Sem categoria

Como retomar o hábito da leitura?

retomar o hábito de leitura Share this post
     Ana Souza

É comum que muitas pessoas cheguem à vida adulta lendo pouquíssimos ou nenhum livro por ano — ainda que tenham sido leitores assíduos quando mais jovens. Dentre essas pessoas, muitas delas desejam retomar o hábito da leitura. Esse texto é para ajudá-las. 

 Acreditamos que na literatura e no seu potencial de transformar vidas, uma vez que ela nos permite ocupar diversos mundos — colorindo nossa bolha preta e branca com novas histórias de realidades completamente distantes da nossa.

Os livros são isso: tanto uma oportunidade de alívio quanto de consciência. 

É preciso ter em mente um fato: nós só temos vontade de fazer aquilo que nos faz bem. E sabemos que ter vontade de fazer algo é um passo muito importante para inserir aquilo em nossa rotina. Com a leitura não é diferente. 

Por isso, é importante começarmos quebrando um paradigma: a leitura não precisa ser um hábito. Ela pode ser um hobbie.

Ler não precisa ser algo que você faz por obrigação, cronometrando os minutos para bater a meta diária. A leitura pode ser seu momento preferido do dia. 

Mas, para isso, é preciso tornar esse momento agradável e cada vez mais parte do seu dia a dia. Abaixo, temos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão! 

 

book GIFSe arrisque em diversos gêneros 

Um romance, um livro de não-ficção, outro de poemas ou uma autobiografia: não importa os gêneros, sempre reverse suas leituras. Se você tiver outro livro para ler quando não estiver afim de continuar outro que já começou, vai conseguir manter seu ritmo e seu gosto pela leitura mais constantes.

 

Tag Think It Up GIFSeja seletivo com os livros escolhidos

Se você está retornando ao hábito da leitura, mais do que nunca você precisa ler aquilo que gosta e te instiga a ler mais. Por isso, não tenha receio de escolher um livro que você está ansioso para ler em detrimento de outro que você começou e não gostou tanto. Aqui, é liberado furar a fila! 

 

Read Me Too GIF by MauditPreenche seu tempo de espera com a leitura 

Durante seus dias, existem alguns momentos “vagos”— como no transporte público, numa fila de espera ou enquanto aguarda uma consulta médica — em que você pode usar a leitura para passar o tempo e manter o hábito na sua rotina. 

 

Happy Saoirse Ronan GIF by A24Leve sempre um livro com você 

Você nunca sabe quando irá aparecer a oportunidade de ler naqueles minutinhos que sobraram. Com o tempo, é provável que você torça para esses momentos acontecerem cada vez mais! 

 

vintage book GIF by US National ArchivesA leitura não precisa ser uma atividade solitária

Ter uma comunidade de leitores em torno, a partir e por causa dos livros é uma ótima forma de manter esse hábito vivo em nossa rotina. Encontre outras pessoas que, assim, como você, amam, precisam ou querem muito poder ter acesso a bolha colorida da literatura em suas vidas; que sabem o quanto entrar em contato com outras perspectivas amplia as nossas próprias.

Ler junto com seus amigos ou participar de um clube de livros: qualquer incentivo desses é válido quando falamos de leitura e de se permitir fazer dela mais do que um hábito, um hobbie. Debater o que você está lendo com outras pessoas pode ser um grande incentivo, além de agregar diferentes pontos de vista à sua experiência.

Gostou dessas dicas para retomar o hábito de leitura? 

Se sim, temos um convite para você que deseja se desafiar a retomar o hábito da leitura: participe do #Desafio1LivroPorMês! Nele, você tem acesso a conteúdos exclusivos sobre como melhorar seu hábito de leitura e pode interagir com outras pessoas que também toparam o desafio. E a melhor parte: é tudo 100% gratuito! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados