O irmão perdido de Ian McEwan - Blog da TAG
Curiosidades literárias

O irmão perdido de Ian McEwan

Ian McEwan e Dave Sharp Ian McEwan e Dave Sharp Share this post

Apesar de não ser muito afeiçoado a finais felizes, o que aconteceu com Ian McEwan há cerca de uma década pode ser considerado um desfecho digno de Charles Dickens: depois de mais de 50 anos, finalmente conheceu seu irmão.

A história começa como em um clássico de guerra. Em 1942, uma mulher chamada Rose engravidou enquanto seu marido estava lutando na Segunda Guerra Mundial. Desesperada para se livrar do bebê antes que seu marido descobrisse o adultério, anunciou nos jornais que necessitava de uma casa para uma criança de um mês de idade. O anúncio foi respondido e o bebê entregue a seus pais adotivos na estação de trem de Reading. Seu marido, porém, nunca voltou para casa. Ele faleceu logo após o ataque do Dia D.

Rose casou-se com o pai da criança, David McEwan, e o futuro novelista Ian nasceu em 1948. Enquanto isso, o bebê, agora chamado Dave Sharp, era criado por outra família, que após quatorze anos contou-lhe que era adotado. Dave levou, porém, 50 anos para encontrar sua família biológica – por meio dos registros do Exército da Salvação, localizou uma tia disposta a contar o segredo de Rose. Dave conseguiu encontrar Rose McEwan logo antes dela falecer, e então conheceu o filho, Ian, que o recebeu na família.

Mas a história, que parece ter saído de um livro, não para por aí: os irmãos viviam próximos um do outro, na mesma cidade. Dave Sharp, um homem grandalhão que trabalhava com enxadas e tijolos, procurou sua família sem nunca ter ouvido falar de Ian McEwan, um intelectual esguio que trabalhava com palavras e ideias. A partir do primeiro encontro, para divertimento de Dave, suas conversas em público costumavam ser interrompidas por fãs pedindo autógrafos.

Dave Sharp sugeriu a McEwan que escrevesse um livro contando a história de sua família. McEwan, porém, respondeu que a história era de Dave, e que ele é que deveria contá-la. Assim surgiu Complete Surrender, escrito por Sharp e com introdução de ninguém menos que seu irmão Ian McEwan.

Complete Surrender é o título do anúncio que Rose colocou no jornal para que alguém aceitasse o bebê

Algum tempo depois de seu encontro com o celebrado escritor britânico, Dave Sharp declarou: “Eu já li todos os seus livros, agora. Mas se ele é faxineiro ou escritor, não importa. Ele é apenas meu irmão”.

Avalie esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados