Machado de Assis em 2 minutos - Blog da TAG
Indicações de livros

Machado de Assis em 2 minutos

Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho

Machado de Assis foi mais que um escritor: um gênio, foi chamado de bruxo, viveu perdidamente apaixonado, era epilético, foi presidente e virou prêmio. Entre essas e outras, se tornou o maior nome da literatura brasileira. Saiba mais sobre Machado de Assis em apenas 2 minutos!

Assista ao vídeo:

Qual outro escritor você gostaria de ver nessa série? Deixe nos comentários!

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839. Descendente de escravizados libertos, foi um grande comentador dos eventos políticos e sociais da época em que viveu. Escreveu crítica literária, poesia, teatro, romance, conto e mais de 600 crônicas, sendo parte da consolidação desse gênero no país.

Testemunhou a Abolição da Escravatura, em 1888, e a mudança do império pós-monarquia, dois assuntos latentes em sua obra. O estilo machadiano é educadamente irônico e esconde uma crítica impiedosa às convenções sociais e ao ridículo da existência humana.

Em 1881, publica Memórias póstumas de Brás Cubas, narrado por um defunto-autor representante da elite como ferramenta para fazer suas críticas à formação do Brasil como país escravocrata e patriarcal. O defunto aproveita sua condição “pós-vida e pós-sociedade” para falar sem pudor sobre o absurdo da nossa existência em um romance revolucionário.

Também entre suas obras mais célebres está O alienista. Trazendo mais uma vez a visão irônica sobre as transformações sociais, aborda assuntos como a Revolução Francesa e o despotismo da ciência através da relação de um médico, seus pacientes e um sanatório. Mas sua obra-prima será Dom Casmurro, publicada em 1899 e mãe do eterno questionamento de seus leitores: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Uma curiosidade: Machado de Assis foi apelidado pelos vizinhos de “Bruxo do Cosme Velho”, pois teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa que ficava na Rua Cosme Velho. Além disso, foi casado por 35 anos com Carolina Machado. Com a morte da mulher, o escritor entrou em profunda depressão e escreveu para o amigo Joaquim Nabuco: “Foi-se a melhor parte da minha vida, e aqui estou só no mundo”.

Em 1897, ele inaugura e é eleito primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. O escritor dá nome a um dos principais prêmios literários nacionais. Oferecido pela ABL, o Prêmio Machado de Assis condecora autores brasileiros pelo conjunto de sua obra desde 1941.

Machado de Assis era epilético, mas foi o câncer que deu fim à sua vida em 1908, mesmo ano em que publicou seu último romance – Memorial de Aires. Hoje, é considerado um dos grandes expoentes da literatura brasileira, latino-americana e mundial.

3.7/5 - (3 avaliações)

23 comments

  • Gostaria de assistir em 2 minutos;
    José de Alencar
    Clarice Lispector
    Cecília Meireles
    Gregório de Matos
    Carlos Drummond de Andrade
    João Cabral de Melo Neto
    Ariano Suassuna
    Guimarães Rosas
    Graciliano Ramos
    Ah, são tantos 😍😅

  • Maravilhoso o vídeo e a ideia de fazê-lo!
    É curtinho, porém assertivo.
    Gostaria de ver o vídeo com Ariano Suassuna, Carlos Drumond, Cecília Meireles e Clarice Lispector.

  • Excelente, esclarecedor e informativo! Amei o vídeo sobre Machado de Assis. Gostaria de saber sobre a vida de Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. Obrigada.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados