Listas / O quarto em chamas, de Michael Connelly / TAG Inéditos

Uma retrospectiva de Harry Bosch

Harry Bosch ilustrado por Rafael Sarmento na arte do mês Share this post

O quarto em chamas é o 17º livro da série Harry Bosch. O protagonista, Hieronymus “Harry” Bosch é policial de homicídios do Departamento de Polícia de Los Angeles, detetive particular e tem muita história para contar. Desde 1992, Michael Connelly nos guia pelas investigações e pelas enrolada vida pessoal de Bosch. Quer saber quanta água rolou por baixo dessa ponte? Veja uma retrospectiva da história do personagem até O quarto em chamas, enviado em agosto pela TAG Inéditos.

#1 The black echo (1992)

O policial Bosch acredita que o corpo encontrado no cano de escoamento de uma barragem não é aleatório. A vítima lutou lado a lado com ele na Guerra do Vietnã como “rato de túnel”, soldado que entrava em túneis para tentar matar vietnamitas. Ele revive as lembranças da guerra e precisa escolher entre justiça e vingança, além de conhecer a agente do FBI Eleanor Wish, com quem tem um breve relacionamento.

#2 The black ice (1993)

O detetive Cal Moore foi investigar uma morte por drogas, mas é encontrado morto logo depois em um quarto de motel, com uma carta de despedida no bolso. Bosch não está convencido do suicídio e sabe que é necessário procurar não apenas pelos fatos, mas por algo que os conecte. Ele precisa desvendar o mistério o mais rápido possível, antes que se torne a próxima vítima. Bosch rompe o relacionamento com a médica Teresa Corazón e se envolve com Sylvia Moore, ex-esposa de Cal Moore, por quase um ano.

#3 The concrete blonde (1994)

Bosch pensou que tinha dado um fim ao serial killer que deixava um sinistro cartão de visitas no rosto das vítimas. Mas a viúva do homem alega a inocência do marido morto e decide entrar com um processo contra Bosch e a polícia de Los Angeles. O problema é que ela parece estar falando a verdade, o que leva o detetive a procurar o real culpado e impedir que ele ataque novamente.

#4 The last coyote (1995)

Entre problemas amorosos, bebidas e um terremoto que destruiu sua casa, Harry foi colocado em licença involuntária por atacar seu comandante da polícia. Depois de conversar com uma psicóloga, ele começa a entender a raiz dos seus problemas e é levado a investigar o assassinato de sua mãe, ocorrido muitos anos atrás, a partir de antigos documentos.

#5 Trunk Music (1997)

Harry Bosch retorna ao trabalho após quase dois anos de licença. Salvo os problemas na vida amorosa e a tensão com seus superiores, ele está pronto para desvendar a morte de um produtor de Hollywood. Bosch encontra vestígios que conectam o assassinato à máfia, mas o esquema parece ser mais perigoso do que imaginava. Ele também precisa tentar sobreviver, pois sua vida pode estar em risco. Bosch retoma seu relacionamento com Eleanor Wish e os dois se casam.

#6 Angels flight (1999)

É encontrado o corpo de um advogado negro e ativista na via funicular ferroviária Angels Flight. A vítima era especializada em processos judiciais alegando brutalidade, racismo e corrupção policial, e todos os policiais da cidade podem ser suspeitos. O detetive Bosch é encarregado de investigar a morte, além de precisar lidar com a partida de Eleanor, que foi embora para Las Vegas, após um ano de casamento, sem contar que estava grávida.

#7 Mais escuro que a noite (Editora Record, 2003)

Em um caso que leva a mídia de Hollywood à loucura, Bosch investiga o assassinato de uma atriz por um diretor de cinema, que tentou fazer com que a morte parecesse um suicídio. Enquanto isso, Terry McCaleb, um antigo agente aposentado do FBI, é chamado para investigar uma morte misteriosa. Os dois crimes começam a se conectar após várias revelações, tornando-se um único, perigoso e difícil caso.

#8 Cidade dos ossos (Editora Record, 2004)

A partir do osso humano encontrado por um cachorro, Bosch é levado para uma pequena cova em Hollywood Hills, evidência de um assassinato cometido há vinte anos. Enquanto investiga documentos policiais e registros médicos para encontrar crianças desaparecidas nos anos 1970, ele se lembra da própria infância como órfão na cidade. O detetive conhece a policial Julia Brasher, com quem desenvolve uma breve relação até a morte dela.

#9 Luz perdida (Editora Record, 2006)

Cansado do Departamento de Polícia de Los Angeles, Harry Bosch se aposenta. Mas ele não consegue ficar parado, e se esforça para encontrar uma nova maneira de viver, tornando-se detetive particular. Agora, com ou sem um distintivo, ele decide perseguir o assassino de um produtor de filme, morto quatro anos atrás durante um roubo. Ele se vê em um conflito com seus antigos colegas e com o FBI, além de finalmente conhecer sua filha, Madeline “Maddie”, que já está com cerca de quatro anos de idade.

#10 Correntezas da maldade (Editora Record, 2006)

Rachel Walling, agente do FBI, recebe uma ligação dizendo que o Poeta retornou. Anos atrás, ela perseguiu o serial killer que escrevia trechos de poesia nos seus crimes. Ela nunca esqueceu o Poeta e, pelo que tudo indica, ele nunca se esqueceu dela. Por outro lado, Harry Bosch também recebe a ligação de uma velha amiga que ficou viúva recentemente. A morte do marido parecia natural, mas logo se revela parte de um crime maior envolvendo o Poeta.

#11 Morte proibida (Editora Record, 2007)

Após três anos como detetive particular, Bosch retorna para a polícia de Los Angeles, que está muito diferente de quando ele saiu. Agora, encaminhando para o departamento de Abetos/não resolvidos, ele busca os vestígios do passado para solucionar os casos abertos que assombram os registros da polícia. Ele e sua parceira investigam o assassinato de Rebeca Verlone, 16 anos, ocorrido em 1988, que parece ter sido cometido por um supremacista.

#12 Echo park (Editora Ponto de Leitura, 2010)

Marie Gesto desapareceu em 1993 depois de sair de um supermercado, mas Bosch não conseguiu solucionar o caso. Treze anos depois, um homem acusado de dois assassinatos decide falar a verdade para a polícia sobre os seus antigos crimes, inclusive a morte de Gesto, em troca de não ser sentenciado à pena de morte. Bosch precisa investigar se a confissão é genuína ou se o criminoso só quer evitar um encontro com a morte.

#13 O mirante (Editora Ponto de Leitura, 2012)

Bosch é designado para o prestigioso Esquadrão especial de homicídios. Ele é chamado para descobrir a verdade por trás de um crime que pode ter consequências para a segurança nacional. Um médico com acesso a uma perigosa substância radioativa é encontrado morto, e Harry teme que uma quantidade de césio roubada seja usada para um ataque terrorista.

#14 Nove dragões (Editora Suma de Letras, 2011)

O dono chinês do bar Fortune Liquors foi morto a tiros atrás do balcão em um assalto. Junto com membros do departamento asiático de crime, Bosch investiga o crime e logo identifica um suspeito. Mas antes que ele possa solucionar o caso, fica sabendo que Maddie, que está vivendo com a mãe em Hong Kong, está desaparecida. Poderiam o caso e o desaparecimento de sua filha estar conectados? Bosch também entra em contato com seu meio-irmão, Mickey Haller, um advogado de defesa.

#15 A queda (Editora Suma de Letras, 2013)

Harry Bosch tem três anos antes de precisar se aposentar da polícia de Los Angeles, então ele quer assumir o maior número possível de casos de investigação. Em uma manhã, ele consegue dois casos – o DNA de um estupro ocorrido em 1989 combina com um preso de 29 anos e o filho de um conhecido de longa de data de Bosch parece ter pulado ou ter sido empurrado de uma janela. Ele começa a se perguntar se existe uma conspiração na polícia e se seria possível um assassino estar solto há tanto tempo na cidade.

#16 A caixa-preta (Editora Suma de Letras, 2017)

Em seu retorno para o departamento de Abertos/não resolvidos, Bosch liga a bala de um crime recente a um arquivo de 1992, a morte nunca solucionada de uma jovem fotojornalista Agora, Bosch tem uma nova chance de solucionar o caso, e acredita que o assassinato não tenha sido aleatório, mas pessoal. Ele procura pela “caixa preta”, o único pedaço de evidência que irá revelar o mistério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados