Matérias

Projeto social da TAG tem associados como curadores

Primeira edição de projeto social da TAG tem associados como curadores projeto-social-tag Share this post

No final de setembro deste ano, convidamos os associados do clube para uma missão importante: eles deveriam assumir o papel de curadores da TAG e indicar uma obra infantojuvenil que marcou a infância e contribuiu para o desenvolvimento do hábito da leitura.

A indicação faz parte do desenvolvimento de um projeto muito especial da TAG, que tem como objetivo incentivar a leitura em pessoas cujo acesso à literatura é limitado. Através da experiência de clube do livro, buscamos estimular a formação de novos leitores e auxiliar no desenvolvimento desse hábito. A primeira edição está acontecendo em parceria com o Instituto IDE Brasil, localizado em Belo Horizonte/MG.

A organização não governamental atende, diariamente, cerca de 80 crianças, com idades entre 2 e 17 anos, mantendo-se exclusivamente de doações privadas. Por lá, são oferecidas oficinas de leitura, artesanato e educação ambiental, reforço escolar, prática de esportes e atendimento psicológico para famílias atendidas pela instituição, bem como eventos de integração e valorização da comunidade.

As milhares de indicações de livros feitas pelos nossos associados foram analisadas e, dentre as mais mencionadas, selecionamos a obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. O romance, de 1976, é sobre uma menina que possui 3 grandes vontades: a de crescer, a de ser garoto (relacionada com a crença de que menina não pode soltar pipa, jogar bola ou ralar os joelhos) e a de se tornar escritora. Num dado momento da narrativa, a protagonista ganha uma grande bolsa amarela e decide esconder dentro dela todas as suas vontades. A partir daí, vários episódios, mágicos e reais, passam a se desenvolver.

Em novembro, os jovens do Instituto IDE Brasil receberam as suas próprias caixinhas, contendo a obra indicada. Vejam como foi esse momento tão aguardado:

Fotos: Janaína Moura fotografia

O grupo de jovens que estão participando dessa primeira edição do nosso projeto possuem de 11 a 17 anos. A partir dos kits literários enviados pela TAG com o livro indicado pelos associados, será realizada uma leitura acompanhada da obra durante o mês de novembro. Após esse período, em dezembro, acontecerá um evento literário de discussão do livro com a presença de um facilitador, que terá como missão discutir de forma leve e descontraída as questões presentes no livro. Esperamos que, ao proporcionar a experiência de clube do livro, possamos tornar esse dia marcante na lembrança de todos.

O projeto deve percorrer outros estados. Compartilharemos, em breve, como foi o encerramento dessa primeira edição do projeto no IDE. Fique de olho!

4 comments

Guilherme 13 de fevereiro de 2018 Responder

Que excelente projeto, parabéns. Sou associado da TAG a cerca de 1 ano. Este mês recebi uma medalha da grande Clarice Lispector. Que coisa!

Será que era uma homenagem a Clarice, para todos associados? Ou será que só os “aniversariantes” receberam? Como a TAG consegue ser tão encantadora, e organizar tão bem suas entregas?

– Associados como curadores:
Para jovens, já está a caminho also em São Paulo? Quando vier, tenho vontade de participar.

– Idiomas:
É mais difícil, mas quem sabe a TAG terá espaço para livros em outros idiomas? É parte do meu mundo. Fiz faculdade em Londres. Leio e falo bem o espanhol. E agora voltei a estudar russo.
Mesmo vertido ao português: não li tanto, mas sei que a literatura russa tem jóias preciosas que aqui desconhecemos…

    TAG - Experiências Literárias 14 de fevereiro de 2018 Responder

    Oi, Guilherme! Enviamos essa moeda a todos os associados que fazem aniversário de clube 🙂 Temos também a moeda de 2 e 3 anos e, muito em breve, a de 4 anos.

Luciano Vasquez 23 de fevereiro de 2018 Responder

Excelente ideia; contem comigo. Precisamos lutar para que nossos jovens não recebam essa enxurrada de desenhos e histórias sem sentido.

Ana Motta 9 de março de 2018 Responder

Excelente projeto l
Moro em BH e gostaria de fazer parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados