Matérias

Primavera Literária Brasileira: a literatura do Brasil pelo mundo

Share this post

Entre os dias 14 de março e 10 de maio, ocorre a Primavera Literária Brasileira 2018 [Printemps Littéraire Brésilien 2018], evento que divulga a cultura e literatura lusófonas pelo mundo através de debates, saraus literários, ateliês de escrita e lançamentos de livros. Organizado por Leonardo Tonus, pesquisador e professor de estudos lusófonos na Universidade Sorbonne, o evento reúne cerca de 50 escritores, ilustradores e ensaístas brasileiros em palestras e encontros com o público em instituições na França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Estados Unidos.

Dentre os convidados, quatro escritoras já foram curadoras da TAG Curadoria e participarão da programação nos Estados Unidos. Adriana Lisboa (em maio de 2016, indicou O caminho estreito para os confins do norte, de Richard Flanagan), Carola Saavedra (em outubro de 2016, indicou A louca da casa, de Rosa Montero) e Cíntia Moscovich (em maio de 2015, indicou Patrimônio, de Philip Roth) participarão de palestras e debates ao longo do evento. Já Natália Borges Polesso, curadora do livro surpresa enviado em março deste ano, participará dos debates “Gênero e sexualidade na Literatura Brasileira hoje”, “Escritoras no Brasil” e “Brasil do século XXI em Vozes, Imagens e Cartas” e ministrará workshops de escrita.

A Primavera Literária Brasileira surgiu em 2014 e começou com encontros menores dentro da Sorbonne, ganhando dimensão cada vez maior ao longo dos anos (este é o primeiro ano com programação nos Estados Unidos). Para os autores brasileiros participantes, a Primavera Literária é uma oportunidade de divulgação internacional de seus trabalhos. O evento se preocupa em equilibrar a presença de escritores homens e mulheres, além de trazer jovens autores ao lado de nomes consagrados.

A programação completa da Primavera Literária Brasileira 2018 pode ser acessada aqui. Leonardo Tonus pensa em trazer o evento ao Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados