O que influencia a legibilidade de um livro físico? - Blog da TAG
Curiosidades literárias

O que influencia a legibilidade de um livro físico?

Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho

Ao ter contato com diferentes livros físicos, você percebe que alguns são mais prazerosos de se ler do que outros?

Há uma série de elementos do design e da produção gráfica que tornam a leitura de um livro mais confortável. Papéis amarelados, como o Papel Pólen, são os mais indicados para leituras longas pois evitam o cansaço visual. Para a impressão, são ideais os papéis de alta opacidade: aqueles que possuem a capacidade de receber tinta sem que ela possa ser vista do outro lado da folha.

A diagramação da página, ou seja, a forma como as informações são dispostas, também influencia consideravelmente o entendimento que o leitor tem da mensagem. O respiro nas margens é fundamental para a boa legibilidade de textos corridos, pois dá a sensação de ele estar mais limpo e espaçado. Da mesma forma, deve-se ter cuidado com as entrelinhas (espaçamento entre uma linha e outra), o número de linhas por página e o número de palavras por linha, pois massas de letras muito compactas podem deixar a leitura monótona.

Quanto mais simples for o desenho de uma fonte, mais legível ela será: letras muito grossas e baixas ou altas e finas dificultam a leitura, da mesma forma que tamanhos de fonte muito pequenos. Fontes mais regulares são, portanto, as mais qualificadas.

Você já havia reparado nesses elementos ao ler um livro? Venha conhecer em detalhes estes elementos nos livros enviados pelo clube

Avalie esse post

2 comments

  • As questões de legibilidade são muito importantes… Leio muito e tenho problema de vista. Dependendo do material do livro eu acabo preferindo ebook , pois facilita minha leitura . Quando os espaçamentos são pequenos eu aumento a letra para que a leitura possa fluir .
    Fico satisfeita com os cuidados que a Tag tem na elaboração das obras. É prazeroso pegar os livros e manuseá-los, mudar as páginas e ver todo o capricho.

  • Fontes com serifa são indispensáveis em textos longos, além disso, há que se prestar atenção ao espaçamento entre letras da fonte, não apenas entre as palavras.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados