”Escrever é estar no extremo de si mesmo.” — João Cabral de Melo Neto
Os mais belos poemas, as histórias transformadoras e as tragédias que nos dilaceraram por dentro não foram criadas sozinhas. Por trás de uma grande narrativa existe um alguém que planejou, rabiscou e jogou fora muitos papéis com fragmentos que pareciam não se encaixar. E é em homenagem a essas pessoas que foi criado o Dia do Escritor.
Essa profissão tem um papel bastante difícil, já que está sob sua responsabilidade inventar novos mundos, desenvolver histórias, imaginar personagens e atrair para o mundo da leitura. E não podemos nos esquecer, também, de quem dedica sua vida à didática, elaborando livros para ensinar outras pessoas e instruí-las a um caminho do conhecimento.
Quer conhecer mais sobre o campo, descobrir quando é o Dia do Escritor e se deparar com os maiores nomes da literatura nacional e internacional? Continue a leitura e confira!
O que é o Dia do Escritor?
O Dia do Escritor é a data escolhida para celebrar a dedicação e talento de quem escreve. Nesse momento, são feitos diversos eventos, comemorações, iniciativas e outras ativações em escolas, bibliotecas e empresas para homenagear e trazer mais reflexão acerca do assunto.
Mas, além da festividade, é um momento importante para discutirmos as dificuldades dessa atividade, como a falta dos direitos e reconhecimento que milhares precisam enfrentar em suas carreiras. Também é uma oportunidade para refletirmos sobre a literatura nacional e incentivar a leitura de obras brasileiras.
Quando é comemorado o Dia do Escritor?
O Dia do Escritor é comemorado em duas datas diferentes, uma nacional e outra internacional. Essa diferença está vinculada, principalmente, à história por trás da celebração, já que foram criadas em momentos distintos. Confira quais são os períodos dedicados no Brasil e no mundo.
Dia do Nacional do Escritor
O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho. Ele foi escolhido — e celebrado pela primeira vez — em 1960, pelo ex-ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido. Desde então, é uma data usada para lembrar dos grandes nomes da literatura brasileira e homenagear quem faz do Brasil sua morada.
Dia Mundial do Escritor
O Dia Mundial do Escritor é celebrado em 13 de outubro. Essa data, ao contrário da nacional, não tem uma história bem definida e ninguém declara autoria da escolha. O importante é que acaba sendo usada por diferentes gerações para homenagear os nomes mundiais que encantaram milhares de pessoas mundo afora.
História do Dia Nacional do Escritor
Você sabia que o Dia Nacional do Escritor tem uma história muito interessante? A data pode parecer tão comum que nem pensamos que ela possui uma origem, mas essa teve e começou no ano de 1960, em 25 de julho. O ex-ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido, assinou uma portaria determinando a comemoração como uma homenagem para todos os autores e autoras brasileiros.
A escolha do dia foi pensada já que o I Festival do Escritor Brasileiro — patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que tinha como vice-diretor Jorge Amado —, estava marcado para 25 de julho.
Maiores escritores da história nacional e internacional
Agora é o momento da TAG homenagear grandes estrelas da história nacional e internacional. São diversos talentos que nos inspiram todos os dias e trazem mais vida e criatividade para a nossa rotina, já que nos permitem viajar sem sair do lugar, conhecer novas culturas, descobrir personagens únicos e nos apaixonar por narrativas que nunca imaginaríamos gostar.
Grandes nomes da literatura nacional
Engana-se quem pensa que a literatura nacional é inferior a outras. Nosso país é cheio de pessoas autoras de qualidade, que dão orgulho para toda a nação — inclusive, sendo reconhecidas fora do país. Conheça alguns:
- Gregório de Matos: conhecido como Boca do Inferno, é um dos maiores e melhores poetas da corrente barroca no Brasil. Tinha o trabalho dedicado a fazer sátiras sobre a situação em que a sociedade da época se encontrava;
- José de Alencar: é um importante escritor brasileiro e criou, pela primeira vez, um romance com tema nacional. Suas obras mais conhecidas são Iracema, Senhora, O Guarani e Lucíola;
- Maria Firmina dos Reis: essa escritora é conhecida como a primeira romancista negra do Brasil. Escreveu obras abolicionistas, sendo uma importante autora nacional. O livro Úrsula, foi um grande marco na sua carreira;
- Machado de Assis: é considerado, por muitos críticos, como o maior autor nacional. Escreveu grandes clássicos, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Helena, Quincas Borba e muitos outros romances;
- Clarice Lispector: ela é, com certeza, o primeiro nome que vem à cabeça quando pensamos em escritores brasileiros. Nascida na Ucrânia, escolheu o Brasil como sua casa e fez deste o seu país. Escreveu grandes obras, como A Hora da Estrela, Laços de Família e diversos contos. Para ficar por dentro de sua trajetória, confira quais são os 5 livros fundamentais para conhecer Lispector;
- Conceição Evaristo: é o grande nome atual da literatura brasileira. Professora universitária aposentada, escreve de tudo, desde contos a romances.
Além desses nomes, poderíamos encher muitas páginas com outros grandes autores nacionais. A literatura brasileira é muito rica e precisa ser valorizada!
Você também pode se interessar — Entrevista com Conceição Evaristo pela TAG Livros
Grandes nomes da literatura internacional
Já no mundo afora, também temos grandes destaques que contribuíram para o entendimento do que é a arte da escrita. Confira uma lista com alguns deles:
- William Shakespeare: é praticamente impossível falar de literatura internacional sem pensar em Shakespeare. O autor, nascido no Reino Unido, faz parte da história mundial com grandes obras, como Romeu e Julieta, Hamlet e Júlio Cesar;
- Virginia Woolf: é uma das autoras mulheres mais celebradas. Foi precursora da técnica literária chamada de fluxo de consciência, uma grande característica dos seus romances;
- Jane Austen: a autora é, até hoje, muito estudada por diversos acadêmicos. Suas obras são repletas de temas que eram polêmicos na época que foram lançados, como feminismo, abolicionismo, abusos da igreja, entre outros;
- Miguel de Cervantes: o espanhol escreveu uma das obras consideradas como o melhor romance moderno: Dom Quixote;
- Toni Morrison: ganhadora do prêmio Nobel de literatura. É uma das autoras que está na lista de leitura de personalidades, como Oprah Winfrey;
- Gabriel García Márquez: o colombiano é um dos maiores escritores do século XX. Bastante admirado, vendeu mais de 40 milhões de livros — que foram traduzidos em 36 idiomas.
Esses são apenas alguns dos milhares de autores que existem no mundo. E, com tantas opções, temos certeza de que você tem um preferido que se destaca.
O Dia do Escritor é cheio de história. Essa é uma data escolhida não só para homenagear esses profissionais, mas também para trazer luz a importantes reflexões importantes sobre o assunto. Por isso, deve ser lembrado e trazido para rodas de conversa e eventos.
E você, já pensou em ser autor de um romance? Separamos 8 leituras obrigatórias para quem quer ser escritor, vem conferir!