8 aplicativos de leitura que todo leitor precisa conhecer
Curiosidades literárias

Aplicativo de livros: soluções que vão impulsionar a sua leitura

pexels-andrea-piacquadio-3808773 Share this post

A gente sabe o quanto algumas inovações tecnológicas podem, de cara, parecer um grande erro ou ameaça àquelas pessoas que costumam ser mais apegadas a uma experiência tradicional do hábito de leitura. Mas, quando nos permitimos ir um pouco além dessa desconfiança inicial, corremos o risco de nos deparar com um universo ainda mais completo e plural de possibilidades.

É nesse sentido que trouxemos hoje, como um guia de dicas a serem experimentadas, 8 aplicativos de livros para você conhecer. E uma coisa nós garantimos: vai ser difícil chegar ao final desse conteúdo sem ter despertado a curiosidade de testar pelo menos alguns desses apps de controle de leitura de livros. Quer apostar? Então confira o que vem a seguir!

1. Cabeceira

Como dica boa é dica compartilhada, vamos dar o pontapé inicial da melhor maneira possível: imagine só ter à sua disposição um aplicativo de livro gratuito e que te auxilia a manter a rotina de leitura organizada? Imagem com um celular aberto no aplicativo Cabeceira e mostrando alguns livros

O Cabeceira vem com essa proposta e ainda vai além, buscando auxiliar tanto quem está tentando engrenar de vez no hábito quanto para quem já tem uma rotina de leitura assídua, mas gostaria de ter suas preferências, recomendações e lista de desejos melhor organizados.

Ah, e ele ainda te deixa fazer o cálculo de quanto tempo será preciso para finalizar uma obra com base no seu próprio ritmo, enviando alertas em horários pré-programados para garantir que você não vá se deitar sem cumprir com esse compromisso. Nada mal para aquele empurrãozinho básico, não acha?

2. Goodreads

Você já sentiu vontade de encontrar um espaço em que pudesse debater, conversar e discutir a fundo sobre as obras que está curtindo? Então o Goodreads pode ser a solução.

Essa plataforma, bastante utilizada em outros países, tem como diferenciais o fato de fazer o envio de brindes, formulários, quiz e questionários interativos que tornam sua experiência mais dinâmica e divertida, além das funcionalidades já comuns de controle de leitura de livros.

Vale a pena conferir: Prêmio Goodreads: livros finalistas já enviados pelo clube.

3. Skoob

Uma das redes sociais de leitura mais populares em território nacional não ficaria de fora da nossa seleção para lá de especial. E se você costuma se perder ao longo das páginas, esse aplicativo de livros te faz visualizar de maneira prática seu histórico, podendo adicionar comentários, indicações e notas.

A experiência fica ainda mais completa quando você registra suas resenhas e experimenta a oportunidade de atrair pessoas interessadas e apaixonadas por aquele autor ou obra especial.

4. Bookly

Há quem faça do hábito de leitura um jogo criativo e instigante de competição, sentido aquele estímulo a mais sempre que consegue dar um check nas metas diárias. Se você se reconhece nesse perfil, temos uma notícia que irá te agradar: o Bookly, app gratuito de controle de livros, tem uma interface em que funciona de forma semelhante a um game.

E por estar disponível somente em inglês, pode até mesmo dar aquele empurrãozinho no treino e aperfeiçoamento no idioma enquanto te mantêm a par da frequência e nível no cumprimento dos desafios.

5. TAG Livros

Ao fazer a assinatura dos clubes TAG Inéditos (que leva até você, por meio de uma assinatura mensal, obras mundiais recém-lançadas em primeiríssima mão) ou TAG Curadoria (que te dá aquela segurança a mais em contar com uma seleção de respeito, feita por grandes personalidades da cultura do Brasil e do mundo), você tem acesso exclusivo ao app TAG Livros.

Imagem com celular aberto no aplicativo da TAG Livros

O aplicativo serve como controle de leitura de livros, no qual você encontra uma comunidade de usuários dispostos a manter uma troca plural sobre as obras que estão sendo lidas. Além disso, são enviados conteúdos complementares das histórias. É uma imersão em um verdadeiro clube de leituras que supera barreiras e limites de espaço graças à conexão online.

6. Minha Leitura

Disponível apenas para Android, o Minha Leitura te permite gerenciar, em uma interface intuitiva e fácil, pontos como número de páginas que deseja separar por dias, semanas e semestres, sendo muito útil para quem quer dar aquele gás na retomada da rotina.

E, enquanto você cria o repertório e marca autores e obras favoritas, consegue visualizar sua própria estante digital e acompanhar de pertinho o rendimento desse hobby.

7. Whakoom

A gente faz questão de levantar a bandeira de que não existem obras melhores que outras e que, portanto, toda experiência de imersão no mundo da leitura deve ser respeitada. E para contemplarmos quem tem uma quedinha por mangás, animes e quadrinhos, chega na área a indicação do organizador de leitura de livros chamado Whakoom.

Com ele, é possível criar coleções e sentir o prazer de dar reviews, notas e sugestões em uma biblioteca com mais de 1 milhão de histórias em quadrinhos. Ah, e também ficar por dentro das novidades, estreias e principais discussões desse universo!

8. Seeds: marque seus trechos

Se até agora você não se convenceu a baixar um aplicativo de livros, temos uma última tentativa que vai te balançar: o Seeds. Ele nasce da mente de um ávido leitor de origem cearense, que, cansado de perder trechos que considerava importantes e inspiradores, decide criar um app para registrá-los.

A solução, única e convidativa, permite o armazenamento de recordações e passagens que deseja guardar, podendo interagir com outros usuários e seus recortes compartilhados. Incrível, não é?

Dessa lista, todas as indicações podem ser baixadas em sistemas iOS e Android, com exceção do app ”Minha Leitura”. Agora, a tarefa está em suas mãos: conte nos comentários sobre o que achou de conhecer as dicas e qual aplicativo de livros fará parte da sua rotina. Nós também vamos amar novas sugestões e indicações.

Aproveite ainda para conferir 5 obras de distopias que vale a pena conhecer. Não deixe de acompanhar o blog da TAG Livros e até a próxima!

5/5 - (1 avaliações)

28 comments

  • Eu gosto muito do Skoob. É similar ao Goodreads mas mais objetivo, digamos. Gosto do Layout clean e simples, sem muitas firulas. E lá organizo todas as minhas leituras. <3

  • Libib, uma espécie de biblioteca virtual (parecido com Skoob e Goodreads, mas bem mais clean). Serve para catalogar outras coisas também, como séries, CDs, DVDs…

  • Eu uso o Skoob pra organizar minhas leituras, estipular metas, conhecer novos livros, os lançamentos e pra participar de grupos de leitores. Dá pra fazer tudo isso em um só lugar e é em português

  • O aplicativo Minha Leitura também é uma ótima ferramenta para estimular o hábito da leitura! Você recebe avisos para lembrar de seus livros e consegue acompanhar seu progresso, além de uma estante com os livros já concluídos. Uso o aplicativo desde 2016 e a equipe de suporte é incrível.

  • Uso Skoob e Cabeceira, mas no Cabeceira não encontrei onde adiciono um livro que não está na biblioteca do app (consigo fazer isso no Skoob).

    • Oi, Priscila! Se você realizar uma busca que não retorne resultados, é exibida a opção de cadastrar o livro 🙂

  • Não consigo colocar livros no Skoob. Não dá pra colocar temática científica? Eu leio muitos livros da área acadêmica mas nunca consigo colocar lá. Inclusive aparece ISBN do livro que quero cadastrar com outros títulos. Terrível isso no Skoob…

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados