59ª edição do Prêmo Jabuti: Machado, de Silviano Santiago
Curiosidades literárias

Romance “Machado”, de Silviano Santiago, leva o Jabuti

machado-de-silviano-santiago-vence-o-jabuti Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho

Foram anunciados na terça-feira, dia 31 de outubro, os vencedores da 59ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do país. O escritor, crítico e professor Silviano Santiago venceu o 1º lugar na categoria Romance com seu Machado (2016), sobre Machado de Assis.

A obra, uma mescla de ensaio e ficção, narra os três últimos anos de vida do escritor Machado de Assis, entre 1905 e 1908. Nesse período, Machado já está em seus anos de declínio: tem ataques de epilepsia cada vez mais frequentes e sofre com a falta de sua mulher, Carolina, falecida em 1904. Ao mesmo tempo, o escritor é testemunha da modernização da cidade do Rio de Janeiro, em pleno começo do século XX. Viúvo e solitário, o grande romancista encontra no filho de José de Alencar um valioso interlocutor.

Cada categoria do Prêmio Jabuti tem três vencedores: A tradutora, de Cristovão Tezza, e Outros cantos, de Maria Valéria Rezende, ficaram com o segundo e com o terceiro lugar na categoria Romance, respectivamente.

Em 2017, duas novas categorias surgiram no Jabuti: história em quadrinhos, vencida por Castanha do Pará, de Gidalti Oliveira Moura Júnior, e livro brasileiro publicado no exterior, vencida por A cup of rage (publicado pela Penguin Random House UK), de Raduan Nassar.

A cerimônia de entrega dos prêmios do 59º Prêmio Jabuti será no Auditório Ibirapuera no dia 30 de novembro. Na ocasião, serão revelados os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção. Veja todos o ganhadores aqui.

Avalie esse post

1 comment

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados