Listas / Matérias

Como manter o hábito da leitura?

Share this post

Não está conseguindo acompanhar a jornada de 21 dias de leitura? Vamos ajudar você!

Se está sentindo dificuldades em engrenar no livro ou seguir o ritmo proposto pelo desafio, separamos algumas dicas que podem ajudar! Veja em qual situação você se encaixa e tente aplicar as sugestões:

1- Meu ambiente é muito barulhento

Nem todo mundo consegue ler com o barulho do trânsito, de conversa ou da TV do vizinho. Isso pode ser um problema para quem mora em grandes centros urbanos ou divide a casa com outras pessoas. Pensando nisso, listamos algumas sugestões de trilhas sonoras de leitura para você colocar no fone de ouvido e mergulhar na história. Clique aqui e acesse!

2- Sinto muito sono

Muitos leitores relatam que acabam caindo no sono quando pegam um livro. A nossa hipótese é de que a maioria escolhe o período da noite para ler, e aqui moram duas possíveis respostas:

(1) Temos um hormônio regulador do sono chamado melatonina, que é liberado em ambientes escuros.

(2) Ao longo do dia, acumulamos uma substância chamada adenosina. Quanto mais alto seu nível, mais sono sentimos. Essa combinação é o que nos faz dormir, normalmente no fim do dia, quando a noite chega.

Por isso, para quem prefere reservar o período noturno para a leitura, as dicas são: leia sentado(a)! Se o sono bater, experimente ler algumas linhas em voz alta e, se isso não funcionar, mexa-se um pouco. Caminhe, pule ou alongue-se!

Outra boa dica é trocar seu horário de leitura por um tempo. Por exemplo, se você costuma ler à noite, antes de dormir, e tem caído no sono logo nas primeiras páginas, talvez sua rotina esteja cansativa demais e esse não seja o melhor horário para leitura no momento. Experimente acordar um pouco antes ou reservar 15 minutos para seu livro no intervalo do almoço. Quando as coisas se acalmarem, você pode retomar a leitura noturna, ou quem sabe acabar descobrindo um novo horário preferido para ler.

3- Não consigo priorizar

Você não precisa deixar de fazer nada para concluir as leituras que deseja. Basta organizar melhor suas atividades e, principalmente, o tempo dedicado a cada uma delas. Por exemplo: ao invés de ver 2 episódios seguidos daquela série que você tanto gosta, que tal olhar um só e usar os outros 30 ou 40 minutos para ler? Vale fazer o mesmo cálculo para atividades corriqueiras: 5 minutos a menos nas redes sociais, 10 minutos de leitura na cama antes de dormir ou ao acordar, 30 minutos de leitura no fim de semana e por aí vai.

“Esqueci tudo sobre isso!”

4 – Esqueço de ler

Um hábito simples e que pode fazer toda a diferença no seu hábito literário é sempre carregar um livro com você. Aqueles 15 minutos na sala de espera já são suficientes para você estabelecer um ritmo de leitura e, de quebra, sentir que o tempo passou mais rápido.

5- Estou pensando em abandonar o livro

Considerando a imensidão de livros que existem e o pouco tempo que temos para ler todos eles, devemos insistir naquelas leituras que não nos deixam entusiasmados desde as primeiras páginas? Uma boa solução para essa questão é a regra das 50 páginas, descrita pela bibliotecária Nancy Pearl em seu blog:

“Se a leitura de um livro não está sendo prazerosa, tente ler mais 50 páginas! Depois, decida se deseja continuar ou abandonar o livro. Essa estratégia evita que você desista dos livros cedo demais e não se permita conhecer novas ideias e perspectivas. Por outro lado, a vida é muito curta para ler livros que você não gosta ou considera repetitivos. Não se force a ler a coisa toda — se a história não estiver funcionando para você depois de 50 páginas, o final provavelmente não a tornará muito melhor…”

Nossa jornada de 21 dias de leitura juntos vai ajudar você a persistir no hábito e descobrir histórias incríveis! Esperamos que as dicas sejam úteis e que tornem suas experiências ainda melhores. E agora, vamos ler?

10 comments

Elisabeth Guimarães 29 de dezembro de 2020 Responder

Muito obrigado, foram ótimas dicas, principalmente pra mim que quero retomar o hábito da leitura 🤗📚📒❤️

Ana Paula silva 4 de janeiro de 2021 Responder

Perfeito!!! Apaixonada 🥰

Rafaela Silva 4 de janeiro de 2021 Responder

Nossa estou admirada com tanto conteúdo bom e interessante. Que investimento ser associada da TAG.

Claudia Senna 5 de janeiro de 2021 Responder

Estou adorando esse “desafio”! Há tempos queria retomar a rotina de leitura diária e tem sido muito bom. ❤📚

Jhonatam 5 de janeiro de 2021 Responder

Essa jornada de 21 dias foi um ótima ideia!!! Estou curtindo e voltando ao hábito de ler…👏📚📖

Rosângela 6 de janeiro de 2021 Responder

Amei as dicas.

Lusivalda Bezerra 6 de janeiro de 2021 Responder

Não estou seguindo o desafio, porque não consegui ler só o indicado para aquele dia. Comecei ontem e já li 1/4 do livro.

Nilza Maria 7 de janeiro de 2021 Responder

Estou amando está jornada de leitura. Não estava dando conta de ler todos os livros, mas agora priorizo minha leitura e está dando super certo!!

Antônia 19 de fevereiro de 2021 Responder

O legal da jornada é que ela me traz desafios para ler mais. Estou gostando muito dos livros indicados. A leitura flui com naturalidade. E eu estou conseguindo sair da rotina de ler apenas livros técnicos ou motivacionais. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados