Escritores consagrados que ganharam fama com seus romances
Curiosidades literárias

Estes 7 escritores consagrados ganharam fama com seus romances de estreia

Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho

Os 7 romances abaixo foram os primeiros lançados por seus autores e já suficientes para que o meio literário ficasse atento aos seus talentos promissores.

1. Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles

Até 1954, ano em que publicou Ciranda de pedra, Lygia Fagundes Telles já havia lançado alguns livros de contos. Seu primeiro romance, adaptado para telenovela em 1981, porém, se tornou uma de suas mais aclamadas obras ao lado de As meninas (1973). A escritora brasileira, uma das principais da atualidade, recebeu o Prêmio Camões em 2005.

2. Clube da luta, de Chuck Palahniuk

Clube da luta foi o primeiro de diversos livros já lançados por Chuck Palahniuk, escritor contemporâneo norte-americano. A história ficou famosa principalmente graças ao filme homônimo de 1999, lançado 3 anos depois do livro e estrelado por Brad Pitt e Edward Norton.

3. Este lado do paraíso, de F. Scott Fitzgerald

Publicado em 1920, o livro teve sua primeira tiragem esgotada poucos dias após o lançamento. O romance foi bem recebido em função da escrita lírica e graciosa do autor e por fazer o retrato de uma nova era da história norte-americana. Depois de Este lado do paraíso, F. Scott Fitzgerald escreveu outras obras aclamadas, como O grande Gatsby (1925) e Suave é a noite (1934).

4. Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling

Após ser recusado por mais de uma dezena de editoras, o primeiro volume da série Harry Potter finalmente foi aceito e lançado pela Bloomsbury na Inglaterra, em 1997. Desde então, a saga tornou-se um gigantesco sucesso mundial e J. K. Rowling lançou, fora a série e livros relacionados, outros 4 títulos para o público adulto.

5. Os Buddenbrook, de Thomas Mann

O Nobel de Literatura de 1929 Thomas Mann publicou esse seu primeiro romance em 1901, com apenas 25 anos. Trata-se de uma grandiosa história que narra, como sugere o subtítulo do livro, a “decadência de uma família” ao acompanhar quatro gerações de Buddenbrooks. Inspirada da família do autor, essa obra precedeu outras como A montanha mágica (1924) e Doutor Fausto (1947) e foi a partir dela que Thomas Mann tornou-se um dos escritores de maior destaque do século XX.

6. O sol é para todos, de Harper Lee

O primeiro e durante muitos anos único livro de Harper Lee, lançado em 1960, venceu o prêmio Pulitzer e tornou-se rapidamente um clássico da literatura norte-americana. Um ano antes da morte da escritora, que faleceu em 2016, foi publicada uma continuação do livro intitulada Vá, coloque um vigia.

7. Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector

Publicado em 1963, o livro de estreia de Clarice Lispector já trazia estilo de escrita marcante da autora. A obra recebeu comentários entusiasmados da crítica especializada na época em que foi lançada, antevendo o sucesso da escritora que se tornaria uma das maiores do Brasil alguns anos mais tarde.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados