Curadores / Matérias / TAG Curadoria

Nigeriana Chimamanda Adichie confirma sua participação como curadora da TAG em outubro

Chimamanda Ngozi Adichie Chimamanda Ngozi Adichie Share this post

Está confirmado: a curadora da TAG de outubro de 2017, responsável pela escolha da obra que será enviada aos associados do clube no mês, será a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

A autora vem conquistando leitores desde a publicação de seus primeiros contos e romances, hoje traduzidos para mais de trinta idiomas. Seu primeiro romance, Hibisco Roxo (2003) foi finalista do Orange Prize (atual Baileys Women’s Prize) de 2004 e vencedor do prêmio de melhor primeiro livro do Commonwealth Writers. Já Meio sol amarelo (2006), sobre a guerra do Biafra, venceu o prêmio de ficção do Baileys Women’s Prize de 2007 e o de “melhor dos melhores” da década do mesmo prêmio, em 2015, além de receber uma adaptação cinematográfica homônima em 2013. Para além da escrita de ficção, ela é uma importante voz do feminismo e do debate de questões de relevância social, realizando palestras e publicando manifestos em livros de não ficção.

O livro indicado por Chimamanda à TAG é uma importante obra africana de autora nunca antes publicada no Brasil. Os associados do clube descobrirão o título apenas quando receberam suas caixinhas de outubro, contendo o livro, uma revista com conteúdo exclusivo e um mimo literário.

Veja outros futuros curadores do clube

Alberto Manguel

Nascido na Argentina, Alberto Manguel passou a infância em Israel e é atual diretor da Biblioteca Nacional de seu país natal. É autor de obras como Uma história da leitura, O amante detalhista Uma história natural da curiosidade.

Luis Fernando Verissimo

O escritor, cartunista e humorista será, pela segunda vez, curador da TAG (ele já havia o sido em janeiro de 2016). É conhecido nacionalmente por seus personagens Ed Mort e O Analista de Bagé.

Heloísa Buarque de Hollanda

A escritora e crítica literária paulista é doutora em Literatura Brasileira e pós-doutora em Sociologia da Cultura. É autora de diversos livros, entre eles, Macunaíma, da literatura ao cinemaO feminismo como crítica da cultura; ENTER Antologia Digital e Escolhas: uma autobiografia intelectual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados