Matérias

Como criar o hábito da leitura em 21 dias

Share this post

Você já ouviu falar que, para adquirir um hábito, são necessários 21 dias de repetição até que a atividade se torne automática?

Em meados da década de 1960, o cirurgião plástico norte-americano Maxwell Maltz observou que seus pacientes levavam cerca de 21 dias para assimilar os benefícios e mudanças de um procedimento cirúrgico. Esse é período necessário para que o cérebro torne um novo hábito um padrão e realize a tarefa com menos esforço. De acordo com Maltz, isso se aplica a diferentes áreas da vida. Ao se comprometer com uma tarefa por 21 dias ao invés de encarar a mudança como definitiva, sua meta parecerá menos assustadora e você não se impedirá de começar. Assim, fica mais fácil permanecer firme no propósito.

Tem quem acredite na teoria dos 21 dias, tem quem não. O psicólogo e pesquisador britânico Jeremy Dean, ao observar alguns voluntários, concluiu que a criação ou retomada de um hábito depende de fatores diversos, como o próprio indivíduo e a natureza da atividade. Segundo ele, desenvolver hábitos relacionados à alimentação é mais rápido (leva em torno de 20 dias) do que os relacionados a esportes (por volta de 80 dias), por exemplo.

Em resumo, se o seu objetivo for simples e, dependendo do foco e da determinação, é possível criar um hábito no tempo mínimo de 21 dias proposto pela teoria de Maltz.

Por isso, como estímulo à criação de uma relação mais próxima com a leitura, desenvolvemos o desafio 21 dias de leitura! Você realiza a sua inscrição no site do #Desafio1LivroPorMês e recebe um Controle de Hábito para acompanhar seu progresso ao longo desse tempo. Além disso, você receberá dicas, ferramentas e conteúdos que vão ajudar nesse processo. Funciona assim:

1 – Inscreva-se no desafio para receber conteúdo e o seu Controle de Hábito clicando aqui.

2 – Cada dia lido deve ser preenchido com uma caneta ou lápis. Registre, também, quanto tempo você dedicou à leitura.

3 – Registre como você se sentiu em cada dia.

4 – Não conseguiu ler um dia? Sem problemas! Pule a casa e pinte os dias seguintes. O importante é não perder o hábito.

5 – Acompanhe os conteúdos e interaja com outros desafiados no Instagram oficial @desafio1livropormês

Boas leituras!

7 comments

Érika 5 de outubro de 2019 Responder

Estou usando a minha =)

Andresa 15 de dezembro de 2020 Responder

olá! Sou Andresa de Betim-MG e tenho dois livros de 500 pgs sobre direito constitucional e administrativo. Desde o dia q comprei, li os primeiros capítulos de cada e parei, preciso continuar, mas procrastino d++!!! Por isso, quis participar desse projeto de leitura por 21 dias e sair do ZERO.

De Assis 22 de dezembro de 2020 Responder

EU VOU CONSEGUIR HÁBITO DA LEITURA EU ACREDITO QUE CONSIGO.

Sara 29 de dezembro de 2020 Responder

Quero tentar, mas to me sentindo meio “fútil” pq nenhum dos livros que planejo ler é de estudos ou coisa do tipo :/ São livros que tenho aqui, de romance/ficção mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados