Matérias

Como surgiu o Prêmio Pulitzer?

Como surgiu o Prêmio Pulitzer? Share this post

O Pulitzer é um prêmio norte-americano que laureia, anualmente, a excelência no jornalismo e nas artes. Mas, afinal, o que é e onde surgiu o renomado Prêmio Pulitzer?

Nascido na Hungria, em 1847, Joseph Pulitzer mudou-se ainda jovem para os Estados Unidos, onde passou a trabalhar como carregador de malas e garçom. Entre um emprego e outro, frequentava a biblioteca para estudar inglês e direito. Certo dia, desviou a atenção de seus livros para dois homens que jogavam xadrez ao seu lado. Percebendo uma jogada mal pensada, Joseph fez um comentário indicando o erro. Impressionado com a perspicácia do garoto, o homem interrompeu o jogo para conversar com o jovem húngaro, que saiu da biblioteca com uma proposta de emprego.

Naquele momento, Joseph dava o primeiro passo de sua brilhante carreira no jornalismo – em poucos anos, passou de repórter iniciante a proprietário do jornal de maior circulação nos Estados Unidos, The World. Pulitzer enxergava no jornalismo um método investigativo para explorar as verdades do mundo e levá-las às pessoas. Colocando-se ao lado do cidadão, investigou a corrupção do governo, denunciou apostadores ilegais e ajudou a condenar milionários sonegadores de imposto.

Em famoso caso, o jornal The World expôs um pagamento fraudulento de quarenta milhões de dólares do governo federal americano a uma empresa francesa. Em resposta, o Estado acusou o jornal de difamação à honra do presidente Theodore Roosevelt e do banqueiro J. P. Morgan, e exigiu retratação. Pulitzer, ao contrário, aprofundou as investigações, até que o tribunal se visse obrigado a retirar as acusações, em uma das grandes vitórias da liberdade de expressão.

Em outubro de 1911, aos 64 anos, praticamente cego e com graves problemas de saúde, Joseph Pulitzer faleceu. Deixou, porém, não apenas o exemplo de seu caráter, mas o famoso Prêmio Pulitzer, criado para preservar esse espírito e elevar a profissão de jornalista. Ao longo do tempo, outras categorias foram criadas, e a Literatura ganhou prêmios para Poesia e para Ficção.

Em 2018, o livro vencedor do Pulitzer na categoria Ficção foi Less, de Andrew Sean Greer. Já o prêmio de Poesia ficou com Half-light: Collected poems 1965-2016, de Frank Bidart.

2 comments

marcos oliveira 27 de janeiro de 2019 Responder

gostei muito do post,vou acompanha o seu blog este tipo de conteudo tem mim ajudado muito

Arturo Saavedra 26 de maio de 2021 Responder

An impressive share! I have just forwarded this onto a co-worker who has been conducting a little homework
on this. And he in fact ordered me breakfast because I
discovered it for him… lol. So let me reword this….
Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to discuss this subject here on your
blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados