Matérias

Projeto social da TAG conclui sua primeira edição

conclusao-projeto-social-tag Share this post

No início do mês de dezembro de 2017, com muita alegria, concluímos a última etapa de mais um projeto social do clube. Trata-se do Projeto Despertar, pensado especialmente para incentivar a leitura em pessoas cujo acesso à literatura é limitado. Proporcionando a experiência de clube do livro, estamos buscando estimular a formação de novos leitores e auxiliar no desenvolvimento do hábito de ler.

Veja como o projeto começou

O primeiro local a receber o projeto foi o IDE Brasil, de Belo Horizonte/MG. Após um mês de leitura acompanhada pelas diretoras voluntárias do Instituto na Comunidade Pedreira Prado Lopes, as 40 crianças tiveram uma verdadeira experiência literária: no dia 9 de dezembro, com a colaboração de uma mediadora, proporcionamos uma tarde de muita diversão, brincadeiras e, principalmente, uma rica discussão sobre o livro A bolsa amarela, de Lygia Bojunga.

Fizemos questão de registrar um pouco da alegria que sentimos naquele dia:

Fotos: Janaína Moura Fotografia

O engajamento, a ansiedade para falar sobre a obra e o pleno conhecimento do enredo do livro em cada uma das crianças chamaram muito a nossa atenção. Tivemos, ainda, a feliz oportunidade de presenteá-las com suas próprias bolsas amarelas.

Não temos dúvidas de que o objetivo do projeto foi alcançado, mas isso só foi possível graças ao trabalho das diretoras do Instituto e à disposição de cada uma das crianças em dividir essa experiência conosco. Não desejamos, de forma alguma, que o acesso das crianças do Instituto à literatura encerre aqui e dependa de um outro projeto para acontecer novamente. Pensando nisso, montamos uma Estante TAG na salinha de leitura com alguns títulos que poderão ser acessados a qualquer momento.

Esperamos, em 2018, poder proporcionar essa experiência para outras pessoas e que, juntos, possamos apresentar a leitura para todos aqueles que estiverem dispostos a conhecê-la.

1 comment

GEISA LOPES 17 de setembro de 2018 Responder

Que iniciativa importante e interessante,afinal a leitura nos proporciona viagens a lugares e épocas despertando a imaginação e com ela a criatividade e a aprendizagem de forma geral!Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados