedirá de começar. Assim, fica mais fácil permanecer firme no propósito.

Tem quem acredite na teoria dos 21 dias, tem quem não. O psicólogo e pesquisador britânico Jeremy Dean, ao observar alguns voluntários, concluiu que a criação ou retomada de um hábito depende de fatores diversos, como o próprio indivíduo e a natureza da atividade. Segundo ele, desenvolver hábitos relacionados à alimentação é mais rápido (leva em torno de 20 dias) do que os relacionados a esportes (por volta de 80 dias), por exemplo.

Em resumo, se o seu objetivo for simples e, dependendo do foco e da determinação, é possível criar um hábito no tempo mínimo de 21 dias proposto pela teoria de Maltz. Por isso, como estímulo à criação de uma relação mais próxima com a leitura, desenvolvemos uma jornada para acompanhar seu progresso ao longo de um mês. Funciona assim:

1 – Acesse e imprima a Jornada de Leitura clicando aqui.

2 – Cada dia lido deve ser preenchido com uma caneta ou lápis. Registre, também, quanto tempo você dedicou à leitura. Nesse início, foque em chegar pelo menos até o dia 21!

4 – Não conseguiu ler um dia? Sem problemas! Pule a casa e pinte os dias seguintes. O importante é não perder o hábito.

5 – Use uma nova jornada por mês até criar o hábito da leitura ou para seguir registrando seu progresso.

Boas leituras!

1 comment

Érika 5 de outubro de 2019 Responder

Estou usando a minha =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados