Estas 6 novelas brasileiras foram inspiradas em livros nacionais - Blog da TAG
Curiosidades literárias

Estas 6 novelas brasileiras foram inspiradas em livros nacionais

Daniel Dantas, Ana Paula Arósio e Marcello Antony na segunda versão de "Ciranda de Pedra" (2008). Imagem: Rede Globo / Divulgação Daniel Dantas, Ana Paula Arósio e Marcello Antony na segunda versão de "Ciranda de Pedra" (2008). Imagem: Rede Globo / Divulgação Share this post

O Brasil é pioneiro em produção de telenovelas e, hoje, exporta o formato para dezenas de países. O que alguns talvez não saibam é que o gênero tem na literatura uma grande fonte de inspiração, popularizando, assim, as histórias de grandes escritores e levando-as a um público muito maior. Veja abaixo 6 novelas de sucesso inspiradas em livros brasileiros:

1. A escrava Isaura

A novela foi exibida entre os anos de 2004 e 2005 pela Rede Record e inspirada no livro homônimo de Bernardo Guimarães, lançado em 1875. O romance é considerado um marco da literatura abolicionista ao retratar a sociedade escravocrata brasileira no século XIX e foi um grande sucesso de público em sua época.

2. Ciranda de pedra

O livro Ciranda de pedra (1954)de Lygia Fagundes Telles, foi adaptado duas vezes para novelas, ambas pela Rede Globo: a primeira versão foi ao ar em 1981; a segunda, em 2008. Trata-se do primeiro romance lançado pela escritora, hoje um nome consagrado da literatura.

3. Éramos seis

A novela produzida pelo SBT obteve sucesso no horário nobre da emissora em 1994. A trama foi adaptada do livro Éramos seis, de Maria José Dupré, escritora que, além de romances, lançou livros infantojuvenis, sendo um deles A ilha perdida (1945)um dos títulos de maior sucesso da série Vaga-Lume.

4. Essas mulheres

A novela da Rede Record é adaptação de três livros de José de Alencar: Lucíola (1862), Diva (1864) e Senhora (1874)No centro da trama, exibida originalmente em 2005, estão as mulheres Maria da Glória (que muda seu nome para Lúcia), Mila e Aurélia, que fazem alusão às heroínas do escritor cearense. A novela ora une, ora distancia as personagens criadas a partir dos três romances.

5. Gabriela

“Gabriela” foi outra novela da Rede Globo que ganhou duas versões: uma em 1975 e outra, mais recente, em 2012. Ambas são adaptações do romance Gabriela, cravo e canela (1958)de Jorge Amado. Os livros do escritor baiano foram adaptados, ainda, para outras novelas da emissora: são os casos de “Tieta”, exibida entre 1989 e 1990 e baseada em Tieta do agreste (1977), e “Porto dos Milagres”, exibida em 2001 e inspirada nas obras Mar morto (1936) e A descoberta da América pelos turcos (1994).

6. Meu pé de laranja lima

O clássico juvenil Meu pé de laranja lima (1968)de José Mauro de Vasconcelos, foi adaptado três vezes para a televisão: a primeira novela foi produzida e exibida pela TV Tupi entre 1970 e 1971. Dez anos depois, entre 1980 e 1981, essa adaptação foi regravada pela Rede Bandeirantes, emissora que exibiria ainda uma terceira versão do livro entre 1998 e 1999.

Você já assistiu a alguma dessas novelas? Sabia da existência dos livros que deram origem a elas?

2.3/5 - (14 avaliações)

4 comments

  • O meu nome foi por causa da primeira exibição da novela Ciranda de Pedra! Tenho muito orgulho de saber que era de uma personagem de um livro que vinha a ler em meados de 2007 e ainda saber que era de uma autora que eu fiquei apaixonada quando criança por causa do livro “Venha ver o por do sol e outros contos”.

  • Conheci o livro A Escrava Isaura através da novela da REDE GLOBO produzida em 1976 com Lucélia Santos, um grande sucesso em vários países até hoje.

  • Eu amava ‘Essas Mulheres’ e comecei a assistir porque achei interessante juntar as três histórias de José de Alencar! Foi uma sacada legal!!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados