Livros / TAG Inéditos / Sem categoria

Sick-lit: o gênero literário do livro de agosto da TAG Inéditos

sick-lit , o que é Share this post

O termo sick-lit, que ganhou popularidade em 2013, refere-se aos romances sobre histórias tristes e melancólicas que envolviam personagens com doenças graves e/ou terminais. Esse tipo de literatura teve seu grande “boom” com o sucesso indiscutível do best-seller A culpa é das estrelas, escrito por John Green.

Em sequência dessa obra infantojuvenil, tivemos muitas outras que retrataram doenças terminais e crônicas, se tornaram best-sellers e foram adaptadas para o cinema como, por exemplo, A Cinco Passos De Você, livro de Mikki Daughtry e Tobias Iaconis.

Na sick-lit, são retratadas tanto doenças físicas quanto psicológicas. Inclusive, o gênero é visto por alguns como uma forma de quebrar o silêncio de muitos traumas adolescentes e falar sobre uma fase de vida complexa que, por muito tempo, teve várias das suas principais problemáticas tratadas como tabu. No livro As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, temas como depressão e traumas da infância são retratados em conjunto, sem perder, porém, a leveza e a delicadeza. 

São vários os motivos que fazem esse tipo de leitura ser extremamente cativante. Talvez e, principalmente, por se tratar de um exercício de empatia e alteridade. Esses jovens encontram na literatura a chance de ouvir e conversar sobre questões iguais ou ainda piores que as que vivem. Em mundo em que, como dito anteriormente, várias dessas temáticas são silenciadas e tratadas como tabu, os livros são para eles um espaço de troca e uma forma de abrir discussões.

Com obras como essas, temos não apenas uma representatividade importante do que de fato é “ser jovem” para muitos adolescentes; há também um olhar sobre temas por muito tempo silenciados. Além disso, esses livros são também uma forma de evidenciar a pluralidade da vivência humana e diversificar o repertório sociocultural de muitos jovens e adultos a respeito das experiências pessoais de cada um.

Ainda dentro desse gênero, a obra enviada pela TAG Inéditos em Agosto conta a história de uma amizade improvável entre duas mulheres de gerações diferentes que compartilham uma situação em comum: vivem em um hospital. O livro revela o extraordinário dom da vida que se manifesta através da nossa capacidade de nutrir amizades e o amor quando mais precisamos deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados