Matérias

Uma das 10 livrarias mais bonitas do mundo fica em Buenos Aires

Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho

Em 2008, o jornal britânico The Guardian elegeu as 10 livrarias mais bonitas do mundo. Mais recentemente, em 2015, a única livraria da América do Sul presente nessa lista voltou a ser citada como uma das mais belas do planeta: se trata da livraria El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires, que apareceu em segundo lugar na lista original (perdendo apenas para a livraria Selexyz Dominicanen Boekhandel, em Maastricht, na Holanda).

Foto: Leandro Neumann Ciuffo

 

Foto: David Longhorn

A El Ateneo fica localizada no número 1860 da Avenida Santa Fe, uma movimentada rua da capital argentina. A mais famosa livraria de Buenos Aires, hoje um ponto turístico, um dia já abrigou o teatro Grand Splendid. A construção do teatro Grand Splendid data de 1919 e o local comportava uma plateia de 500 pessoas. Grandes personalidades do tango passaram pelos seus palcos e a pintura do interior da cúpula representa a paz, em comemoração ao fim da Primeira Guerra Mundial em 1918.

Foto: Philip Choi

 

Foto: Roger Schultz

Do teatro, a livraria El Ateneo herdou seu esplendor: o lugar conserva a cúpula pintada, as varandas originais, os ornamentos e as cortinas vermelhas de veludo. O estoque, por sua vez, conta com mais de 120 mil livros. No espaço da livraria, os leitores podem se sentar para apreciar os exemplares nos antigos camarotes ou tomar um café no que um dia foi o palco do teatro.

1 comment

Luiz Antônio 2 de maio de 2021 Responder

Espetacular!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados