Matérias

Como surgiu o Prêmio Pulitzer?

Como surgiu o Prêmio Pulitzer? Share this post

O Pulitzer é um prêmio norte-americano que laureia, anualmente, a excelência no jornalismo e nas artes. Mas, afinal, o que é e onde surgiu o renomado Prêmio Pulitzer?

Nascido na Hungria, em 1847, Joseph Pulitzer mudou-se ainda jovem para os Estados Unidos, onde passou a trabalhar como carregador de malas e garçom. Entre um emprego e outro, frequentava a biblioteca para estudar inglês e direito. Certo dia, desviou a atenção de seus livros para dois homens que jogavam xadrez ao seu lado. Percebendo uma jogada mal pensada, Joseph fez um comentário indicando o erro. Impressionado com a perspicácia do garoto, o homem interrompeu o jogo para conversar com o jovem húngaro, que saiu da biblioteca com uma proposta de emprego.

Naquele momento, Joseph dava o primeiro passo de sua brilhante carreira no jornalismo – em poucos anos, passou de repórter iniciante a proprietário do jornal de maior circulação nos Estados Unidos, The World. Pulitzer enxergava no jornalismo um método investigativo para explorar as verdades do mundo e levá-las às pessoas. Colocando-se ao lado do cidadão, investigou a corrupção do governo, denunciou apostadores ilegais e ajudou a condenar milionários sonegadores de imposto.

Em famoso caso, o jornal The World expôs um pagamento fraudulento de quarenta milhões de dólares do governo federal americano a uma empresa francesa. Em resposta, o Estado acusou o jornal de difamação à honra do presidente Theodore Roosevelt e do banqueiro J. P. Morgan, e exigiu retratação. Pulitzer, ao contrário, aprofundou as investigações, até que o tribunal se visse obrigado a retirar as acusações, em uma das grandes vitórias da liberdade de expressão.

Em outubro de 1911, aos 64 anos, praticamente cego e com graves problemas de saúde, Joseph Pulitzer faleceu. Deixou, porém, não apenas o exemplo de seu caráter, mas o famoso Prêmio Pulitzer, criado para preservar esse espírito e elevar a profissão de jornalista. Ao longo do tempo, outras categorias foram criadas, e a Literatura ganhou prêmios para Poesia e para Ficção.

Em 2018, o livro vencedor do Pulitzer na categoria Ficção foi Less, de Andrew Sean Greer. Já o prêmio de Poesia ficou com Half-light: Collected poems 1965-2016, de Frank Bidart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados