Como ler mais usando a Técnica Pomodoro - Blog da TAG
Curiosidades literárias

Como ler mais usando a Técnica Pomodoro

Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho

Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Esse método tem como objetivo o aumento do foco em uma tarefa e, consequentemente, da produtividade. Ela envolve o gerenciamento do tempo, o que está ligado à origem desse nome exótico: Francesco Cirillo, que a elaborou no final da década de 1980, utilizou um relógio de cozinha em formato de tomate para testá-la (“pomodoro”, em italiano, significa “tomate”).

A premissa básica da Técnica Pomodoro é focar em uma atividade por períodos ininterruptos de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), seguidos por breves pausas. Ou seja: 1 pomodoro = 25 minutos. Ao final de cada um, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. Após 4 pomodoros, você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos.

E como aplicar a Técnica Pomodoro à leitura?

  1. Escolha um livro para ler no dia ou faça uma lista das leituras que deseja intercalar.
  2. Programe seu relógio ou despertador para tocar após 25 minutos e inicie a leitura. Durante esse período, leia sem distrações ou interrupções como ir ao banheiro ou checar o celular.
  3. Ao final dos 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. Nesse período, você pode fazer o que quiser! A sugestão é que você aproveite esse tempo para se levantar e movimentar o corpo, mas qualquer atividade relaxante é válida.
  4. Retome a leitura por mais 25 minutos.
  5. A cada quatro períodos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos.
  6. Se desejar, anote seu progresso na leitura ao final de cada pomodoro. Com o passar do tempo, ficará fácil acompanhar a evolução do seu ritmo!
  7. Aplique a Técnica Pomodoro sempre que se planejar para dedicar um momento do dia à leitura.

Em resumo:

25 minutos de leitura (1º pomodoro) — 5 minutos de pausa — 25 minutos de leitura (2º pomodoro) — 5 minutos de pausa — 25 minutos de leitura (3º pomodoro) — 5 minutos de pausa — 25 minutos de leitura (4º pomodoro) — 30 minutos de pausa

E assim por diante!

Observações importantes:

  • Você só deve interromper um pomodoro se surgir uma demanda urgente ou extremamente necessária. Nesse caso, ao concluir a tarefa, você deve ajustar o relógio e recomeçar o período de 25 minutos de leitura.
  • Se lembrar de algo que precisa fazer durante um “pomodoro”, anote em um papel para não esquecer e faça mais tarde.
  • Dependendo da densidade do texto que você está lendo, parar por 5 minutos pode ser pouco. Recomendamos que você descanse mais, se precisar. Lembre-se que a leitura deve ser, acima de tudo, uma atividade prazerosa!
  • Da mesma forma, se você está imerso no livro e sente vontade de continuar após o fim dos 25 minutos, siga lendo!

Que tal fazer testes e adaptar o tempo dos pomodoros e das pausas ao seu ritmo? O objetivo é que a técnica ajude você a se concentrar melhor e, assim, ler mais!

 

5/5 - (1 avaliações)

8 comments

  • Ahh, essa técnica é matadora mesmo!
    Eu usava para corrigir provas, e agora uso para editar.

    Tem o alarminho no celular mesmo, ou até no computador.
    Muito boa dica mesmo.

    Abraços!

  • Amei a dica!
    Além de estimular a leitura, focar e concentrar, esta técnica ajuda o leitor a ser mais organizado em seu dia a dia.
    Gratidão

  • Muito bom, vou ler agora e testar isso, quem tem relógio, ativa o timer (temporizador), é melhor do que usar o celular, pois o celular tira muita concentração!

    Se for usar o celular não deixe-o do seu lado, recomendo!!!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados