Matérias

Feira do Livro celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Share this post

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 70 anos em 2018. Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes e estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Elaborado por representantes de todas as regiões do mundo, o documento foi proclamado como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações e é o mais traduzido do mundo: foi traduzido para mais de 500 idiomas.

Para celebrar o aniversário de 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Feira do Livro de Frankfurt, o maior encontro mundial do setor editorial, lançou a campanha “On the same page” [Na mesma página, em tradução livre]. Com o objetivo de aumentar a consciência sobre os valores que a Declaração defende e sobre a importância de protegê-los, a campanha aponta as liberdades de expressão e imprensa como fundamentais para a indústria do livro. Além disso, reitera que o respeito aos direitos humanos é base para a difusão do conhecimento e o compartilhamento de ideias.

Para os dias da Feira, que em 2018 acontece entre 10 e 14 de outubro, a campanha “On the same page” tem planejados eventos com os parceiros da campanha, autores alemães e estrangeiros e profissionais da indústria do livro. Paralelamente, convida editores, livreiros, autores, tradutores, ilustradores, blogueiros, bibliotecários e demais visitantes a participar da campanha através do apoio ativo à Declaração Universal dos Direitos Humanos e da promoção de eventos literários.

A TAG estará presente na Feira do livro de Frankfurt em 2018 como palestrante na conferência The Markets, no painel “Reinventing the book club” [Reinventando o clube do livro], e conversando com agentes internacionais sobre os próximos títulos da TAG Inéditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados