9 dicas de como se concentrar na leitura: confira nosso guia
Indicações de livros

Como se concentrar na leitura: um passo a passo para novos leitores

Como se concentrar na leitura: um passo a passo para novos leitores Share this post

Iniciar no mundo da literatura como um novo hobbie não é uma tarefa fácil. Afinal, assim como qualquer outro hábito, precisa ser construído com muita atenção, carinho e disciplina. E se você tem sentido dificuldades para conseguir concretizar esse momento, saiba que não está só.

A dúvida sobre como se concentrar na leitura é o tipo de questionamento com o qual sempre nos deparamos, e costuma ser uma das principais razões que fazem com que pessoas leitoras desistam de continuar a trilhar essa jornada.

É por isso que separamos algumas dicas preciosas, que vão garantir que seja muito mais fácil conseguir se dedicar àquela obra que está há um tempão te esperando na prateleira, pronta para ser apreciada. Então, confira a seguir os principais truques para conseguir se concentrar na leitura!

1. Descubra qual o seu período preferido para a leitura

Vamos começar com algo que pode até parecer trivial, mas não é. O seu corpo possui um jeito único e particular de funcionar. Por isso, não é porque um amigo apresenta mais facilidade para ler à noite que esse será o melhor caminho para você, por exemplo.

Tente pensar em como a sua rotina costuma se encaminhar e identifique quais momentos seriam propícios para essa dedicação.

Se a sua concentração atinge um pico no início da manhã, inclua a leitura em algum desses momentos. Ou, se percebe que poderia aproveitar os intervalos entre um compromisso e outro, que tal considerar levar um livro de bolso para te acompanhar?

O mais importante, acima de tudo, é se conhecer e conseguir respeitar o próprio ritmo: eles são os verdadeiros impulsionadores de uma boa concentração.

E como dica boa é dica compartilhada, conheça também como conseguir ler mais!

2. Entenda qual o seu ambiente favorito para ler

A construção do hábito da leitura não precisa ser encarada como algo maçante ou obrigatório. E uma das possibilidades que te ajudam a absorver esse momento com maior foco e prazer é encontrar um local acolhedor e aconchegante para a prática.

Alinhe algum ambiente que te ajude a desacelerar da rotina e quaisquer outras preocupações e faça dele o seu cantinho de leitura.

Aqui, a única regra é prezar pelo seu bem-estar e tranquilidade, que ajudarão a fazer com que você compreenda essa atividade como um período de qualidade e até mesmo autocuidado.

3. Intercale obras

Querer ser cult já é uma ação para lá de démodé. Por isso, nada de achar que apenas livros de difícil interpretação valem o seu tempo. E se obras complexas não costumam fazer parte da sua rotina, esse pode ser um dos fatores que dificultam a sua concentração.

Então, atenção, porque essa é uma dica ainda mais valiosa para quem está se aventurando pela primeira vez no mundo da leitura: literatura é paixão, afeto e conexão. Portanto, busque opções que verdadeiramente te atraiam e instiguem a saborear cada página com foco.

Mas, se você tiver aquela inclinação e desejo pelos clássicos, nada melhor do que poder contar com indicações incríveis. Então, aproveite e confira já 7 livros clássicos para você ler e se apaixonar!

4. Afaste-se de eletrônicos e distrações

Sim, imaginamos que os dispositivos digitais e a internet são tentadores. Afinal, trazem uma oportunidade única de manter conexões e estar sempre em dia. No entanto, esses aparelhos podem acabar sendo inimigos da sua concentração na leitura.

A ânsia para não ficarmos de fora por nem um segundo, às vezes nos faz esquecer do quanto a prática do hábito da leitura é, acima de tudo, a manutenção de um cuidado e afeto.

Então, que tal mudar o seu celular e computador de cômodo durante esses minutinhos? A gente garante que, aos poucos, essa vai se tornar uma ação mais fácil e prática do que você imagina.

5. Experimente recorrer ao uso de fones de ouvido

Nem sempre vai ser possível estar completamente livre de distrações, principalmente se você está dividindo um cômodo ou correndo para conseguir finalizar aquele capítulo incrível no transporte público, no intervalo de uma rotina super agitada.

Nesses casos, nada melhor do que poder contar com um bom fone de ouvido — especialmente os que possuem cancelamento de ruído. E a playlist você pode deixar por nossa conta! Então, anote essas dicas:

  • A música tem a capacidade de ampliar a concentração e foco, facilitando a compreensão;
  • Dê preferência para sons que remetam à natureza, músicas instrumentais, ruídos brancos ou até mesmo música clássica;
  • Entretanto, nada impede que você aproveite uma playlist que te ajude a entrar no clima da produção que está curtindo;
  • A ciência já comprovou que essas são possibilidades que auxiliam na nossa desconexão do mundo externo e podem ser o empurrãozinho que faltava para que você finalmente consiga manter o seu foco!

6. Conte com diferentes técnicas

Existem técnicas específicas para a criação de hábitos de concentração que utilizam de métodos diferenciados para o gerenciamento assertivo do seu tempo.

Uma das mais conhecidas, a Pomodoro, conta com um princípio básico: a de dedicação e atenção por um determinado período, geralmente de 25 minutos, seguido por intervalos curtos de descanso.

Esse tipo de planejamento auxilia na diminuição da tensão e até mesmo ansiedade, atenuando as distrações e permitindo uma determinação real e possível para a sua tarefa de leitura.

7. Faça um controle de hábitos

Concentração e organização são duas temáticas que têm tudo a ver. Prova disso é a crescente tendência dos chamados rastreadores de hábitos, também conhecidos como habit trackers.

Eles são um tipo de ferramenta que permitem que você tenha um acompanhamento real das suas tarefas, dando aquela forcinha extra para sua concentração na leitura.

Até porque, nada melhor do que se imaginar riscando mais uma atividade e compromisso na agenda, podendo visualizar o progresso da sua meta de aumento de foco. Um impulso e tanto!

E para quem prefere acompanhar pelo celular, aplicativos como o cabeceira são ótimos para registrar o progresso das leituras.

8. Estabeleça pequenas metas

Quando você consegue definir bem um objetivo, ele se torna palpável. Portanto, essa é uma dica que se aplica nesse processo, permitindo que você consiga curtir a jornada e observar o seu progresso na conquista de atenção.

Inicie com metas menores, mesmo que sejam de 5, 10 ou 15 minutos. O principal propósito aqui é de ir acostumando a sua mente e aumentar o tempo conforme o seu progresso pessoal, até chegar ao momento em que vai conseguir internalizar a concentração de maneira natural.

9. Participe de clubes de leitura

Poucas coisas nessa vida conseguem nos impulsionar da mesma forma que um desafio faz. Então, quando se perguntar como se concentrar na leitura, considere essa proposta.

Hoje, contamos com diversas modalidades e opções de movimentos e grupos que buscam, de forma conjunta e compartilhada, estimular a criação de foco durante o apreço de bons livros.

A assinatura dos clubes de leitura, que juntam comunidades de pessoas leitoras de diversas localidades, são um desses exemplos, agindo como encorajamento constante e enquanto uma rica troca de experiências, dicas e até mesmo de novas formas de conseguir obter e manter o foco ao longo da experiência com uma obra.

Viu só? O que não faltam são opções e possibilidades práticas e acessíveis para que você consiga entender como se concentrar na leitura e garantir uma jornada intensa.

Aproveite e para acompanhar o nosso blog e tenha acesso às principais informações e indicações desse universo. E não deixe também de compartilhar com a gente, aqui no campo de comentários, o que achou dessas dicas, combinado?

Até o próximo post!

4.5/5 - (13 avaliações)

6 comments

  • Podia ter um kit para clássicos literatura com informativos pra auxiliar na leitura e um kit pra leituras em inglês né? Uma parceria com alguma dessas escolas de inglês moderninha seria tudo.

  • O grande desafio do foco e atenção na leitura é o estresse e ansiedade do cotidiano.
    Precisamos acalmar nossa mente e nisso a leitura é uma excelente terapia.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados