Listas

Os clubes do livro de celebridades

Oprah Winfrey e Emma Watson Os clubes do livro de celebridades Share this post

O conceito de clube do livro é antigo. A ideia, simples: reunir pessoas para ler, se debruçar e discutir periodicamente uma obra em grupo. A TAG, por exemplo, envia mensalmente um livro para a casa de milhares de associados, que aproveitam nossos canais de comunicação para organizarem encontros presenciais, conversar e trocar opiniões sobre as obras. De forma semelhante, algumas celebridades, leitoras ávidas, resolveram criar seus próprios clubes do livro para fomentar a leitura e o debate sobre literatura entre seus fãs e seguidores.

Um dos mais famosos é o clube do livro de Oprah Winfrey, que começou em 1996 com indicações de leituras no seu programa de TV. Em quinze anos, até 2011, a apresentadora recomendou 69 títulos, em sua maioria romances, como O olho mais azul (1970), de Toni Morrison, Cem anos de solidão (1967), de Gabriel García Márquez e A estrada (2006), de Cormac McCarthy. Oprah fez os livros selecionados por ela venderem milhares de cópias nos Estados Unidos. O clube voltou reformulado em 2012, desta vez focado nas redes sociais e plataformas digitais.

Emma Watson ama os livros tanto quanto Hermione Granger, personagem que interpreta em Harry Potter e que deu fama à atriz formada em Literatura Inglesa. Ela criou através da plataforma Goodreads um clube do livro feminista chamado “Our shared shelf” [Nossa estante compartilhada, em tradução livre], no qual já indicou leituras como Persépolis, de Marjane Satrapi, Só garotos, de Patti Smith e A câmara sangrenta e outras histórias, de Angela Carter.

O astro David Bowie também era um leitor voraz. No final de 2017, Duncan Jones, filho do artista, lançou um desafio em seu Twitter: ler todas as 100 obras que figuram na lista de favoritas do pai em conjunto com os seguidores. A lista completa de livros pode ser vista aqui. Ainda no mundo da música, Florence Welch, líder e vocalista da banda Florence and the Machine, usa a página “Between Two Books” [Entre dois livros, em tradução livre] para comentar o que está lendo com os seguidores. A lista completa de livros lidos por ela está aqui.

Já o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apesar de não organizar um clube do livro, faz questão de divulgar anualmente uma lista de livros e músicas dos quais mais gostou no ano anterior. Em 2017, Obama compartilhou em sua página no Facebook as dez melhores leituras que fez naquele ano. A lista completa de indicados por ele durante a presidência foi compilada pelo jornal britânico Independent e pode ser acessada aqui (em inglês).

De todas as celebridades citadas, qual delas tem um gosto literário mais parecido com o seu?

Quer saber mais? Veja aqui como funciona um clube do livro!

6 comments

Michelle 27 de março de 2018 Responder

Eu adorei todos, sou bem eclética. Adoro conhecer novos assuntos.

Thiago 2 de abril de 2018 Responder

owwpa, tem um
ai que esta na TAG recentemente kkkk <3

Suzana Huguenin 4 de abril de 2018 Responder

Eu sigo o da Emma Watson, mas nem sempre leio os livros que ela indica. Amei o de janeiro desse ano sobre racismo.
E não conhecia o do filho do David Bowie! Obrigada por me avisarem! Agora vou lá procurar essa lista.
A Tag está sempre me deixando feliz! 🙂

Elisa 7 de abril de 2018 Responder

Nossa, eu não sabia de nenhum deles. É muito legal imaginar que artistas que eu admiro, como a Emma Watson, já leu os mesmos livros que eu, adorei !

Marcela Sachini 12 de abril de 2018 Responder

Amei as dicas! Não sabia do filho do Bowie e da Florence Welch. E vcs, já viram o clube de leitura da Reese Witherspoon? Lembrando que ela leu “Pequenas grandes mentiras”, de Liane Moriarty, e produziu, atuou e chamou um diretor conhecido para fazer a adaptação super bem-sucedida Big Little Lies para a HBO. Muito bacana a seleção de livros, segue muito a proposta da TAG Inéditos, vale a pena conferir.

    TAG - Experiências Literárias 13 de abril de 2018 Responder

    Oi, Marcela! Agradecemos pela dica de mais esse clube do livro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*