Trilha Vozes Negras

Quais são os caminhos da Trilha Vozes Negras?

Prancheta 2 Share this post

Se você ainda não ficou sabendo, essa é sua hora de descobrir. A TAG está lançando um novo projeto que acaba de sair da gaveta! Não é um clube novo, mas, seguindo o que acreditamos; tem tudo a ver com literatura e sociedade.

Nossa novidade é a TAG Trilhas, uma trilha literária idealizada e montada para fazer você imergir em uma temática específica através das obras e de todo o contexto que vêm com elas. Para ser a primeira protagonista desta nova iniciativa, escolhemos as Vozes Negras, entendendo que o embranquecimento da literatura é uma problemática preocupante até os dias atuais.

A TAG Trilha Vozes Negras é uma experiência composta de uma coleção com 7 livros de edição exclusiva e capa dura, revista, mimos literários e uma plataforma on-line exclusiva de conteúdo. Nossa missão é, através da literatura, guiar você em diferentes contextos históricos e em temáticas essenciais para aprofundar o debate racial. Para isso, montamos um mosaico de vivências negras, com obras escritas em diferentes épocas e países. Na plataforma exclusiva, você terá acesso a debates e vídeos com grandes personalidades nacionais como Criolo, Jeferson Tenório e Conceição Evaristo.

Essa trilha literária foi feita com a urgência de enegrecer nossas bibliotecas. Por isso, ela é sim para todas as pessoas, inclusive para as brancas. Afinal, esse é um assunto de todes nós. Mas, antes de ser colocada no mundo, ela foi feita, principalmente, por pessoas negras. Desde a curadoria – onde contamos com a equipe incrível formada por Fernando Baldraia, Luiz Maurício Azevedo e Fernanda Bastos – até a execução prática da Trilha, como o projeto gráfico.

Além disso, ao longo da Trilha, traremos a indicação de livros de outros autores e autoras negras e/ou de editoras independentes tocadas por pessoas negras que se relacionem com as obras que você leu e gostou. Para traçar os caminhos rumo a uma sociedade antirracista, acreditamos que essas devem ser as vozes protagonistas. 

Por compreender o contexto social e racial que vivemos no Brasil atualmente e entender a importância desse debate chegar ao maior número de pessoas possível, a TAG reservou vagas gratuitas de acesso à plataforma do conteúdo digital. Essas vagas serão destinadas a pessoas negras, tendo em vista o recorte racial que constrói essa nova experiência literária. Então, se você é uma pessoa negra de baixa renda e acredita que seja melhor pra você garantir o acesso sem custos, clique nesse link e preencha o formulário. Dentro de algumas semanas, entraremos em contato com você.

A experiência tem como guia a literatura, mas o convite aqui vai para além dos livros: é para um exercício prático e crítico individual que provoque mudanças no coletivo também. A Trilha tem uma rota com múltiplos caminhos para você escolher, não terminando na chegada ao destino, mas seguindo com quem está disposto a gerar transformação com a gente. 

A coleção não se encerra nela mesma: ela é um convite para que você leia mais autores negros e autoras negras.

Vamos nessa? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*